24 de outubro de 2014

VITAL CORRÊA MAIS UMA VEZ NA FAMASUL

O POETA VITAL CORRÊA DE ARAÚJO ESTEVE NA FAMASUL MAIS UMA VEZ (23.10.14). Ele participou de uma palestra sobre a literatura contemporânea no primeiro período de Letras. Estiveram presentes Romilda Andrade, Josenildo Barros, Sylvia Beltrão, Genyff Farias, Marry Francyelle, Ricardo Guerra e Marcondes Calazans. Este veio acompanhado de vários universitários de História. O encontro foi promovido e mediado pelo professor Admmauro Gommes. 



















I Período de Letras da FAMASUL (2014.2)










Ler Vital será um grande desafio, pois cada vez mais ele se fecha em um mundo impenetrável de obscura linguagem. (Admmauro Gommes)

Nesse jogo, Vital vem conquistando a todos, e nós, como leitores sentimos cada vez mais a motivação em desvendá-lo, ou melhor: derrotá-lo! (Sylvia de Azevedo Beltrão)

A poesia dele é viva e renovadora, mediante as metáforas cerradas que instigam o cérebro a trabalhar com mais profundidade. (Osani Severina)

Para VCA, a linguagem poética já não tem que imitar a natureza ou explicá-la como a maioria do discurso prosaico ou descrição realista, mas fazer surgir uma realidade nova. (Gabriela Raianne da Silva)

Vital Corrêa busca derrubar vocábulos e significados, transformando suas obras em um conjunto de versos intraduzíveis. Ele defende uma poesia complexa, que leve os leitores a pensar, a “multiplicar neurônios.” (Farlla Caroline Rosendo da Silva)

Qualquer determinismo ou prévio cálculo poético Vital isola. Para ele, não há sentido no finito, ou finito sentido. (Cláudio Veras)

Ricos em metáforas são os poemas de VCA. Ele de fato faz uso exorbitante da metáfora, alguns deles, às vezes, soam como uma denúncia, confissão, apelo, desejo e por que não dizer, uma sublime utopia. (Marta Roberta Ramos da Silva)

Conhecer Vital Corrêa de Araújo é adentrar num mundo oculto, ativar a mente, vomitar os neurônios e engolir algo estranho, arranhento. (Rozineide da Silva Lopes)

As metáforas utilizadas com muita técnica e rigores intrigantes de VCA me causaram uma estranheza. Uma linguagem bastante aguçada, abstrata, densa e, apesar dos poemas serem de versos livres, estamos perante uma obra clássica. (Humberto da Silva Cândido)

Vital afirmou que a expressão através de palavras não pode ser clara, pois assim perde a graça porque o leitor descobre rápido o segredo guardado dentro do texto. (Douglas Henrique Tavares Rocha)

Assim, compreende-se que para VCA, a poesia tem como objetivo compreender o ser, entretanto, homens e mulheres são seres inacabados. (Maria Jailma Galdino de Moura)

Surge-nos a figura ímpar de Vital Corrêa de Araújo, cuja produção literária, poética e prosaica, (principalmente, sua produção poética) corresponde à não-pedagogização, à antioficialização, e à produção anticanônica,  fundamentada no conflito entre dessacralização e ressacralização,  dessublimação e ressublimação das tendências  poéticas neoposmodernas. (João Constantino Gomes Ferreira Neto)

Como entender, por exemplo, um pensamento desconcertante na medida em que VCA, ao derrubar a compreensão da realidade ao “pé da letra”, rompe com os “ideais” da modernidade, colocando-se na contramão de muitos valores que consideramos conquistas imutáveis?  (Marcondes Calazans)

Reajamos, como o pessoal de Letras da FAMASUL está fazendo! (Vital Corrêa de Araújo)

6 comentários:

  1. Encontro firmado no princípio da plena elevação do espírito em seu mais alto grau de discernimento, haja vista as expressões e os conceitos pautados em debate conduzir os participantes para a eterna incompreensão da poesia absoluta de Vital Corrêa, um homem acima do nosso tempo. Foi visível o alto grau de rebeldia intelectual dos estudantes do 1º período de letras, que fundados na solidez da formação que trazem para a FAMASUL, adotarem a inquietude em cada palavra dita nos questionamentos arrepanhados. Foi visível o estado de êxtase do inominável e indecifrável VCA a cada momento que era argüido pelos estudantes. Vital é, se assim o podemos definir, um lobisomem sem pelos, cujas garras são as metáforas e os neologismos que dão vida a sua poesia. Viva Vital Corrêa!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao 1º período de Letras que deu um grande exemplo de sobriedade intelectual quando da participação na palestra proferida por Vital Corrêa. Deram prova que a FAMASUL tem vida, tem alma e espírito. Quanta felicidade se encheu o meu coração na noite de ontem. Obrigado ao douto Admmauro Gommes, ao 1º período de letras e ao eterno Vital, por sua grande generosidade em cada palavra dita, em cada sorriso nos lábios, em cada abraço espontâneo dispensado com profundo amor a todos que ali se encontraram. Vocês fizeram história!

    ResponderExcluir
  3. Participar destes momentos é sem dúvida um privilegio para nós apreciadores desta poesia que transcende a modernidade. Sou grata a Vital por me proporcionar as sensações que não foram possíveis dentro da "normalidade da poesia tradicional". Ao professor Admmauro Gommes, só tenho agradecimentos por nos possibilitar descobrir o grandioso poeta que é Vital. Noite excelente!

    ResponderExcluir
  4. Encontro sem duvida gratificante em um elevado nível de adjetivos, com nosso MESTRE POETA " VITAL CORRÊA" um poeta indescritível com poemas relativamente inexplicável, intraduzível e particularmente com uma perfeição de pensamentos incomparável.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por tudo, professor! Te admiro demais...

    ResponderExcluir
  6. Os universitários da FAMASUL têm acompanhado sempre a presença de Vital. No primeiro momento, com desconfiança, depois, com deslumbramento. Aceitá-lo (ou não) é também uma forma de aprendizagem. Como o novo sempre assusta, ele continuará nos assustando por muito tempo, pois há muita “novidade” em sua poética.

    Minha gratidão a todos que participaram do encontro e aos que ainda vão comentar este evento.

    Um abração.

    ResponderExcluir