23 de setembro de 2017

XEXÉU PROMOVE LITERATURA EM DESFILE CÍVICO


Xexéu está sempre inovando em Educação. Depois de ser reconhecido como primeiro lugar na Mata Sul Pernambucana, na Avaliação do Saepe, cada vez mais, o município aposta em projetos pedagógicos. 
Prefeito Eudo
Para isso, pensa-se o projeto como possibilidade de vivenciar os conteúdos pedagógicos de uma forma diferenciada. Por exemplo, em 2017, o município completa 26 anos de emancipação política (1º de outubro). 
Para vivenciar esta data tão gloriosa para a liberdade municipal, a Secretaria de Educação (SEMED) está promovendo um desfile cívico, em 29/9. Só que não é um desfile qualquer. É um movimento que se propõe divulgar o livro e a leitura como formas de expressão cultural, vivenciadas através da literatura. Todas as escolas homenageiam os autores de destaque. São eles: Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Eça de Queirós, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, Jorge Amado e José de Alencar.
Com feliz acerto, o secretário de educação, Antonino Matias, professor, escritor, dramaturgo, compositor, enfim, um completo artista, valoriza a literatura em um desfile público como manifestação viva da cultura do nosso país. É um momento de festividade, mas sobretudo, carregado de um forte compromisso sociocultural. 
O momento de prestígio que atravessa a educação municipal pode ser resumido nas palavras de Antonino Matias:

“É muito bom trabalhar pelo nosso povo, com muita força, garra e determinação e com o apoio do Prefeito Eudo Magalhães, que faz de tudo para que a Educação tenha destaque em nosso município, nos alegra e cada vez mais nos dá forças para continuar vivenciando este momento ímpar no nosso município. Hoje, Xexéu faz a diferença na Educação. Estamos conseguindo as metas do IDEB; este ano ficamos em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE), entre os municípios da Mata Sul, bem como estamos com avaliações internas para auxiliar os professores na melhoria do ensino. Está acontecendo uma sequência de boas formações continuadas para os docentes, aulas atividades planejadas, escolas reformadas (outras construídas), três quadras escolares, destaque no Programa Novo Mais Educação, e estamos a caminho de uma Escola Integral no nosso município, contemplando 150 jovens que tenham competência e habilidade em dança, música e artes. Realmente, só temos a agradecer a Deus, por um momento de destaque com este, pois enquanto o mundo fala em crise, estamos oferecendo uma educação de boa qualidade para todos os xexeuenses.”

Diante das palavras do Secretário de Educação Antonino Matias, temos uma visão plural do ensino e da aprendizagem. Xexéu tem criado um caminho novo, daí o reconhecimento nas avaliações internas e externas como também conta com o prestigiado apoio de alunos e seus familiares. 
O comandante desta revolução pedagógica, com certeza, é o prefeito do município, Eudo Magalhães, mas quem executa é o Secretário da Educação, com sua equipe, professores e funcionários que, de uma forma geral, tem acreditado em uma educação diferenciada que já está rendendo muitos e bons frutos. Parabéns a todos que acreditam na educação de Xexéu.

Temos muito o que comemorar nesses 26 anos de liberdade.
A festa é do povo.
Xexéu, 1º de outubro (1991-2017)


Nenhum comentário:

Postar um comentário