15 de outubro de 2018

NO DIA DO PROFESSOR


Para refletir
Por Admmauro Gommes

No Dia do Professor, não temos muito a comemorar, em se tratando de bons salários, reconhecimento público ‘de verdade’ e realização individual. Se formos nos referir a um dos elementos favoráveis dentro da docência, sobraria, talvez, a conscientização do papel social que exercemos.

Há muito tempo, o professor deixou de ser aquele que se interessa apenas pelo conteúdo de sua disciplina para abarcar a realidade complexa do ser humano e o que sua matéria pode fazer por cada discente. Pena que nem todos tenham percebido essa mudança imposta pela atualização de uma pedagogia urgente, eficiente e necessária.

Por assim dizer, para transformar a sociedade é preciso mais do que lições de português e matemática. A grande oportunidade de mudança surge quando se lança mão dos conteúdos pedagógicos, como forma de empoderamento de todas as classes, para realizar a transformação que tanto queremos.

Acredito ser este o papel da escola: ajudar o ser a perceber-se e reconhecer suas potencialidades; apropriar-se da comunicação e tornar-se capaz de resolver problemas reais, além do conhecimento livresco.

Assim, precisamos mais de especialistas em pessoas e mestres em comportamento humano, bem mais que doutores em conteúdos escolares. Deste modo, o olhar abrangente do educador contemporâneo desloca-se dos assuntos adormecidos nos currículos escolares e foca no sujeito da aprendizagem, que é o próprio aluno.


Essa conscientização nos dá força e coragem para enfrentar a ignorância dos que não entendem nada de Educação mas sempre dela (ab)usam como mote político nos palanques eleitorais.

Tributo a todos os professores que têm contribuído com a Educação em Pernambuco 










Nenhum comentário:

Postar um comentário