16 de setembro de 2017

SELENA GOMEZ: 126 MILHÕES DE FÃS NA REDE SOCIAL E NÃO TEM AMIGOS

Selena Gomez
Admmauro Gommes
Escritor, palestrante e professor de Teoria Literária
da FAMASUL/Palmares (PE)
admmaurogommes@hotmail.com

Nem mesmo os melhores especialistas em comportamento humano puderam imaginar que a solidão seria um dos grandes males do nosso tempo. Principalmente, no mundo globalizado, onde alguns países apresentam superpopulações. A solidão desenfreada arrasta para si os males da depressão. Esta se evidencia como um dos maiores vilões da humanidade. 
Embora existam tantos recursos a serviço da comunicação pessoal, como a internet e suas múltiplas possibilidades de relacionamentos e esses deveriam aproximar mais as pessoas, não obstante, é enorme a dificuldade para se estabelecer sinceras, legítimas e duradouras amizades. O que nos faz lembrar de O Pequeno Príncipe: “Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!”
Como é difícil cativar. É quase impossível conseguir essa façanha apenas reenviando mensagens instantâneas e às vezes nem lidas pelo remetente, via WhatsApp. Relacionamentos verdadeiros precisam do calor humano, do abraço, do aperto de mão e do sorriso face a face.
A presença sincera de um amigo, portanto, passou a ser uma aquisição de primeira necessidade para o bem-estar de todos nós. Recentemente, li que a cantora norte-americana Selena Gomez, em entrevista à revista Bussiness of Fashion, em setembro (2017), mesmo sendo a personalidade mais seguida nas redes sociais, com 126 milhões de fãs que a acompanham, declarou que não tem amigos. É apavorante esta situação para quem carrega um olhar provinciano e depende da presença do vizinho nos bons dias, na troca de riso diário e do bate papo descontraído em cada encontro, do fim de semana compartilhado, em casa ou num barzinho.
Infelizmente, é destino cruel de nossa geração: não ter amigos. Isso conduz o ser humano à robotização. Selena que, além de cantora e atriz, é compositora, dubladora, dançarina, estilista, possui apenas 25 anos de idade e mais de 25 milhões dólares em sua conta bancária. Contudo, desabafou: “Eu sinto como se conhecesse todo mundo, mas não tenho amigos.” Como consequência de sua vida agitada em nome da fama, já teve problemas sérios de ansiedade. 
Situações iguais a essas nos levam a considerar o desgaste emocional que sofre quem está em uma cidadezinha qualquer, onde se criou fortes laços de elevada estima, e é obrigado ao êxodo que empurra muita gente a morar em uma metrópole. O resultado é se confinar em um apartamento. Assim, o internauta tem contato com o mundo inteiro, através da rede de computadores, mas ao mesmo tempo se sente só, isolado, escravo de um aparelho celular.
Cabe aqui uma reflexão muito séria sobre o modus vivendi que escolhemos como modelo para este século: não dividimos mais parcerias, antes nos tornamos dependentes de um mundo virtual, que é descartável. Quando falta energia, e o smartphone é descarregado, então sentimos a sensação de vazio como se a nossa vida também fosse desligada. Aí, procuramos a presença dos amigos, e nem mesmo dentro de casa eles estão.
Mas nem tudo está perdido. Podemos começar a reverter o quadro hoje. Ainda dá tempo: “Queres um amigo, cativa-me!”


11 comentários:

  1. Excelente, meu mestre.

    Muito bom. Nesse mundo em que estamos forçadamente mergulhados, uma reflexão desse nível, nos faz rever algumas posições que tomamos. Parabéns... Excelente texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo poeta Admmauro Gommes, tudo isto é porque eles não conhecem o nosso almoço, no Sobrado dos GUERRA, em Jaqueira-PE, e muito menos as temáticas que nós conversamos aqui. O "mundo" desses bostéis é outro, infelizmente. Dato e assino.

      Excluir
  2. Que pena! No entanto, por esse, caminho que a humanidade segue, no momento. Perturbador é assistir tudo isso ocorre e no mesmo tempo, não poder fazer nada,pois em algumas situações você é o protagonista.

    ResponderExcluir
  3. Que nossa amizade, por ser pautada no respeito e admiração que sentimos um pelo outro, perdure é que continue a dar bons frutos.

    ResponderExcluir
  4. Verdades inquestionáveis! Tema atual e que nos leva a refletir sobre o valor da amizade, e sobre a influência do mundo globalizado que parece nos afastar, enquanto deveria nos aproximar.

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto! Realidade dos dias atuais. E muito propício para o mês de setembro, que se faz uma campanha com o Setembro Amarelo, chamando atenção pelas vidas das pessoas que se sentem isoladas, e acabam criando transtornos mentais por não terem com quem compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Se uma reflexão pudesse definir essa atualidade solitária, está, por sua vez,caberia perfeitamente para definição de mundo que hoje temos! Não é por acaso que a depressão é a doença mais esperada para está Era, fatores como: solidão, insatisfação do próprio eu e recusa costante de relacionamentos sólidos, são marcas do nosso tempo. Pessoas substituíram máquinas, redes sociais, por seres humanos, e atrelados ao mundo das navegações virtuais esquecem que o limite desse mundo é não dispor de sentimentos, afetos e todas os mecanismos que um ser necessita para de fato ser feliz. Precisamos entender que este meio de comunicação chegou para nós como a evolução do mundo e não como substituição de seres e sentimentos( como muitos assim pensam).

    ResponderExcluir
  7. É compreensível a famosa cantora fazer tal declaração, isso porque, se formos analisar a verdadeira construção de uma amizade, notaremos que com ela caminha junto a cumplicidade, a honestidade, o respeito, e acima de tudo, a confiança de um para com o outro. Mas, aí que está a grande questão, como construir ou adquirir esses predicados nos tempos de hoje? Tempo esse, diga-se de passagem, paradoxal, pois com o advento da tecnologia e modernidade o ser humano continua vivendo como um “selvagem” na luta incessante pela sobrevivência a qualquer custo, o que faz desencadear síndromes pela excessiva desconfiança nas ações do outro, que muitas vezes agem no intuito de conseguir algo e de qualquer maneira, dando destaque, assim, a outros predicados não tão nobres como os primeiros já citados; um exemplo é a falsidade. Isso já é difícil para nós que temos pouco a oferecer, ou muitas vezes quase nada, quem dirá para uma superstar com milhões na conta bancaria. Enfim, ossos do ofício.
    Para bem da verdade, o que precisa acontecer é a: permissão, para se conhecer, ou melhor, se arriscar, pois como quase tudo na vida é um risco de dar ou não dar certo. Boa sorte para nós.

    ResponderExcluir
  8. Que tarefa difícil cativar amigos! Até o avanço da tecnologia que deveria nos aproximar, vem a nos afastar. Triste realidade! Num mundo de tantos atropelos, é até difícil confiar em alguém pra compartilhar uma amizade. Mas assim como o amor, é preciso correr riscos. Vã com certeza não será a nossa busca.

    ResponderExcluir