BRASILEIRA II

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL 
- FAMASUL



PLANO DE ENSINO DE 
LITERATURA BRASILEIRA II

I – IDENTIFICAÇÃO:

CURSO: Licenciatura Plena em Letras

DISCIPLINA: Literatura Brasileira II
PRÉ-REQUISITO: Literatura Brasileira I

DEPARTAMENTO: Letras
PROFESSOR RESPONSÁVEL: João Constantino
Ano: 2019
Semestre Letivo:  (    ) Primeiro    ( X  ) Segundo
Total de Créditos: 4
Carga Horária: 60 h/a  

II – EMENTA: 
Estudo de estilo do Romantismo, Realismo, Naturalismo e Parnasianismo observando o processo histórico-econômico-cultural do Brasil.

III – OBJETIVOS
Geral: Analisar os movimentos literários do século XIX, no Brasil.
Específicos: Reconhecer e posicionar-se criticamente a respeito do Romantismo, Realismo, Naturalismo e Parnasianismo observando o processo histórico-econômico-cultural do Brasil.

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
4.1.  ROMANTISMO: Conceito, origens e irradiações. Características gerais. Causas do Romantismo
4.1.2. O Sentimento nativista, O Manifesto de Magalhães, Geração Romântica e seus representantes
4.1.3. As formas poéticas do Romantismo: o lírico e o narrativo (conto e romance)
4.1.4. Os principais autores e obras do Romantismo.
4.1.5. Poema: Gonçalves Dias, Castro Alves, Fagundes Varela e Álvares de Azevedo
4.1.6. Prosa: Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, Visconde de Taunay
4.1.7. O Teatro no Brasil: Importância Histórica
4.1.8. Análise e Crítica ao movimento romântico

4.2. REALISMO: Conceito, origem, contexto sócio-político, influências políticas e filosóficas, autores e obras principais. A obra de Machado de Assis.

4.3. NATURALISMO: Conceito, origem, influências, autores e obras principais: Aluísio Azevedo e Raul Pompeia.

4.4. PARNASIANISMO: Conceito, origem, influências, autores e obras principais: Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira.


V – MÉTODOS DIDÁTICOS DE ENSINO

( X ) Aula Expositiva
( X ) Seminário
( X ) Leitura Dirigida
( X ) Demonstração (prática realizada pelo Professor)
( X ) Laboratório (prática realizada pelo aluno)
(    ) Trabalho de Campo
( X ) Execução de Pesquisa
(    ) Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia


VI – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Atividades realizadas em sala de aula, individual e em grupo, levando-se em correta a argumentação, domínio de conceitos, vocabulário especifico e uso adequado da língua culta.
Leitura orientada: 20 horas (Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Castro Alves)
Participação de forma interativa.

VII – REFERÊNCIAS

AMORA, Antonio Soares. História da Literatura Brasileira. São Paulo: Saraiva,1977.
BASTOS, Alcmeno. Poesia Brasileira e estilos de Época. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix,1999.
COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
GOMMES, Admmauro. Síntese da literatura Brasileira. Recife: Ideia Empreendimentos, 2013.
PASSONI, Célia A. N. Romantismo no Brasil. São Paulo: Núcleo, 1993.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALENCAR, José Martiniano de. Senhora. Porto Alegre: L&PM, 1999.
_____________ . Iracema. São Paulo: Ática, 1992.
ALVES, Castro. Canto da Esperança. Seleção, introdução e notas de Hildon Rocha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Núcleo, 1995.
_____________. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Porto Alegre: L&PM, 1999.
AZEVEDO, Manuel Antonio Álvares de. Noite na taverna. Porto Alegre: L&PM, 1999.
DIAS, Gonçalves. Poesias Completas. Rio de Janeiro: Científica, 1965.
MACEDO, Joaquim Manuel de. A Moreninha. São Paulo: Ática, 1995.
TAUNAY, Visconde D’Escrangnole de. Inocência. Porto Alegre: L&PM, 1999.