FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA
SUL
- FAMASUL
PLANO DE ENSINO DE
LITERATURA BRASILEIRA II
LITERATURA BRASILEIRA II
I – IDENTIFICAÇÃO:
CURSO: Licenciatura Plena em
Letras
DISCIPLINA: Literatura Brasileira II
PRÉ-REQUISITO: Literatura
Brasileira I
DEPARTAMENTO: Letras
PROFESSOR RESPONSÁVEL: João
Constantino
Ano: 2019
Semestre Letivo: (
) Primeiro ( X ) Segundo
Total de Créditos: 4
Carga Horária: 60 h/a
II – EMENTA:
Estudo de estilo do Romantismo,
Realismo, Naturalismo e Parnasianismo observando o processo
histórico-econômico-cultural do Brasil.
III – OBJETIVOS
Geral: Analisar os movimentos
literários do século XIX, no Brasil.
Específicos: Reconhecer e
posicionar-se criticamente a respeito do Romantismo, Realismo, Naturalismo e
Parnasianismo observando o processo histórico-econômico-cultural do Brasil.
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
4.1.
ROMANTISMO: Conceito, origens e
irradiações. Características gerais. Causas do Romantismo
4.1.2.
O Sentimento nativista, O Manifesto de
Magalhães, Geração Romântica e seus representantes
4.1.3.
As formas poéticas do Romantismo: o lírico e o narrativo
(conto e romance)
4.1.4. Os principais autores e
obras do Romantismo.
4.1.5. Poema:
Gonçalves Dias, Castro Alves, Fagundes Varela e Álvares de Azevedo
4.1.6. Prosa: Joaquim Manuel
de Macedo, José de Alencar, Visconde de Taunay
4.1.7. O Teatro no
Brasil: Importância Histórica
4.1.8. Análise e Crítica ao movimento romântico
4.2.
REALISMO: Conceito, origem, contexto sócio-político, influências
políticas e filosóficas, autores e obras principais. A obra
de Machado de Assis.
4.3.
NATURALISMO: Conceito, origem, influências, autores e obras
principais: Aluísio Azevedo e Raul Pompeia.
4.4. PARNASIANISMO: Conceito, origem,
influências, autores e obras principais: Olavo Bilac, Raimundo Correia e
Alberto de Oliveira.
V – MÉTODOS DIDÁTICOS DE ENSINO
( X ) Aula Expositiva
( X ) Seminário
( X ) Leitura Dirigida
( X ) Demonstração (prática
realizada pelo Professor)
( X ) Laboratório (prática
realizada pelo aluno)
( ) Trabalho de
Campo
( X ) Execução de
Pesquisa
( ) Trabalho de
Conclusão de Curso/Monografia
VI – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Atividades realizadas em sala de
aula, individual e em grupo, levando-se em correta a
argumentação, domínio de conceitos, vocabulário especifico e uso adequado da
língua culta.
Leitura orientada: 20 horas (Machado de Assis,
Aluísio Azevedo e Castro Alves)
Participação de forma interativa.
VII – REFERÊNCIAS
AMORA,
Antonio Soares. História da Literatura Brasileira. São Paulo: Saraiva,1977.
BASTOS,
Alcmeno. Poesia Brasileira e estilos de Época. Rio de Janeiro:
7 Letras, 2004
BOSI,
Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo:
Cultrix,1999.
COUTINHO,
Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. Rio de Janeiro:
Bertrand Brasil, 1995.
GOMMES,
Admmauro. Síntese da literatura Brasileira. Recife: Ideia
Empreendimentos, 2013.
PASSONI,
Célia A. N. Romantismo no
Brasil. São Paulo: Núcleo, 1993.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALENCAR,
José Martiniano de. Senhora. Porto Alegre: L&PM,
1999.
_____________ .
Iracema. São Paulo: Ática, 1992.
ALVES,
Castro. Canto da Esperança. Seleção, introdução e notas de
Hildon Rocha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Núcleo,
1995.
_____________. Memórias Póstumas
de Brás Cubas. Porto Alegre: L&PM, 1999.
AZEVEDO,
Manuel Antonio Álvares de. Noite na taverna. Porto Alegre:
L&PM, 1999.
DIAS,
Gonçalves. Poesias Completas. Rio de Janeiro: Científica,
1965.
MACEDO,
Joaquim Manuel de. A Moreninha. São Paulo: Ática, 1995.
TAUNAY, Visconde D’Escrangnole
de. Inocência. Porto Alegre: L&PM, 1999.