27 de setembro de 2018

POEMA DA EMANCIPAÇÃO DE XEXÉU

1º de outubro de 1991
Admmauro Gommes

Parabéns pra você, minha cidade 
Quando mais um ano que se congraça 
Eu te desejo mais prosperidade 
E que tenha amor e mimo e graça 
Nesta data, muita felicidade 
Pois teu aniversário ora se passa 
A todo instante uma novidade 
E mais beleza se vê em tua praça 
Quem te viu, quem te vê não acredita 
Como estás a cada dia mais bonita. 

Pois quem nasceu aqui neste torrão 
Agora já sabe bem o que digo 
E ama este solo com paixão 
Pois cresceu rodeado de amigo 
E bate no seu peito com razão 
Segue o mesmo lema que eu sigo 
No amor, se planta o coração 
Que serve de abraço e de abrigo 
Vai amar cada vez mais sua cidade 
Onde reina a paz e a liberdade. 

Todo bairro tem laços de família 
Tem afeto na força e esperança  
Cada rua é uma conhecida trilha 
Que passei no meu tempo de criança 
Quando eu provei das tuas maravilhas 
Porque quem ama de amar não cansa 
Havendo amor na face quando brilha 
Pois chegou o teu tempo da bonança 
A melodia tão doce vem do céu 
É “O mavioso canto do Xexéu.” 

Parabéns, pelo teu aniversário 
Os teus filhos jubilam de contentes 
Existe algo de extraordinário 
O xexeuense é povo diferente 
Não importa se é rico ou operário 
Pois respeita todo tipo de gente 
Não se perde na curva do contrário 
Caminhada é sempre para frente 
Neste dia, ouço a voz de um irmão 
Mais feliz pela emancipação.
  
Assim, o xexeuense tem um jeito 
E revivendo sua nostalgia 
Mostra garra em tudo que tem feito 
E esbanja mais raça e alegria 
Sua fé acalenta o seu peito 
E sua crença aumenta dia a dia 
Acredita em Deus, que é perfeito 
Se é festa, se entra na folia   
Só me resta agora te dizer: 
Meus parabéns, Xexéu, para você!








2 comentários:

  1. Parabéns Xexéu, parabéns Admmauro Gommes

    ResponderExcluir
  2. "Porque quem ama de amar não cansa."

    Grande verdade!

    Parabéns pelo lindo poema dedicado a nossa terrinha.

    ResponderExcluir