6 de outubro de 2014

O CORAÇÃO FERVE

                                                        Cícero Benedito
Cícero CB (2º período de Letras/ FAMASUL )

Sabe-se que poema e poesia são coisas diferentes. Texto estruturado em versos, isso é poema. Porém quando lemos ou ouvimos alguém recitar determinado texto, e sentimos algo 'intraduzível', ocorre a poesia. Salienta-se ainda que a poesia acontece na leitura de uma prosa, na observação da natureza e da pessoa amada. No poema Delícias, o poeta Wilson Santos, estimulado (e não inspirado) por sua amada, externa o eu-lírico, quando escreveu: 'Te adoro! Gosto de te ver... me dizendo coisas de amor'. Já expressamos acima sobre poesia, como algo sem tradução, 'intradução' essa, observada no poema 'As letras criam asas' no qual, Wilson Santos questionou 'Meu coração ferve?...Não sei! É um passado somado ao presente brilhando no firmamento do aprender'. Quem está apto à tradução?


MEU CORAÇÃO TAMBÉM FERVE
Admmauro Gommes

Meu coração ferve até se fartar de chamas
quando me chamas pelo meu nome.
Para não enfartar de tristeza
(quando estás ausente)
é de saudade que eu me alimento
somente.


INCRÍVEL FERVURA
Cida Vilas Boas (São Paulo)

Fervura ou ebulição é um processo em que um corpo aquoso, ao passar por aquecimento constante e gradual, sofre em sua constituição molecular transformando este corpo do estado líquido para o gasoso. Metaforicamente falando, o coração, este pacote de músculos, depósito de sentimentos(?rs), quando se aquece por um estímulo amoroso, agita o sangue de tal forma que este líquido vermelho que dá vida à "vida", se expande em resposta ao compasso frenético do comandante das emoções. Este sangue fervilha (em obediência a ele), ao ponto de sofrer uma sensível mutação.

Bem, como o firmamento para o Professor Wilson não é apenas formado de astros, estrelas, satélites etc, mas também de experiências e aprendizados antigos e atuais, conclui-se que uma alternativa diferenciada vai acontecer.

Os conhecimentos antigos fervilharam a seu tempo e deixaram marcas na medida certa. Estas, acrescidas às do presente, sublimadas e enriquecidas de toda química natural do organismo humano, o sangue ferve sim, pois o coração está flamejante de emoção; mas esse aquecimento não mais o mudará do estado líquido para o gasoso, e sim para um estado especial chamado gozoso... misteriosa alegria, jubilosa felicidade.  
  


2 comentários:

  1. O coração ferve? Sim. O salmista escreveu: “O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao rei. A minha língua é a pena de um destro escritor” (Salmos 45:1 [http://biblia.gospelmais.com.br]). Esse fervor (alegria) parece resultar de uma compensação pela realização de uma ação em favor de outrem. Quer dizer, nesse contexto, o salmista parece sentir-se compensado pelos feitos do seu rei. E sua alegria parece ser tanta que compara a própria língua com a pena de um destro escritor, isto é, sua alegria faz com que seu discurso flua naturalmente.

    ResponderExcluir
  2. Interessante! O professor chega à sala com seu trabalho já formado, é verdade. Mas o aluno com sua importância, competência maior do que as dos livros, contribui em nosso aprofundamento. Hoje, diria estar melhor que ontem nesse entrelaçamento, o que me deixa grato a cada um. Obrigado, Roberto, pelo estímulo. Wilson

    ResponderExcluir