4 de março de 2020

POEMA PARA COMENTAR

PROCURA DA POESIA
Carlos Drummond de Andrade

Não faças versos sobre acontecimentos.
Não há criação nem morte perante a poesia.
Diante dela, a vida é um sol estático,
não aquece nem ilumina.

........................
Leia o texto completo:


30 comentários:

  1. Explique sua visão a respeito de "Não faças versos sobre acontecimentos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O poema é um gênero textual que objetiva a razão, o raciocínio. Entretanto, podem haver alguns elementos sentimentais e emocionais, que são pertencentes a poesia. Logo "não faças versos sobre acontecimentos", implica dizer que devemos sermos seres pensantes e racionais, não deixando as nossas emoções "falarem" por nós.
      Contudo, "não faças poesias com o corpo", "confortável corpo, tão infenso à efusão lírica", desse modo, devemos sair do nosso comodismo que está inserido no conforto dos nossos sentimentos mas que limitam nossa capacidade de manifestar a arte literária assim como ela aprecia.

      Excluir
  2. Ou sobre: "O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia (...) Penetra surdamente no reino das palavras."

    ResponderExcluir
  3. O poeta vem retratar que, na poesia nada é real, é tudo imaginário. Se fôssemos fazer versos que contivesse comprovações/acontecimentos reais não seria poesia, pois a poesia não tem essa característica de trabalhar com o real. Como Drummond fala "não faça versos sobre acontecimentos", ele quer enfatizar o conceito de lúcido. O poeta também nos mostra que, sem metáforas, ou qualquer outra figura de linguagem, o texto não provoca nenhum tipo de prazer a quem está lendo, ou seja, ao leitor.

    ResponderExcluir
  4. Lidiane Gomes Silva de Lima6 de março de 2020 às 13:21

    Não fazer versos ( poesia) sobre coisas que acontecem ao nosso redor , é de fato um conselho a ser considerado, é algo para se pensar a respeito,pois quando assim fazemos ,a poesia se torna sem valor,sem peso de fácil entendimento para o leitor,pelo seguinte motivo... Os acontecimentos tomam grandes dimensões é espalhado,comentado por muitas pessoas quando se trata de um acontecimento local... E quando é mundial é comentando pelo mundo todo,sendo que transmitido pela mídia de um modo geral então olhando por essa ótica não motiva o leitor a ler, não cria grandes expectativas não traz o mistério, não disperta a curiosidade não desafia a nossa mente.Diferente de quando se escreve algo em que as pessoas não tem conhecimento nãof relatado por ninguém.
    Dentro do campo literário não há limites para a imaginação para as histórias as palavras, certo ou errado, começo e fim... Segundo o que Carlos Drummond de Andrade falou : " Não há criação nem morte perante a poesia "
    A poesia não pode ser contida,controlada ou repreendida ,ela vai até onde a mente do autor quiser ir alcançar,explorar, não existem bloqueios,a poesia é algo para contemplar,meditar e assim "Diante dela a vida é como um sol estático, não aquece nem ilumina. "

    ResponderExcluir
  5. Edivanilda Ferreira de Souza6 de março de 2020 às 14:48

    A poesia é a arte de compor versos, esses versos livres ou promovidos de rima, com ou sem palavras harmoniosas, com suas associações, seus ritmos e imagens. De acordo com verso do poema retratado “ A procura da poesia”, a poesia não deve ser escrita sobre acontecimentos, aquilo que é real e verdadeiro pode despertar reações no leitor e sentimentos diferenciados, esses acontecimentos pode trazer o medo, a angústia ou simplesmente momentos felizes, porém os versos sobre acontecimentos, mesmo verídico pode ter várias versões, a poesia não pode ter controversas, o verso afirma que o que está escrito e realmente aconteceu não é poesia, é informação, é notícia.
    Os versos de uma poesia deve possuir sentidos em suas palavras e figuras de linguagem. O poeta Carlos Drummond de Andrade destacou em seus versos deste poema o que não é e o que não escrever em uma poesia, retratou no verso “ Não faças versos sobre acontecimentos, que acontecimentos não são qualidades de uma poesia. E assim enfatiza que nos versos não dramatize, não perturbe, não machuque, que não dê expectativas com as palavras, apenas as contemplem, as escrevas, as tranfome-as

    ResponderExcluir
  6. O poeta nós retrata que, poesia não está nos acontecimentos do nosso dia a dia, não está nos sentimentos,nem nas coisas. Ela foge do real, não tem controle para poesia, para se fazer versos eleve seu pensamento para algo diferente ou sublime.Use as palavras que estão refugiadas, tenha calma e as organizem,cada palavra pode ser usada de diferentes formas,penetre no reino das palavras, para se criar poesia.como diz Drummond,"Não faça versos sobre acontecimentos".

    ResponderExcluir
  7. Para que uma poesia seja admirada, ela tem de ser considerada como estranha. Isto é, tem de despertar e instigar a pessoa que está lendo, ou seja, ou leitor. Portanto, no trecho: "Não faças versos sobre acontecimentos", o autor Carlos Drummond de Andrade quer nos retratar que na poesia, não devemos nos preocupar em relatar acontecimentos. E sim, que devemos deixar que tudo ocorra naturalmente. Complementa esta teoria com o trecho: Diante dela, a vida é um sol estático, não aquece nem ilumina". Portanto, relaciona a poesia com o sol e os raios solares. Melhor dizendo, se compormos sobre acontecimentos, o sol vai estar lá. Porém, será um sol imóvel, um sol em vão. Já se nos preocuparmos com o despertar da imaginação, faremos com que este sol transmita seus raios solares e invada o consciente de cada um.

    ResponderExcluir
  8. João Vitor Pedrosa da Silva Ferreira6 de março de 2020 às 17:46

    Para que uma poesia seja admirada, ela tem de ser considerada como estranha. Isto é, tem de despertar e instigar a pessoa que está lendo, ou seja, ou leitor. Portanto, no trecho: "Não faças versos sobre acontecimentos", o autor Carlos Drummond de Andrade quer nos retratar que na poesia, não devemos nos preocupar em relatar acontecimentos. E sim, que devemos deixar que tudo ocorra naturalmente. Complementa esta teoria com o trecho: "Diante dela, a vida é um sol estático, não aquece nem ilumina". Portanto, relaciona a poesia com o sol e os raios solares. Melhor dizendo, se compormos sobre acontecimentos, o sol vai estar lá. Porém, será um sol imóvel, um sol em vão. Já se nos preocuparmos com o despertar da imaginação, faremos com que este sol transmita seus raios solares e invada o consciente de cada um.

    ResponderExcluir
  9. O poeta aborda que, na poesia não existe nada real, que tudo vem da imaginação, a poesia é a arte da imaginação, para despertar o interesse do leitor, é algo lúdico, que quanto mais usarmos nossa imaginação, mais valor terá. " Não faças versos sobre acontecimentos" é exatamente tudo isso que foi falado, o fato de inventar algo para colocar na poesia, é o que a torna interessante, e trás curiosidade de ser entendida, e assim possamos olhar a poesia com mais intensidade, com o verso acima, Drummond ressalta exatamente isso, não colocar acontecimentos, não falar do real, e sim do imaginário.

    ResponderExcluir
  10. Greicyane Paula Belloso6 de março de 2020 às 18:22

    O trecho citado por Carlos Drummond de Andrade: “Não faças versos sobre acontecimentos” retrata que nós não devemos nos preocupar em sempre relatar algum fato/acontecimento da realidade. A poesia retrata o imaginário e não obrigatoriamente a realidade, e para que isso aconteça é necessário que o autor utilize as figuras de linguagem. A metáfora, por exemplo pode causar estranheza ao leitor, e tudo que é estranho desperta a atenção e a curiosidade, neste caso, no leitor. Portanto, é necessário que o ato de criar versos ocorra naturalmente.

    ResponderExcluir
  11. JERDIANE MARIA DA SILVA6 de março de 2020 às 19:16

    A Poesia é algo abstrato para “Alguns “ muitos poetas acreditam que a poesia nasce dentro de si, Que faz expressar seus sentimentos. Para Drummond “ O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia”. Para ele a poesia tem que fugir do que é real, pois temos a maior ferramenta que se chama a imaginação são uma das maiores curiosidades que guardamos no nosso inconsciente, que precisamos saber usa-lá, temos o poder de criar conteúdos diferentes e não só falar sobre si “ aquilo que você sente” e acontecidos que acontece ao dia a dia como na frase do poeta “ não faça versos sobre acontecimentos” para ele a poesia remete que temos o poder de criar o que quisermos usar o fruto imaginário, pois o que é diferente se torna interessante no meio De tantos outros iguais.

    ResponderExcluir
  12. Estou gostando dos comentários. Apenas uma observação, há quem esteja ainda confundindo poesia com poema.

    ResponderExcluir
  13. O poema de Drummond nos mostra uma reflexão sobre o fazer poético não pela sua positividade, mas pela sua negatividade. Ou seja, o que não é fazer poesia segue se como uma série de mandamentos, “não faças versos sobre acontecimentos”, ou seja, o autor nos mostra que a poesia esta muito além disso, ela foge da realidade, ele nos faz compreender em seu próprio fazer poético onde não esta a poesia, ele lista negativamente, “não esta nos acontecimentos”, “não faças poesia com o corpo”. Portanto Drummond neste poema nos mostra que a poesia não pode fica limitada a isso, ela não poderá ser controlada, não há regras ou mandamentos para a imaginação/criatividade, ela transcende o real, foge da realidade.

    ResponderExcluir
  14. O poeta relata que, na poesia tudo é fictício, nada é real, são versos escritos por a imaginação do autor, e que por sua vez, são para chamar a atenção do leitor, e desperta interesse, quanto mais profundidade a poesia conte, mais interessante ela será. Carlos Drummond quando aborta "Não faças versos sobre acontecimentos" ele quis dizer que, não há necessidade de contar fatos, e sim usar a imaginação. E explorar um mundo em que tudo é possível, através da poesia.

    ResponderExcluir
  15. IVAN MOURA DOS SANTOS6 de março de 2020 às 23:48

    O poema como objeto de expressão da imaginação do autor, não possui nenhum compromisso com a verdade, e fazendo uso de metáforas e termos plurisignificativos seu maior objetivo é estimular o campo da imaginação do leitor, causando reflexões, dúvidas e diferentes formas de interpretação. A colocação de Drummond, "não faça versos sobre acontecimentos", refere-se ao fato de que um poema composto por descrição de acontecimentos, se torna monótono e não aberto a outras formas de interpretação, passando a não ser um texto grandioso, uma vez que, caracterizado por Edgar Allan Poe como "aquele que é carregado de significados "
    Em síntese, o poema tem como finalidade expressar a imaginação do autor, estimular a do leitor, e ser completamente desprendido de qualquer paradigma e relações com fatos, verdades e acontecimentos.

    ResponderExcluir
  16. O poema é a palavra do texto onde o autor coloca nas palavras suas idéias, emoções e convicção e através dela passar uma mensagem no poema (a procura de poesia) Carlos Drummond passa o lado mais técnico do poema que existem procedimentos a ser seguido em sua elaboração utilizando principalmente das palavras no trecho
    "Penetra surdamente no reino das palavras".
    "Lá estão os poemas que esperam ser escritos"
    ele deixa claro seu ponto de vista o poder das palavras na elaboração de um poema e com o uso de técnicas e com a emoção sendo mais um fator motivador para o autor encontrar-se em sintonia como seu texto quebrando a insegurança que muitas vezes toma conta do autor a "palavra" é o fator fundamental na quebra desses paradigmas.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. O poema de Carlos drummond "Não faça versos sobre acontecimentos" fala sobre o questionamento da própria poesia sobre os sentimentos pós guerra em que Drummond mostra sua face em que ele se volta para um questionamento metafísico, pensando sobre a morte, a vida, ademais que as respostas eram encontradas por meio do próprio fazer poético. Fazer versos sobre acontecimentos não tem outro significado e interpretação, torna-se um poema insignificante e igual aos outros.
    Para Drummond a palavra era importante, representava a matéria-prima para representar o que ele queria referindo-se aos sentimentos pós guerra.

    ResponderExcluir
  19. A literatura trabalha com a ficção,o imaginário. Com ela,tudo podemos ser,pois a mesma, jamais vai relatar a realidade e temos a liberdade em criar histórias e personagens fictícios. Sendo assim,não se deve fazer Versos de acontecimentos,por que a literatura é clara e somente a ficção deve permanecer e estar presente do poema.
    O poema de acontecimentos estar muito abaixo das espectativas de um Excelente poema e jamais irá se encaixar no padrão literário.

    ResponderExcluir
  20. A poesia vai muito além de simplesmente escrever acontecimentos no seu estado real e inerte. É Necessário que o poeta penetre no íntimo dos segredos das palavras procurando uma brecha para executar sua arte literária, tendo assim convivência com seus poemas antes de escrevê-los para que o próprio texto se torne interessante no arranjo das palavras.
    Carlos Drummond de Andrade sendo modernista contradiz o Romantismo derrubando barreiras do tradicionalismo(romântico-natural). Se preocupando com questões sociais e a necessidade de revolução,revelando em forma de denúncia e contestação oque se parece tão ameno, tão camuflado, realidade essa na qual pretende ignorar e estar muito além dos fatos,neste mundo conflituoso e injusto, usando um modo de recriar a arte da linguagem, através do emprego de elementos de técnicas mais aprofundadas.

    ResponderExcluir
  21. João Felipe. O Carlos Drummond "Não faça versos sobre acontecimentos" Trata-se de uma visão tal como imaginaria, pois Carlos Drummond, trás uma maneira real de entender que esse poema é como algo insignificante ou seja, logo o poema "não faça versos sobre acontecimentos", refere-se sobre o fato de que uma poema descrito por acontecimentos, se algo monótono e dessa maneira não exposto a outras formas de se interpretar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *O poema de Carlos Drummond "Não faça versos sobre acontecimentos" trata-se de uma visão tal como imaginaria, pois Carlos Drummond, trás uma maneira real de entender que esse poema é algo insignificante ou seja, logo o poema "Não faça versos sobre acontecimentos", refere-se sobre o fato de que um poema descrito por acontecimentos, se torne algo monótono e dessa maneira não esteja exposto a outras formas de se interpretar.

      Excluir
  22. Maciel Túlio Soares Xavier (1° Período/Letras)9 de março de 2020 às 11:07

    Esse questionamento criado por Carlos Drummond, faz com que fiquem mais ampla nossa visão a cerca da poesia ou poema, pois nós temos que nos posicionar de uma forma reflexiva.
    "Não fazer versos sobre acontecimentos" é de fato fundamental para o poeta, já que trata-se da abstração, ou seja, aquilo que não é real e de uma forma inusitada a abstração causa um certo interesse ao leitor, isto é, por ele nunca ter presenciado ou ouvido algo que jamais pensaria que iria acontecer e isso faz com que ele seja motivado a criar conceitos ou opiniões sobre a poesia ou poema.

    ResponderExcluir
  23. Miguel Peixoto de Lyra Neto9 de março de 2020 às 13:48

    No trecho: "Não faças versos sobre acontecimentos", do autor Carlos Drummond de Andrade. Retrata que na poesia, não devemos nos preocupar em relatar acontecimentos. E sim, que devemos deixar que tudo ocorra naturalmente. Fica claro que devemos ser seres pensantes e racionais, não deixando as nossas emoções "falarem" por nós. Porque na poesia tudo é fictício, nada é real, são versos escritos pela imaginação do autor, e que por sua vez, são para chamar a atenção do leitor Proporcionando explorar um mundo onde tudo é possível.

    ResponderExcluir
  24. Sobre o verso de Drummond, “Não faça versos sobre acontecimentos” sabemos que se trata de poesia é importante saber que poesia é a essência da estética é sinônimo de beleza , poesia é abstrato, a gente não vê a gente percebe. Se fizermos versos sobre acontecimentos, não seria a poesia em si, seria história; a história ela conta os fatos, a poesia está longe da realidade, a poesia ela transfigura o que é real para o sentido figurado/metáfora.

    ResponderExcluir
  25. A poesia é algo imaginário,ela foge da realidade, quando o poeta fala "não faça versos sobre acontecimentos".ele quer informar que acontecimentos são coisas reais isso faz com que o poema perca sua essência e se torne apenas um texto que logo será esquecido,quando o poema foge da realidade ele passa a ter essência ,passa a ter metáfora e faz com que ele se eternize durante gerações.

    ResponderExcluir
  26. Na análise do verso do poema do célebre Carlos Drummond de Andrade, o ponto mais nevrálgico é a asserção, "não faça versos sobre acontecimentos" que corrobora para a reflexão de que poesia, majoritariamente, não necessita de fatos reais, mas sim do pressuposto pela imaginação, isto é, por algo ficcional, que faculta em uma instigação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na análise do verso do poema do célebre Carlos Drummond de Andrade, o ponto mais nevrálgico é a asserção, "Não faça versos sobre acontecimentos", que corrobora para a reflexão de que poesia, majoritariamente, não necessita de fatos reais, mas sim do pressuposto pela imaginação, isto é, por algo ficcional, que faculta em uma instigação. Contudo, o poeta retrata justamente isso, que a poesia no poema perde sua essência quando feita de forma verifica. Pois, sem o uso da metáfora a poesia deixa de existir dentro do poema.

      Excluir
  27. Rayanna Flávia da Silva13 de março de 2020 às 18:13

    A poesia está além do que nossos olhos captam e muito mais além do que possamos supor o que seja, pois são sentimentos incompreensíveis. Ao escrever é preciso saber que o real não valerá de nada, como disse Drummond certa vez em seu poema Procura da Poesia "Não faças versos sobre acontecimentos", tal ato fará com que tudo que foi escrito perca a credibilidade por faltar essência. Se a poesia carrega o peso de ser mais que a realidade, então não há razão para impedi-la de fluir, deixar a imaginação trabalhar, penetrar no reino das palavras e não se limitar ao que dizem ser o certo.

    ResponderExcluir