6 de março de 2015

LITERATURA, MÚSICA, LEITURA E REDAÇÃO NA FAMASUL

Com depoimentos de Sylvia Beltrão e Marcondes Torres Calazans

Foi assim que aconteceu o minicurso 
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL 
na FAMASUL (de 2 a 6/3/2015): 


O evento ministrado por Admmauro Gommes reuniu alunos de vários períodos de Letras da faculdade, com depoimentos da recém-formada Sylvia Beltrão, escritora, e os universitários Flávia Almeida, Ismael Roberto e José Rodrigues (mais conhecido por Zé Ripe). 


A programação constou dos tópicos:

1.     A leitura como prática que antecede a escrita;
2.     Gêneros e tipologia textuais;
3.     Redação: do haicai ao artigo científico;
4.     Características do texto literário; e
5.     Espécies de leitura (com destaque para a leitura em diagonal, que sugere que um livro de 70 páginas seja lido em 5 minutos).

Com o último tema, os alunos leram o livro Joaquim de Xexéu (Admmauro Gommes e Antonio de Souza Jr.)

em cinco minutos. Como demonstração, o professor leu dois livros de Augusto Cury, em sala de aula, em um tempo 3 minutos e 33 segundos. Os participantes do minicurso, após terem lido a obra sugerida, fizeram uma explanação do conteúdo, na presença de Ismael Roberto que, conhecendo bem o homem que foi Joaquim Clementino de Paula, confirmou a veracidade da leitura.
O cantor e compositor Zé Ripe, ao violão, apresentando-se no curso de Letras da FAMASUL

Descontraídos, todos foram contemplados com um show do cantor e compositor palmarense Zé Ripe que, sob aplausos, fechou com chave de ouro o encontro pedagógico, com a música Danada (Zé Ripe/Henrique Arruda).







DEPOIMENTOS:

QUERO VOLTAR PARA O PRIMEIRO PERÍODO DE LETRAS, URGENTEMENTE!
Sylvia Beltrão

É, meu amigo Livro Mágico, concordo com você: Chegou a minha vez de comentar este momento artístico-educacional da FAMASUL:

Quando eu recebi o convite para participar desse evento, a reação primeira foi de desmarcar qualquer compromisso que eu tivesse agendado para que eu pudesse de uma certa forma, voltar por uma semana à rotina de acadêmica da FAMASUL. Mesmo sabendo que o tema “Estratégias de Produção Textual” foi muito debatido e esmiuçado pelos quatro anos muito bem aproveitados por mim na faculdade, não desanimei. Eu tinha uma certeza que ardia dentro de mim: Admmauro como sempre vai me surpreender!
Maravilhoso poder deixar registrado aqui que eu não estava enganada. Foi muito válido, eu gostei deveras de ter participado. Mas eu não gostei por gostar, tive motivos grandiosos. Tenho provas:
Quando eu cheguei à FAMASUL como aluna, nunca tinha escrito um poema, e esse desejo de dar uma caneta e um papel para a poesia e deixar que ela confeccionasse poemas, só aconteceu no quinto período do curso. Admmauro conseguiu fazer com que os alunos do primeiro período despertasse para isso no primeiro dia (!) do minicurso.
Conheci o haicai também no quinto período, e isso já foi trabalhado nessa semana como boas-vindas para esses novos acadêmicos. Artigo científico? Nem de longe eu sabia o que era isso, só aprendi também no quinto período. Esses sortudos recém-chegados não podem dizer a mesma coisa: já receberam esse conhecimento. Eu fiquei muito animada quando vi que Admmauro explanou estratégias sobre esse tipo de trabalho acadêmico e na outra noite, Zé Ripe (um dos participantes) já provava que tinha absorvido as ideias. Lógico que ele não levou um artigo científico pronto, isso seria motivo para desconfiança, é pouco provável que alguém que nunca tenha feito um artigo na vida, elabore um em menos de 24 horas. Porém, Zé Ripe conseguiu com facilidade o que eu considero mais complexo na confecção de um artigo: As citações! Daí para o artigo pronto basta argumentar e “alinhavar” as informações.
Está mais do que provado. Admmauro surpreendeu. Trabalhar um assunto velho e deixá-lo com cara de novo, é sem sombra de dúvidas uma das especialidades desse professor incrível. Quem leu atentamente esse texto, provavelmente observou que eu fiz questão em repetir: “Quinto período... quinto período...”, foi proposital, garanto! Foi na realidade para chamar à atenção de quem participou do minicurso: Vocês tiveram o privilégio de aprenderem em uma semana tudo aquilo que eu só aprendi no quinto período.
Aproveitem! Estou na torcida de vocês. Fiquei pensando assim: “Se Admmauro já repassou tudo isso para quem está chegando agora, o que ele vai aprontar com esse povo todo no decorrer do curso?”. Me bateu uma velha curiosidade que somente Admmauro sabe despertar em mim referente a essas questões acadêmicas. E por outro lado, bateu também a dura certeza: Já sou graduada e perderei esses momentos que vocês vão ganhar. Quero voltar para o primeiro período de Letras, urgentemente!

Um abração de Sylvia Beltrão!
Quase esqueci de desejar Néstogas para o meu professor (seria um crime!): Néstogas abundantes! :)



O MODERNO E O PÓS-MODERNO SE FUNDEM!
Marcondes Torres Calazans

Dizer que a relacionalidade entre gênero musical, leitura e redação cria uma fusão semântica que aponta para a perspectiva de diversidade que ganha quem ensina e quem aprende, numa profusão que outrora não via em sala de aula. A música contempla o auditivo que na junção do visual a partir dos textos literários amplia o entendimento. O moderno e o pós-moderno se fundem!
O Zé Ripe sempre foi um ser iluminado, desde a nossa adolescência quando eu o admirava no toque das cordas do violão nos pequenos festivais que aconteciam nas partes de cá. Seus poemas musicalizados banhavam Palmares lhe ratificando a vocação para Terra dos Poetas, o que nos dias de hoje se confirma com a sua participação e contribuição no Departamento de Letras.
Zé Ripe é uma das maiores aquisições do Curso de Letras e da FAMASUL. O Curso do professor Admmauro Gommes foi uma riqueza pelo conjunto dos temas propostos, e a prova maior que as intempéries existem, mas a bonança persiste.
Parabéns!


AGORA É SUA VEZ. 
COMENTE ESTE MOMENTO ARTÍSTICO-EDUCACIONAL 
DA FAMASUL


6 comentários:

  1. É, meu amigo Livro Mágico, concordo com você: Chegou a minha vez de comentar este momento artístico-educacional da FAMASUL:

    QUERO VOLTAR PARA O PRIMEIRO PERÍODO DE LETRAS, URGENTEMENTE!

    Quando eu recebi o convite para participar desse evento, a reação primeira foi de desmarcar qualquer compromisso que eu tivesse agendado para que eu pudesse de uma certa forma, voltar por uma semana à rotina de acadêmica da FAMASUL. Mesmo sabendo que o tema “Estratégias de Produção Textual” foi muito debatido e esmiuçado pelos quatro anos muito bem aproveitados por mim na faculdade, não desanimei. Eu tinha uma certeza que ardia dentro de mim: Admmauro como sempre vai me surpreender!
    Maravilhoso poder deixar registrado aqui que eu não estava enganada. Foi muito válido, eu gostei deveras de ter participado. Mas eu não gostei por gostar, tive motivos grandiosos. Tenho provas:
    Quando eu cheguei à FAMASUL como aluna, nunca tinha escrito um poema, e esse desejo de dar uma caneta e um papel para a poesia e deixar que ela confeccionasse poemas, só aconteceu no quinto período do curso. Admmauro conseguiu fazer com que os alunos do primeiro período despertasse para isso no primeiro dia (!) do minicurso. Conheci o haicai também no quinto período, e isso já foi trabalhado nessa semana como boas-vindas para esses novos acadêmicos. Artigo científico? Nem de longe eu sabia o que era isso, só aprendi também no quinto período. Esses sortudos recém-chegados não podem dizer a mesma coisa: já receberam esse conhecimento. Eu fiquei muito animada quando vi que Admmauro explanou estratégias sobre esse tipo de trabalho acadêmico e na outra noite, Zé Ripe (um dos participantes) já provava que tinha absorvido as ideias. Lógico que ele não levou um artigo científico pronto, isso seria motivo para desconfiança, é pouco provável que alguém que nunca tenha feito um artigo na vida, elabore um em menos de 24 horas. Porém, Zé Ripe conseguiu com facilidade o que eu considero mais complexo na confecção de um artigo: As citações! Daí para o artigo pronto basta argumentar e “alinhavar” as informações.
    Está mais do que provado. Admmauro surpreendeu. Trabalhar um assunto velho e deixá-lo com cara de novo, é sem sombra de dúvidas uma das especialidades desse professor incrível. Quem leu atentamente esse texto, provavelmente observou que eu fiz questão em repetir: “Quinto período... quinto período...”, foi proposital, garanto! Foi na realidade para chamar à atenção de quem participou do minicurso: Vocês tiveram o privilégio de aprenderem em uma semana tudo aquilo que eu só aprendi no quinto período. Aproveitem! Estou na torcida de vocês. Fiquei pensando assim: “Se Admmauro já repassou tudo isso para quem está chegando agora, o que ele vai aprontar com esse povo todo no decorrer do curso?”. Me bateu uma velha curiosidade que somente Admmauro sabe despertar em mim referente a essas questões acadêmicas. E por outro lado, bateu também a dura certeza: Já sou graduada e perderei esses momentos que vocês vão ganhar. Quero voltar para o primeiro período de Letras, urgentemente!

    Um abração de Sylvia Beltrão!

    Quase esqueci de desejar Néstogas para o meu professor (seria um crime!): Néstogas abundantes! :)

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    1. Eu só tenho que agradecer a Deus, por ter-me proporcionado este encontro com você Profª Sylvia, e digo de cara, já fiquei fã. Quando concordei que você avaliasse meu artigo, foi porque via competência em você. Sua maneira austera, no rigor técnico, e ao mesmo tempo descontraída e de doce fala, iria me dar uma resposta valiosa, corretiva ao processo de aprendizado que é lento, ao contrário do meu imediatismo contagiado do desejo de ser escritor, poeta, sabendo o porquê do ser poeta e, ou escritor. Estou no curso certo, na faculdade certa, pelo acolhimento dos professores, funcionários e alunos como eu. E tua participação nas aulas não foi por acaso, porque foi de suma importância nesse meu comecinho de vida discente. Sabe lá Deus fez assim! Obrigado pela força! Que Ele ilumine teus caminhos e conhecimentos para o enriquecimento do teu dom de ensinar. Abraços do meu coração fraterno!

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  2. Dizer que a relacionalidade entre gênero musical, leitura e redação cria uma fusão semântica que aponta para a perspectiva de diversidade que ganha quem ensina e quem aprende, numa profusão que outrora não via em sala de aula. A música contempla o auditivo que na junção do visual a partir dos textos literários amplia o entendimento. O moderno e o pós-moderno se fundem!
    O Zé Ripe sempre foi um ser iluminado, desde a nossa adolescência quando eu o admirava no toque das cordas do violão nos pequenos festivais que aconteciam nas partes de cá. Seus poemas musicalizados banhavam Palmares lhe ratificando a vocação para Terra dos Poetas, o que nos dias de hoje se confirma com a sua participação e contribuição no Departamento de Letras.
    Zé Ripe é uma das maiores aquisições do Curso de Letras e da FAMASUL.
    O Curso do professor Admmauro Gommes foi uma riqueza pelo conjunto dos temas propostos, e a prova maior que as intempéries existem, mas a bonança persiste.
    Parabéns!

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  3. Marilândia Silva Brasileiro9 de março de 2015 às 15:21

    Foi uma semana de muitos ensinamentos e aprendizagem. Adorei! E tenho certeza que essa foi a primeira de muitas outras semanas instigantes!

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  4. Obrigado Profº. Marcondes. Suas palavras me estimulam ainda mais, além de me envaidecer. Eu diria que tive a sorte de conviver com pessoas do seu nível intelectual e ouvi-las bem, desde amigos feito nós, até os escritores e cantores consagrados da nossa literatura e da nossa boa MPB. Eu acho que eu não chego ao Céu eterno se não concretizar este curso que é tudo que eu mais preciso para o engrandecimento do meu ser e alimentar meu ego. Sou grato a meu bom Deus por sua amizade fraterna, assim como a do nobre amigo e também fraterno. Profº. Ademmauro Gommes, além de tantos outros no mesmo gesto de amparo coletivo a me fortalecer os ânimos estudantis, e que não os decepcionarei.

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