19 de fevereiro de 2020

QUESTÕES DE TEORIA LITERÁRIA

Tomando como base o pensamento de Mário de Andrade:
O que o meu inconsciente me grita,” escreva um breve texto a respeito da criação literária (como surge um poema e sua relação com a poesia).



Sugestão esperada de resposta:

João Vitor Pedrosa da Silva Ferreira (Teoria I/Famasul) 
            Muitas pessoas acreditam que para se criar um poema é preciso ter "inspiração". Porém, segundo o dicionário, inspiração nada mais é do que um conselho, uma sugestão ou uma influência ditada por alguém.
Portanto, para nós do âmbito literário, acreditamos que existam motivações e não inspirações. Pois, estamos tratando mais de técnica e dedicação, e não "de algo que surge do nada".
Ressaltando que, esta tese não foi apresentada apenas por uma pessoa. Alguns poetas conhecidos, como Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Mário Quintana e Carlos Fuentes também reafirmam a teoria de que para se compor um poema, é necessário muito esforço, como diz Fuentes: "Creio na disciplina, às oito da manhã, com minha caneta, até uma da tarde e depois, até de noite, trabalhando".
Ou seja, podemos até utilizar exemplos próprios ou situações vividas. Porém, o que faz com que um poema seja escrito com êxito, é o treinamento. A sua relação com a poesia é que, através dos versos e da composição do poema, o eu lírico pode se sentir à vontade, esbanjando sempre imaginação e sentimentalismo e faz com que o leitor viaje para um mundo complexo, repleto de pensamentos e reflexões.
Mas como podemos relacionar todo esse conceito ao trecho citado anteriormente?

Observemos o contexto poético: Ele está se referindo ao eu lírico como forma de uma voz, gritando em seus pensamentos. Como se o seu inconsciente lhe quisesse transmitir algo. Contudo, pode-se concluir que se trata do abstracionismo. Ou seja, abstrações criadas pela mente, uma vez que o nosso consciente é como a sonoridade da música, apenas facilita o que o emissor quer transmitir. Mas quem vai se encarregar de trazer a mensagem é a composição, o poema.
***********************

Miguel Peixoto de Lyra Neto 

Muito se discute que para se criar um poema dizendo que é preciso ter "inspiração". Porém, inspiração é a capacidade criativa para motivar alguém. Fica claro que não existem inspirações e sim motivações.

Um poema não pode nascer de uma hora para outra, como se viesse do nada, como se tudo surgisse do improviso. Ele surge da visão dos sentimentos do autor, referente à poesia, que tem na sua essência algo inclassificável. Assim, cada autor, diante de um objeto ou situação, recebe estímulos diferentes para produzir um poema.

A poesia, por mais que alguém tente entendê-la sua relação com o poema é através dos versos e da composição, fazendo com que o eu lírico sinta-se à vontade, proporcionando ao leitor viajar para um mundo repleto de pensamentos e reflexões.

Podemos relacionar todo esse conceito ao texto citado acima, se referindo ao eu lírico como forma de uma voz gritando em seus pensamentos, transmitindo algo em seu inconsciente. Percebe-se que é algo abstrato, criado pela mente, para facilitar o entendimento que à mensagem.
 ***********************

 Rayanna Flávia da Silva 

O surgimento de um poema está ligado às técnicas desenvolvidas por um poeta ao longo dos seus anos de trabalho, não tendo relação nenhuma com o que conhecemos por inspiração. Deste modo, o conceito desta palavra é entendido como uma ideia externa, dita por alguém ao artista e que o leva a escrever.

Neste caso, é possível concluir que não existe inspiração e sim motivações, como situações vividas pelo poeta em seu cotidiano. Por isso, a poesia se manifesta dentro do poema como a transfiguração dos sentimentos do eu lírico por meio dos versos e que poderá causar comoção no leitor.

Quando Mario de Andrade diz "O que o meu inconsciente me grita," refere-se a uma "voz" dentro de sua mente que serve como auxílio para que ele escreva, que pode ser entendida como fonte para suas ideias e que, juntamente com seu conhecimento literário, dará origem ao texto.
 ***********************


David Rodrigues

O poema, surge, por meio das vontades e desejos internos, de registrar e transmitir sentimentos e emoções. A fim de que ouvintes e leitores se motivem a criar e refletir sobre a realidade e alto se repreenda, revisa conceitos e pensamentos.

Segundo Octávio Paz “O poético é a poesia em estado amorfo, e o poema é uma construção. É poesia erguida”. A “poesia, vive num estado amorfo, o poético é amorfo. Ele pode estar num pôr do sol, numa pintura”. “O poema é um organismo verbal, que contém, suscita ou emite poesia”. Ou seja, é por intermédio do poema que expressamos a poesia.

Assim, uma simples escritura, com metrificação, rimas e ritmos não torna a poesia em poemas. Para que seja mesmo um poema, precisa “ter ou emitir uma poesia”. Num poema contém sim, linguagens, escritas, métricas, rimas e ritmos. Mas esses elementos, devem vir com a poesia expressa e percebida.
 ***********************

Washington

Para criar um poema, não precisa de uma "inspiração" e sim técnica e dedicação com relação à prática na criação do poema, pois sabemos que: "A prática leva a perfeição".

Quando nos sentimos motivamos ou até mesmo desafiados a compor um poema, permitimos deixar que o eu lírico flua com a imaginação e o abstratismo, fazendo com que o poema seja algo que possa viajar por diversos lugares onde a realidade não permita.

Ao dizer " O que o meu inconsciente me grita" Mário de Andrade, refer-se aos sentimentos que gritam, pois o inconsciente, segundo estudiosos, é um fenômeno que ocorre sem o controle da mente. Ou seja, é como houvesse uma transmissão entre o consciente e o inconsciente! Sendo o inconsciente sem filtro, podendo até agora ou pensar de maneiras inadequadas, e o consciente é que pensa antes de agir existindo um controle maior.

Sendo assim, a ação do inconsciente como um grito, algo abstrato, que está dentro da mente e influencia cada ser pensante.



Comentários encerrados. 
Agradeço a participação de todos.


48 comentários:

  1. Respostas
    1. Aos olhos leigos, Poema e Poesia são a mesma coisa, mas a Poesia é algo mais abrangente, engloba muitas manifestações artísticas, como a música, a pintura ou vestuário, Poema é mais específico, uma mensagem escrita, mas não é uma mensagem convencional, aqui o autor tem maior preocupação com a estética da mensagem, então, ele usa métodos diferentes do convencional, recorre a recursos como a Métrica, Rima e Ritmo.
      Mário de Andrade escreveu: "Escrevo sem pensar o que meu inconsciente me grita", assim, o Poema é a voz da alma, através dele o artista exprime seus pensamentos, ideias, sentimentos, ponto de vista sobre algo, e é aqui que entra em ação uma de suas principais características: a subjetividade, ele anda de mãos dadas com os sentimentos do autor, por ser uma maneira de os expressar, é por isso que não possui uma definição exata, está varia de autor para autor

      Excluir
  2. Thayza Hevellin da Silva20 de fevereiro de 2020 às 00:24

    Muito se discute a importância da poesia e do poema no cenário da literatura. Me baseando no pensamento citado acima, posso perceber que ao criar uma poesia tenho como me alto corrigir em uma tentativa breve de dar definição a um pensamento repentino, em forma que de imediato surja um gênero textual e nele possa se deixar expressos emoções e pensamentos.

    ResponderExcluir
  3. João Vitor Pedrosa da Silva Ferreira20 de fevereiro de 2020 às 04:53

    Muitas pessoas acreditam que para se criar um poema, é preciso ter "inspiração". Porém, segundo o dicionário, inspiração nada mais é do que um conselho, uma sugestão ou uma influência ditada por alguém.
    Portanto, para nós do âmbito literário, acreditamos que existam motivações e não inspirações.
    Pois, estamos tratando mais de técnica e dedicação, e não "de algo que surge do nada". Ressaltando que, esta tese não foi apresentada apenas por uma pessoa. Alguns poetas conhecidos, como: Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Mario Quintana e Carlos Fuentes também reafirmam a teoria de que para se compor um poema, é necessário muito esforço. Afinal, segundo Carlos Fuentes: "Creio na disciplina, às oito da manhã, com minha caneta, até uma da tarde e depois, até de noite, trabalhando".
    Ou seja, podemos até utilizar exemplos próprios ou situações vividas. Porém, o que faz com que um poema seja escrito com êxito, é o treinamento.
    A sua relação com a poesia, é que através dos versos e da composição do poema, o eu lírico pode se sentir à vontade. Esbanjando sempre de imaginação e sentimentalismo. Fazendo com que o leitor viaje para um mundo complexo, repleto de pensamentos e reflexões.

    Mas como podemos relacionar todo esse conceito ao trecho citado anteriormente?
    Observemos o contexto poético, ele está se referindo ao eu lírico como forma de uma voz gritando em seus pensamentos. Como se o seu consciente lhe quisesse transmitir algo. Contudo, pode-se concluir que está se tratando do abstracionismo. Ou seja, abstrações criadas pela mente. Uma vez que, o nosso consciente é como a sonoridade da música, ele apenas facilita o que o emissor quer transmitir. Mas quem vai se encarrar de trazer a mensagem, é a composição. Ou neste caso, o ser humano.

    ResponderExcluir
  4. A poesia como a personificação da essência existente nas artes, relaciona-se com o poema por intermédio do autor, sendo o poema um gênero textual onde encontra-se ilustrada por meio de palavras em versos, podendo conter rimas e metrificações. No entanto ela não se tornar uma criação do poeta, como disse Cora Coralina, "Não é o poeta que cria a poesia, e sim a poesia que condiciona o poeta".
    O poema surge da visão, emoções e sentimentos do autor referente a poesia, que desprendida de qualquer paradigma, pode estar associada a tudo, se tornando a motivação principal para a criação de uma obra, não limitando-se apenas as voltadas a literatura.
    Em síntese, o poeta depende da existência da poesia para a criação de seu texto, no entanto a poesia existe independente.

    ResponderExcluir
  5. Matheus Felipe da Silva20 de fevereiro de 2020 às 11:34

    De acordo com o pensamento de Mário de Andrade citado acima, percebe que ele é um pensamento abstrato, que é algo estranho, sem sentido. É assim na poesia. A poesia, é a essência do texto literário, enquanto o poema é representado por meio de palavras, podendo conter diversos sentimentos. A relação do poema com a poesia, é entendida pelo conceito de “inspiração”. Que durante muito tempo, esse termo foi utilizado. Porém, a inspiração é algo que vem de fora, algo que você se desafia a fazer.
    Acreditamos que, não existe o termo “inspirar” para se criar algo, mas motivar. A motivação é a chave para a criação de textos literários, é usado nessa questão, a imaginação. Não existe essa concepção de “surgir do nada”, tudo há uma explicação. Explica-se a relação de poesia e poema sendo como, uma relação de dependência entre eles. Onde compartilham sentimentos, e o leitor acaba por viajar nesse universo da imaginação que é criado pelo eu lírico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou melhorar esta parte: "...percebe que ele é um pensamento abstrato, que é algo estranho, sem sentido." Ele quem?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Matheus Felipe da Silva20 de fevereiro de 2020 às 12:51

      Desculpe-me por essa falta de informação."Ele" se refere ao pensamento de Mário de Andrade.

      Excluir
  6. De acordo com a citação do verso de Mário de Andrade, trata-se de uma poesia causando ao leitor um estranhamento diante da realidade, pois a poesia tem esse poder de causa estranhamento, algo que foge do real, uma beleza inatingível.

    A poesia é universal, enquanto que o poema está mais ligado às letras, embora num sentido mais, contemporâneo, a ideia de poema já traz em si infinita carga poética.

    ResponderExcluir
  7. Thayza Hevellin da Silva20 de fevereiro de 2020 às 13:19

    A idéia do autor do pensamento citado acima, é que tudo que possamos imaginar, podemos transmitir através da poesia, necessariamente não precisa-se de qualquer motivação para passar adiante, precisamos ouvir nosso consciente gritar para assim perceber que ao dar vida a uma poesia temos como nos alto corrigir em uma tentativa breve de dar definição a um pensamento repentino, em forma que de imediato surja um gênero textual e nele possa se deixar expressos emoções e pensamentos.

    ResponderExcluir
  8. O inconsciente é responsável por manter todas as coisas que estão fora da nossa percepção consciente. Pode-se incluir memórias de primeira infância, desejos secretos e impulsos ocultos. Freud, diz que o inconsciente contém coisas que podem ser desagradáveis ou até mesmo inaceitáveis socialmente.
    Diversas pessoas acreditam que é preciso ter "inspiração" para criar um poema, porém a "inspiração" não passa de uma mera motivação, algo que somos levados a fazer, é aí que entra o nosso inconsciente, ele nos dá certos impulsos dos quais não conseguimos compreender.
    De acordo com o contexto poético, está se referindo ao eu lírico como uma voz que grita em seus pensamentos, algo abstrato que sai do nosso inconsciente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluna: Nay Anne Laís Ferreira da Silva, 2º período de letras.

      Excluir
  9. Miguel Peixoto de Lyra Neto20 de fevereiro de 2020 às 13:33

    Muito se discute que para se criar um poema,é preciso ter "inspiração". Porém,inspiração é a capacidade criativa para motivar alguém. Portanto fica claro que não existe inspirações e sim motivações. Um poema não pode nascer de uma hora para outra,como se viesse do nada,como se tudo surgisse do improviso. O poema surge da visão dos sentimentos do autor referente a poesia que tem na sua essência algo inclassificavel. Assim, cada autor, diante de um objeto ou situação, recebe estimulos diferentes para produzir um poema. A poesia por mais que alguém tente entendê-la sua relação com o poema é Atráves dos versos e da composição. Fazendo com que o eu lírico sinta-se à vontade. Proporcionando o leitor viajar para um mundo repleto de pensamentos e reflexões.
    Podemos relacionar todo esse conceito ao texto citado acima,ele está se referindo ao eu lírico como forma de uma voz gritando em seus pensamentos.transmitindo algo em seu consciente. Percebe que é um pensamento abstrato,criados pela mente. Para facilitar o entendimento que à mensagem vai transmitir Atráves da composição.

    ResponderExcluir
  10. Rayanna Flávia da Silva20 de fevereiro de 2020 às 13:48

    O surgimento de um poema está ligado as técnicas desenvolvidas por um poeta ao longo dos seus anos de trabalho, não tendo relação nenhuma com o que conhecemos como inspiração, pois o conceito desta palavra é entendido como uma ideia externa dita por alguém ao artista e que o leva a escrever. Neste caso, é possível concluir que não existe inspiração e sim motivações, como situações vividas pelo poeta em seu cotidiano.
    A poesia se manifestará dentro do poema como a transfiguração dos sentimentos do eu lírico por meio dos versos e que poderá causar comoção no leitor.
    Quando Mario de Andrade diz "O que o meu inconsciente me grita" ele refere-se a uma "voz" dentro de sua mente que serve como auxílio para que ele escreva, que pode ser entendida como uma fonte para suas ideias e que juntamente com seu conhecimento literário dará origem ao texto.

    ResponderExcluir
  11. O poema, surge, por meio das vontades e desejos internos, de registrar e transmitir seus sentimentos e emoções. A fim de que ouvintes e leitores se motivem a criar e refletir sobre a realidade e alto se repreenda, revisando seus próprios conceitos e pensamentos. Segundo Octávio Paz “o poético é a poesia em estado amorfo, e o poema é uma construção. É poesia erguida”. A “poesia, vive num estado amorfo, o poético é amorfo. Ele pode estar num pôr do sol, numa pintura”. “O poema é um organismo verbal, que contém, suscita ou emite poesia”. Ou seja, é por intermédio do poema que expressamos a poesia. E uma simples escritura, com metrificação, rimas e ritmos não a torna em poemas. Para que seja mesmo um poema, ele precisa “ter ou emitir uma poesia”. Num poema contém sim, linguagens, escritas, métricas, rimas e ritmos. Mas esses elementos, devem vir com a poesia expressa e percebida.

    ResponderExcluir
  12. Para criar um poema, não precisa de uma "inspiração" e sim técnica e dedicação com relação à prática na criação do poema, pois sabemos que: "A prática leva a perfeição".
    Quando nos sentimos motivamos ou até mesmo desafiados a compor um poema, permitimos deixar que o eu lírico do poema seja flua limpidamente com a imaginação e o abstratismo, fazendo com que o poema seja algo que possa viajar por diversos lugares onde a realidade não permita.
    No verso " O que o meu inconsciente me grita" de Mário de Andrade, o poema transmite que o inconsciente grita, que o inconsciente segundo estudiosos é um fenômeno que ocorre sem o controle da mente. Ou seja, é como houvesse uma transmissão entre o consciente e o inconsciente! Sendo o inconsciente sem filtro, podendo até agora ou pensar de maneiras inadequadas, e o consciente é que pensa antes de agir existindo um controle maior. Sendo assim, a transmissão do inconsciente com o grito, algo abstrato que está dentro da mente de cada ser pensante.

    ResponderExcluir
  13. Greicyane Paula Belloso.20 de fevereiro de 2020 às 14:53

    O pensamento de Mário de Andrade citado anteriormente causa estranheza no leitor, podendo ser considerado como um pensamento abstrato. A poesia é a essência de um texto literário, onde o poeta é uma espécie de artista que lida com algo que não seja comum. Já o poema é representado através do uso das palavras expressando os sentimentos/emoções do eu lírico (eu poético).
    No âmbito literário não utiliza o termo “Inspiração” e sim a “Motivação”, pois para a elaboração de um poema requer técnicas, dedicação e treinamento do autor. Essa relação com a poesia permite que o autor sinta-se aberto para expor suas ideias e emoções, e que o leitor viaje no mundo sentimentalista e imaginário.
    Através desse conceito não existe o termo “surgir do nada”, ou seja, para se criar algo é necessário ter uma motivação.

    ResponderExcluir
  14. O Poeta Utiliza a Forma Literária para trazer a imaginação do leitor e prende-lo em um mundo fictício.
    Sabemos que a literatura é considerada um bem cultural cujo acesso contribuí para o desenvolvimento da educação estética,da sensibilidade da concentração,dos aspectos cognitivos e linguísticos,que trabalha a imaginação além de favorecer o acesso de diferentes saberes e lugares desconhecidos,seja do universo fictício ou real.
    Para algumas pessoas o poeta precisa de inspiração para criar os seus poemas,mais sabemos que o poeta não precisa de inspiração mais sim de motivação,dedicação e muito esforço,como diz o poeta Drummond Sucumbiu ao afirmar que:"O Poeta não Precisa de inspiração".
    O Pensamento do poeta,escritor e crítico literário Mario Raul de Andrade "O que meu inconsciente me grita" se refere ao eu lírico,como uma forma de voz fritando com seu consciente.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. ALERTA!

      Esse fragmento foi copiado da internet, sem citar o devido autor. Então, constitui plágio, sujeito às penalidades da lei:

      “A Literatura é considerada um bem cultural cujo acesso contribui para o desenvolvimento da educação estética, da sensibilidade, da concentração, dos ...”

      Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/46587662/literatura

      Excluir
  15. O poema é a arte que tem a palavra como matéria prima,para se criar um poema não é preciso ter inspiração, até porquê inspiração é um conselho,uma sugestão ditada por alguém, para ser criar um poema e preciso ter motivaçães.
    A respeito do pensamento "o que o incociente me grita" tem relação com a poesia por se tratar de emoção, de algo que vem de dentro pra fora,algo que estar no inconciente,pode ser como um sentimento de fúria, alegria ou até tristeza que tá preso , e quer ser liberto,a poesia tem relação com o abstrato ,e algo que não se pode ver nem tocar ,mais pode sentir.

    ResponderExcluir
  16. Em cunho literário, para criar um poema não é preciso ter "inspiração", mas sim motivação, motivações estas que se faz necessário o domínio da técnica. A técnica é bem mais do que a dedicação para produzir um texto, não é algo que surge entre segundos ou, imediato. Cora Coralina diz que, "Não é o poeta que cria a poesia, e sim a poesia que condiciona o poeta" ou seja e atrás do texto poético que poeta obtém a motivação, não é apenas o fato de fazer poemas, mais sim a essência de como se fazer a poesia, pois o poema surge da visão, do contexto. A citação de Mário Andrade se trata de um verso poético levando o leitor a uma compreensão de estranhamento, pois como é que o inconsciente me grita? O verso faz referência ao eu lírico como uma voz que grita, seria um conceito psicológico do poeta.

    ResponderExcluir
  17. Michelle maria da silva20 de fevereiro de 2020 às 16:25

    Pessoas acreditam que para se criar poemas, nna maoioria das vezees è necessario de "inspiração".
    Mas sabemos que isto è apenas uma sugestão criada por alguèm, acredito que no cenàrio literario existe "motivação" para aprimora a tecnica e a dedicação.
    Por meio do pensamento citado acima, posso observa que criar poesia è uma forma breve de se dar a popria definição a um pensamento continuo, poesia tambèm è caracterizada para a ultilização de recursos para que possamos expressar a liguagem forma, especial e diferente do normal, no entanto de mediato surje um gênero textual e nele provoca diverssos efeito de sentido naquele que recebe a mensagem.
    Mas como podemos relacionar todos esses conceitos citados anteriomente?
    Podemos observar que o contexto poètico està se referindo ao eu lirico como uma voz no seu inconciente, e desta forma è responsavel por dar sentimento ao conteudo descrito pelas palavras em obras.

    ResponderExcluir
  18. Beatriz Eduarda de Assis Peixoto20 de fevereiro de 2020 às 16:25

    "O que o meu Inconsciente me grita" o pensamento de Mário de Andrade No que se refere no poema é uma metáfora, que fala do impulso lírico, que enfim, chega pra ele escrever, uma Intuição, que na Literatura seria diferente de Motivação, logo o poema é uma obra literária, em verso e que tem figuras de linguagem,já É diferente da poesia que É uma arte literária, não vou deixar de dar essa definição Pois é com essa que entende-se arte É toda forma de expressão e literária É letras, escrever, a poesia logo É caracterizada pelo uso de regras, sons, ou de estruturas sintáticas.
    Ademais que "Quando sinto a impulsão lírica escrevo sem pensar o que o meu inconsciente me grita" é um poema com um significado pra o poeta, para ele significa uma Inspiração para escrever, por um exemplo parecido de poesia também É "Eu canto Porque o Instante existe e a minha vida está completa" para Cecília essa poesia tem um significado que não é figurado para ela ,porque quando ela escreveu entendeu.

    ResponderExcluir
  19. JERDIANE MARIA DA SILVA20 de fevereiro de 2020 às 16:44

    Para muitos poesia e "inspiração",para eles você tem que se inspirar em algo. Para poder começar a escrever. Não acredito que precisamos de inspiração, e sim motivações, é um conjunto de sentimentos, para descrever a poesia.
    Como Gilberto Gil, traduziu que a poesia está imbricada na alma de todos nos seres humanos, quando o sentimento encontra-Se envolvido por uma palavra que move a humanidade, a poesia representa o que é belo, mas o belo para cada poeta, ou seja a poesia está bela em casa olhares de quem a vê, poesias são conjuntos de esbanjar sentimentos que nós faz entrar no caminho das emoções, na visão de Mário de Andrade (op.cit.LYRA)é o grito do inconsciente, Mas quando se toca no estado da consciência!

    ResponderExcluir
  20. De fato poema e poesia possuem significados diferentes,uma vez que o poema é conversação das palavras escritas e a poesia é tudo aquilo que encanta as pessoas.A poesia é o encantamento,a beleza no estranho.
    Segundo a frase de Mário de Andrade, há uma voz que grita no seu inconsciente,nos trazendo a entender algo abstrato,algo imaginário que o autor afirma em sentir. A literatura permite liberdade para tudo ser criado atrás dos olhos e do pensamento do autor,de fato,ele escreve tudo o que acha ou quer que exista.
    Analisando a frase,o poeta se refere ao eu lírico como forma de voz que grita em seu inconsciente. Sendo assim se o seu inconsciente clama, grita com intenção de transmitir algo. Desse modo entende-se que a frase está voltada ao abstracionismo. Ou seja, ações imaginárias foram criadas pela mente, com propósito de transmitir isso mas que somente o poema é quem pode levar essa mensagem adiante.

    ResponderExcluir
  21. Sendo a poesia a essência existente em tudo e em qualquer lugar,ela necessita de uma pessoa "O Poeta" para ganhar forma literal por meio de um texto, assim como um pintor carece de uma motivação para fazer sua obra.
    Por essa razão que o Poeta Mario de Andrade Em seu verso "o inconsciente me grita" quer dizer metaforicamente que seu inconsciente clama para que ele represente a poesia literalmente através do poema quando ele ver, ouvir ou sentir.
    Então o poema nasce através do autor quando ele encontra poesia em algo.

    ResponderExcluir
  22. O poema é um texto em que escolhemos a forma como vamos nos expressar... geralmente é uma crítica a assuntos da nossa sociedade que faço leitor refletir sobre a vida de um modo geral,contém estrofes , rimas, sentindo figurado e também em alguns casos eufemismo ( para tirar o peso da palavra ),a poesia é o que está dentro de cada um de nós,a essência,como o pensamento de Mário de Andrade : o que o meu inconsciente me grita ,ou seja, a poesia é algo particular de cada pessoa, é pra onde a nossa imaginação nos leva, nos direciona .

    ResponderExcluir
  23. A poesia é a essência que valoriza a beleza, estética e o despertar de sentimentos é fruto de técnicas e dedicação utilizando-se da criatividade e da paixão refletindo a visão de mundo e de valores estéticos e humanísticos. O pensamento de Mário de Andrade citado acima mostra seu desejo de externar suas emoções internas através de palavras sendo “o grito do inconsciente” o despertar de uma alma que esta em repouso. Essas sensações toca em seu estado de consciência tornando o texto algo inexplicável pois a poesia serve pra confundir quem esta lendo e trazer as mais diferentes interpretações, emoções e imaginação.

    ResponderExcluir
  24. Emanuel José de Melo (Teoria I/Famasul)20 de fevereiro de 2020 às 18:00

    O texto literário poético é regido por três estruturas: poesia, poeta e poema. A poesia é o estado de espírito do poeta e o poema é a materialização da poesia em palavras organizadas em versos e estrofes.
    Há quem acredite que a crianção de um poema tem por matéria prima a “inspiração” que por sua vez não passa de um termo usado para nomear uma influência ditada. De modo que para que exista um poema é necessário que se tenha “uma vivência na poesia” (Socorro Duran) como o domínio ou métodos que foram adquiridos ao longo da jornada.
    Antônio Cândido, crítico em literatura diz que o texto literário é “a transfiguração da realidade”; isto é, nada que não exista no universo, no real. A transfiguração é apenas a mudança de caráter; o jeito de ser relato. É transformado a feição realista para algo metafórico.
    Portanto, Mário de Andrade usa do eu lírico como uma espécie de voz, ou som no seu inconsciente que o incomoda, que “grita”. Tornando-se em uma linguagem metafórica a alavanca da catapulta que irá motiva-lo a sair do subjetivo para o real. Mudar o som para a palavra, o sentimento para o ato, a poesia para o poema.

    ResponderExcluir
  25. Sara Manuele da Silva Nascimento.20 de fevereiro de 2020 às 21:32

    Poema é um gênero textual,ou seja é o próprio texto,que é composto por versos e estrofes.
    A poesisa é a essência,é o que está dentro do texto poético,também podemos encontrar a poesia em outras obras.
    O poema surge da imaginação.Na literatura o poema surge da motivação e técnica.Contudo a poesia complementa o poema.Podemos dizer que é algo que nos trás reflexões,sentimentos e que pode causar emoção no leitor.Ou seja é o que vemos de "belo".
    No pensamento de Mário de Andrade,encontramos uma poesia que nos faz refletir,causando um certo tipo de estranheza.Sendo já um próprio exemplo de poesia.

    ResponderExcluir
  26. Muitos acreditam que para criar um texto literário/poema precisa necessariamente ter inspiração, não sabendo nem o significado da palavra. Inspiração é uma informação, ou frase dita por alguém. Então, para formar um texto literário ou poema não precisamos de inspiração, mas de motivação e técnica; é só uma dica, o principal fundamento para criar um texto literário é a poesia, o autor e o poema. 
    O verso se trata do “eu" lírico que diz “o meu inconsciente grita” pode ser uma explosão de sentimentos e emoções, como raiva, tristeza, alegria e etc. Se trata de uma poesia, pois no verso se apresenta o sentido figurado, naturalmente não iremos ver um inconsciente gritar, literalmente. Pode ser que o autor quis nos passar a mensagem de que tem muitas pessoas sofrendo ataques de pânico, depressão e o inconsciente grita calado esperando que alguém ouça, e o ajude.

    ResponderExcluir
  27. O Poema tem como matéria principal a palavra que inclui algo mais condençado bem trabalhado. Um poema pode ser considerado como um poço, tanto pode ser fundo ou raso, logo entendemos que toda interpretação depende do leitor ou seja, um leitor ler e entende algo simples, mas outro leitor interpreta uma coisa mais impressionante diferente e realizador. O poema é a obra, o físico em textos.


    Já à poesia por sua vez, não trabalha com a palavra, nela o autor nos trasmite os seus sentimentos, através da poesia. Uma rosa no bosque nos trasmite poesia, uma linda
    mulher que passa nos trasmite poesia, um lugar silvestre pode nos trasmitir poesia. Porque a poesia é algo mais profundo que meche com nossas sensibilidades e sensações no nomento que a obra é criada. A poesia é a manifestação da arte sendo assim, não contém a palavra em sua composição.


    Qual é a relação entre poema e poesia, primeiramente um poema também pode ser poesia a diferença é que o poema contém a palavra o verso em sua composição e a poesia está nas coisas no nosso olhar no dia dia.



    Ademicio Luiz de Souza Filho.

    ResponderExcluir
  28. O Poema tem como matéria principal a palavra que inclui algo mais condençado bem trabalhado. Um poema pode ser considerado como um poço, tanto pode ser fundo ou raso, logo entendemos que toda interpretação depende do leitor ou seja, um leitor ler e entende algo simples, mas outro leitor interpreta uma coisa mais impressionante diferente e realizador. O poema é a obra, o físico em textos.

    Já à poesia por sua vez, não trabalha com a palavra, nela o autor nos trasmite os seus sentimentos, através da poesia. Uma rosa no bosque nos trasmite poesia, uma linda
    mulher que passa nos trasmite poesia, um lugar silvestre pode nos trasmitir poesia. Porque a poesia é algo mais profundo que meche com nossas sensibilidades e sensações no nomento que a obra é criada. A poesia é a manifestação da arte sendo assim, não contém a palavra em sua composição.

    Qual é a relação entre poema e poesia, primeiramente um poema também pode ser poesia a diferença é que o poema contém a palavra o verso em sua composição e a poesia está nas coisas no nosso olhar no dia dia.

    Estudante: Ademicio Luiz de Souza filho

    ResponderExcluir