10 de outubro de 2014

A POESIA DE WILSON SANTOS

"Existe uma luz que brilha dentro do poeta Wilson Santos, e essa luz chama-se essência, sua altura e profundidade se encontram no que ele consegue materializar quando escreve seus poemas." - Marcondes Calazans


“Wilson Santos agora se mostra domador da alma da Literatura (a poesia)” – Roberto de Queiroz 
Wilson Santos
O professor Wilson tem uma alma poética que vem de longe. Na sua família, registra-se a presença de um grande maestro e ele mesmo é um dos promotores de uma nova metodologia de ensino, quando há mais de duas décadas destacou-se como um inovador ao ensinar a Língua Portuguesa cantando, tomando como base as letras de músicas, ou seja, os grandes poemas da MPB. Não é à toa que percebemos uma carga poética indelével neste Capitão da Poesia. - Admmauro Gommes




DELÍCIAS

Te adoro!
Gosto de te ver
assanhada
dormindo
assoprando
sorrindo
suada
suja
barriga molhada
bonita
arrumada
me abraçando
me dizendo coisas de amor.

E eu
sentindo teu cheiro
teu perfume
tua química
me fazendo homem:
delícia!

Isto tudo
porque és mulher.


AS LETRAS CRIAM ASAS

Meu coração ferve?
chora?
vibra?
chama?
viaja?
Não sei!
É um passado
somado ao presente
brilhando no firmamento do aprender.
É o mundo dos senhores sem senhores
e as letras criam asas
dando sentido a momentos
a histórias
a vida
para hoje
amanhã
sempre!


DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

45 comentários:

  1. DELÍCIAS é uma apaixonada declaração de amor em que o poeta poderia resumir em “Te adoro! (...) porque és mulher.” Isso já diria tudo, uma vez que a poesia se concentra no indizível, no intraduzível. Mas o autor vai mais além e compõe um poema em que se expõe sob grande encantamento diante do ser amado. No texto, o eu-lírico se revela de uma maneira suprema, pois nada ofusca o seu amor (suada/ suja/ barriga molhada...). Em qualquer circunstância, ele vê a mulher sempre “bonita” a ponto de percebê-la pelo olfato (teu perfume). Como disse Ana Lúcia Santana, a poesia pertence ao “universo desconhecido das emoções,” Wilson Santos penetra neste campo e ao se emocionar, emociona o leitor com um desmedido sentimento amoroso.

    ResponderExcluir
  2. Wilson Santos é o cara! Minha admiração por ele vem desde as aulas de Estrutura Sintática da Língua Portuguesa, na Famasul. Sabia que ele gostava (e gosta) de poesia, mas não sabia que era (e é) poeta. Pois bem: além de ser especialista na espinha dorsal da Língua Portuguesa, Wilson Santos agora se mostra domador da alma da Literatura (a poesia). Essa é a conclusão a que chego após a leitura dos poemas supracitados (“Delícias” e “As Letras Criam Asas”). Deve ser agradabilíssima a leitura de seu “Capitão da Poesia”. Meus parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sintetizou bem, Roberto: Wilson Santos: "O domador da alma da Literatura (a poesia)."

      Excluir
    2. Interessante! O professor chega à sala com seu trabalho já formado, é verdade. Mas o aluno com sua importância, competência maior do que as dos livros, contribui em nosso aprofundamento. Hoje, diria estar melhor que ontem nesse entrelaçamento, o que me deixa grato a cada um. Obrigado, Roberto, pelo estímulo. Wilson

      Excluir
  3. Poema é um texto literário escrito em versos geralmente está composto em estrofes. A poesia por sua vez surge como um elemento abstrato, impalpável, intangível, algo imaterial que não se pode tocar mas apenas sentir, quando o autor coloca o que está sentindo somado com a sua imaginação podemos chamar de poesia.
    No Trecho da poesia (As Letras criam asas) temos como fragmento: "Meu coração ferve? chora? vibra? viaja? Não sei!. É perceptível que há nesse trecho uma carga metafórica muito grande, onde o autor mostra de forma comparativa e abstrata que o coração ferve, E sabemos que a mensagem que está tentando ser passada é uma mensagem conotativa em relação aos sentimentos do autor.
    Quando o autor diz que o coração ferve? chora? e vibra?, ele está tentando passar uma mensagem metafórica de que suas emoções estão a flor da pele e que seus sentimentos estão pulsando fortemente.

    Edson Marques da Silva Neto
    1º Período de Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só houve uma confusão, Edson: No Trecho da poesia... (ou do Poema?)
      ... e falta a conclusão de seu pensamento.

      Excluir
    2. Interessante! O professor chega à sala com seu trabalho já formado, é verdade. Mas o aluno com sua importância, competência maior do que as dos livros, contribui em nosso aprofundamento. Hoje, diria estar melhor que ontem nesse entrelaçamento, o que me deixa grato a cada um. Obrigado, Roberto, pelo estímulo. Esta resposta que foi dada a Roberto, meu ex-aluno, já que todos me emocionam de uma forma ou de outra, repetiria as mesmas palavras, explicitando do coração o meu sorriso de alegria por estar sendo uma página de reflexão em cada um de vocês: Ir. Gorette, Romélia, Edson, Erica, Dennaly, Maristela, Maria Dulce, Albanielly, Damiana, Ana Karoline e Cícero.ObrigadoWilson

      Excluir
  4. Entende-se que poema é uma obra literária, apresentada gerealmente entre verso e escrita, temos como exemplo o fragmento do poema delicias de Wilson Santos: " te adoro, gosto de te ver, assanhada, dormindo, assoprando, sorrindo..." O autor utiliza carinho e exitação nas palavras em versos ao referir-se aquela que foi inspiração para o seu poema. Já por outro lado poesia é algo que utiliza a arte do sentimento e sentido figurado, como ainda num outro trecho do poema delicias: " e eu sentindo teu cheiro, teu perfume, tua quimica me fazendo homem delicia. ". O autor abusa de sentimentos ao expressar o quão bem o faz sua amada transmitindo ao leitor certa paz e amor, nisso encontra-se a poesia pura.

    Erika Mayara Luna de Freitas
    1º Periodo Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Muito bom.
      Obs.: "... apresentada gerealmente entre verso e escrita (?)"

      Excluir
  5. Poesia é o que encanta, é a emoção do autor que, traduzida em palavras, transforma-se em poema. O poeta Manuel Bandeiras escreveu: “poesia... uma relação entre o mundo interior do poeta, com sua sensibilidade..., e o mundo interior daquele que o lê”, quando o poeta cita “mundo interior”, entendemos que se trata de sentimentos. Portanto poesia é a essência, é tudo aquilo que move o autor por dentro. Roberto de Queiroz menciona um poema do poeta francês Paul Valéry definindo a poesia: “aquelas coisas ou aquela coisa que os gestos, as lágrimas, as carícias, os beijos, os suspiros procuram obscuramente exprimir”, ou seja, a emoção e o sentimento que ao explodir manifesta-se de forma não muito clara.
    Uma vez que expressada com palavras, obtemos o poema. Os versos “as letras criam asas dando sentido a momentos, a histórias, a vida...” do poeta Wilson Santos, podem-nos certificar que, quando expressamos com palavras literárias os marcos da vida, estamos criando um poema. As letras criam asas faz pensar na liberdade que o poeta tem em escrever o que quer e como quer, fazendo com que o leitor compreendendo ou não, mergulhe neste mundo literário a partir do que está escrito, isto é, o poema.

    ResponderExcluir
  6. O poeta pode possuir técnicas, maneiras e estratégias perfeitas para poder criar textos com uma incrível ênfase aos leitor, mas sem possuir o essencial que é a inspiração não existirá de forma alguma um poema redigido com perfeição.

    Um poema é uma obra literária que pertence ao âmbito da poesia. O texto pode ser apresentado/redigido sob a forma de verso, estrofes ou prosa; neste último caso, dá-se lhe o nome de prosa poética. Entre os poemas, considera-se que o género mais subjetivo é a lírica, uma vez que o autor costuma aparecer dentro do texto. O poeta situa-se quase sempre no presente e o seu modo de expressão mais usual é o verso curto, com recorrências fónicas, semânticas e de estrutura sintática.

    A poesia é a tradução em palavras do universo desconhecido das emoções, é uma esfera pouco compreendida, que tenta muitas vezes transmitir significados nas entrelinhas dos versos. Este edifício constituído pela magia das palavras revestidas de sonoridades, estruturas rítmicas e visuais, por significações latentes, desvela a alma humana, dá espaço para que ela expresse suas inquietações e anseios interiores.

    Metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos. É a transposição de uma palavra por outra como sentindo figurativo. No texto “As letras criam asas” o coração que ferve ganha ações basicamente humanas, realizam com tamanha precisão. Isso pode ser visto em:
    “ Meu coração ferve?
    Chora
    Vibra?
    Chama?
    Viaja?

    ROMÉLIA MILÂNIA LIMA DA SILVA 1º PERÍODO LETRAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romélia:

      Seu texto não foi aceito e você perdeu uma grande oportunidade. Isto é uma cópia da internet:

      "Entre os poemas, considera-se que o gênero mais subjetivo é a lírica, uma vez que o autor costuma aparecer dentro do texto. O poeta situa-se quase sempre no presente e o seu modo de expressão mais usual é o verso curto, com recorrências fônicas, semânticas e de estrutura sintática...."

      Está disponível em:
      http://fariasmarcio.blogspot.com.br/

      Excluir
  7. Dennaly Rodrigues de Oliveira29 de setembro de 2014 às 13:03

    Considera-se que poema é a obra literária, que cuja sua apresentação tem por finalidade de ser transmitida, em versos e estrofes. No poema "Delicias" vemos em um dos fragmentos: "Gosto de te ver assanhada, dormindo, assoprando sorrindo suada suja" é uma existência que podemos distinguir como material concreto. Já poesia é essência e a alma, do sentimento que emotiva, toca, sensibiliza e que sugeri emoções por meio de linguagem usando o sentido figurado. Como por exemplo, no poema " As letras criam asas" do autor Wilson Santos quando ele diz: "Meu coração ferve? chora? vibra? chama? viaja?" É algo metaforicamente falando, retratando algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Não está clara a explicação sobre poema e poesia (principalmente nos exemplos).

      Excluir
  8. Um poema é a projeção de uma ideia em palavras através da emoção. À emoção não é a base da poesia: é tão- somente o meio de que a idéia se serve para se reduzir a palavras "te adoro " , a inteligência dá ao poema, a emoção o ritmo. Quando o pensamento do poeta Wilson santos é alto, isto é ,formado de uma idéia que produz uma emoção, esse pensamento, já de se harmônico pela junção equilibrada de idéia e emoção, e pela nobreza de ambas, transmitir esse equilíbrio de emoção e de sentimento ao ,contexto e ao ritmo, e assim a autor,descreve o jeito que deseja sua mulher , subdita do pensamento que a define, busca-o e o ritmo escravo da emoção que esse pensamento agregou a si, o serve. Claudelino José da Silva 1° período de letras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário rejeitado. Motivo: copiado da internet:

      "Um poema é a projeção de uma idéia em palavras através da emoção. A emoção não é a base da poesia: é tão-somente o meio de que a idéia se serve para se reduzir a palavras...."

      Disponível em:
      http://www.casadobruxo.com.br/poesia/f/alvaro01.htm


      Excluir
  9. A Poesia e o poema são realmente,sem dúvidas, coisas diferentes. Podemos deduzir que o poema é o texto escrito,em estrofes e versos,apresenta uma linguagem figurada como se fosse um jogo de palavras,poética e imaginária. O Poeta tenta mostrar ,buscar um jeito novo de ver o mundo,com a intenção de divertir os leitores. Assim como o poeta Wilson Santos: `` Te adoro!, gosto de te ver assanhada, dormindo,assoprando...`` É a forma em que ele ver e expressa a sua forma de gostar em palavras. Relacionando-se ao ser,mulher.
    A Poesia é a essência,é o sentir. É o sentimento abstrato e imaterial. Ela é substância emotiva do poema,que também é encontrada nas artes. São frases que emocionam ,tocam a sensibilidade e sugere emoções por meio de uma linguagem. E no seu debate é algo inclassificável e intraduzível por mais que alguém tente entendê-la. A Poesia de Wilson Santos diz: ´´ Meu coração ferve? chora? vibra? chama? viaja? Não sei!...`´ Neste fragmento ele não sabe o que sente no momento, pergunta a si próprio, e talvez não encontra respostas. Este é um sentimento confuso e intraduzível, em que não entende-se o estado de espírito do autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Maristela!

      Falta somente uma melhor digitação. Isso se aprende depois. O importante é que não foi plágio.

      Excluir
  10. Existe uma luz que brilha dentro do poeta Wilson Santos, e essa luz chama-se essência, sua altura e profundidade se encontram no que ele consegue materializar quando escreve seus poemas.

    O poema do mestre Wilson é o princípio fecundo de sua própria essência, ele parece ter uma alma sempre sorrindo dentro de si, é possível identificar essa realidade quando lemos seus versos.

    Ele cria e recria na permanente profusão das ideias a palavra dita com o nécta que jorra da alma, dando provas que “o poema é um mundo enterrado num homem”.

    Ele parece querer rasgar de emoção quem ler seus versos, pois tudo se revela como essência, parecendo haver em seu poema algo que vai além do expresso no corpo sonoro da linguagem.

    Saber de alguém que canta quando ensina justifica cada palavra escrita, cada verso dito. Encontrei um lugar especial para dizer que o poeta Wilson Santos é como um quadro onde as palavras tornam-se objetos arrumados da sua inspiração.

    Prazerosa leitura na manhã de hoje.

    Que dádiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato por nos acompanhar, sábio Calazans.
      Seus "ponteios" sobre o que fazemos nos iluminam e nos dão a confiança que estamos no caminho certo.

      Dádivas são as suas palavras!

      Excluir
  11. Entende-se que poema e poesia são gêneros totalmente distintos. O poema é um gênero textual em verso, dividido em estrofes muitas vezes mostra uma linguagem como rimas, imaginativa, poética, e figurada, em que na maioria das vezes há poesia.Sabendo que cada poema tem seu ritmo diferente.Como no texto do autor Wilson Santos, Delícias:''Sentindo teu cheiro,Teu perfume,Tua química,Me fazendo homem''.Nesta citação o poeta sensibiliza a forma de pensar e gostar, demostrando no poema a combinação das palavras.Luana Castro(Brasil escola)''Haja vista que poesia é o estado da alma, ou seja, podemos encontrar resquícios de poesia em toda comunicação cujo sentido pode ser interpretado de múltiplas formas.Traduzindo em outras palavras, a poesia se constitui de uma intenção definida: a de emocionar e despertar sentimentos.No poema As Letras Criam Asas de Wilson Santos ele expressa:''Meu coração ferve?,Chora?, Vibra?,Chama?,Viaja?,Não sei!.Esses questionamentos é a indefinição do saber dos sentimentos confusos.Por isso, questiona-se e mesmo assim não sabe o que sente.

    Maria Dulce Freitas Serpa. 1º período de Letras.

    ResponderExcluir
  12. Albanielly Soares 2º Período História29 de setembro de 2014 às 16:09

    Na verdade é muito gostoso quando a gente encontra textos assim, que exprimem para nós certas emoções. Vejo que nada, nenhuma palavra é tão simples quanto parece, quando lidas e sentidas no profundo da alma ainda assim é possível extrair mais delas. Para conseguir isso é preciso mais do que escrever, é preciso maestria para articular a realidade, o que está no interior, em palavras. Isto Wilson Santos tem de sobra. É realmente magnifico ensinar cantando, isto é a oportunidade de estimular a emoção dos discentes, trazendo-os ao cenário daquilo que vai além do que está escrito, do que é dito, é um ponto forte na aprendizagem. E pelo contrário não tornará o ensino sensível e subjetivo, mas abrirá caminho para o pensar, pois a poesia está presente em tudo e em todos, porém é necessário maestria para administra-la e não torna-la muito comum, a diferença do que é poético ou não está nisto, não ser comum, mas impactante, surpreendente, inovador. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Albanielly. Você é a letróloga que está em História.
      Sua visão é muito nítida e consciente quando percebe que, dentro do mundo poético, "nenhuma palavra é tão simples quanto parece, quando lidas e sentidas no profundo da alma ainda assim é possível extrair mais delas."

      Parabéns! Agradeço por sua participação.

      Excluir
  13. Damiana Jacqueline Martins29 de setembro de 2014 às 16:53

    A poesia é um gênero literário e expecificamente caracterizado pela composição de versos extruturados, que desperta o sentimento do belo, que sensibiliza e comove, é uma manifestação do beleza e estética explicita pelo poeta, ela é carregada de significados, capaz de transmitir ao leitor ou ao ouvinte emoções. Em linhas gerais Federico García diz: '' A poesia é a união de duas palavras que ninguém poderia supor que se juntariam, e que formam algo como um mistério''.
    No poema Delícia de Wilson Santos, percebe-se estas caracteristicas quando no poema diz: ''... Sentindo teu cheiro, teu perfume, tua quimica, mi fazendo homem, Delicia! Tudo isso porque é mulher''. Neste fragmento observa-se a pureza de alguns sentimentos, na idealização da mulher, a poesia é isto, ela comprense aspectos dificeis de se compreender e da possibilidade desses aspectos transcederem ao mundo real, ao mundo fático.

    Damiana Jacqueline Martins - I período

    ResponderExcluir
  14. Segundo o poeta e professor admauro gomes “A poesia, este ser intraduzível, tem na sua essência algo de inclassificável. Por mais que alguém tente entende-la, isto se apresentará revestido de uma indefinição imensa. Assim, cada autor, diante de um objeto ou situação, recebe estímulos diferentes e produz (ou traduz) um poema SUI GENERIS e não da para mensurar a carga poética que certos objetos provocam em dois indivíduos. Como no poema do professor e poeta Wilson Santos ele penetra neste campo e ao se emocionar, emociona o leitor com um desmedido sentimento amoroso. Quando ele cita em seus versos. “E eu sentindo teu cheiro, teu perfume, tua química, me fazendo homem. Delícia, isso tudo, porque és mulher.
    O poema Delícia é uma mensagem que o autor tenta passar, pois nada ofusca o seu amor pela amada.

    Ana Karoline Hipolito da silva - 1º período de letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Ana. Seu texto passou o "teste."

      Excluir
    2. Cicero CB 2 período de Letras.4 de outubro de 2014 às 02:45

      Sabe-se que, poema e poesia são coisas diferentes. Texto estruturado em versos, isso é poema. Porém quando lemos ou ouvimos alguém recitar determinado texto, e sentimos algo 'Intraduzível', ocorre a poesia. Salienta-se ainda que, poesia, acontece na leitura de uma prosa, na observação da natureza e da pessoa amada. No poema Delícias, o poeta Wilson Santos, estimulado(e não inspirado) por sua amada externa o eu lírico, quando escreveu: 'Te adoro! Gosto de te ver...me dizendo coisas de amor'. Já expressamos acima sobre poesia, como algo sem tradução, 'Intradução' essa, observada no poema 'As letras criam asas' no qual, Wilson Santos questionou 'Meu coração ferve?...Não sei! É um passado Somado ao presente Brilhando no firmamento do aprender'. Quem está apto à tradução?
      Por esses e outros motivos, um poeta é um ser criador, que com suas invenções faz, o mundo ser mais belo.

      Excluir
  15. Entende-se por poema e poesia,Segundo o Professor e Poeta Ademauro Gomes “Poema é um texto literário escrito em versos,geralmente esta composto em estrofes , e tem uma carga poética metafórica muito grande ,é desta carga poética que surgi a poesia ,um elemento abstrato, impalpável algo que você senti. Quando È colocada no papel ,é que a poesia assume um formato definitivo que chamamos de poema.” Por exemplo é o poema do poeta Wilson Santos. "Sentindo teu cheiro,teu perfume , tua química me fazendo um homem delícia ." o eu-lirico deixa transparecer o seu amor incondicional, pela sua amada nestes versos.

    Jessyka Emmylly Hayalla Sousa Santos-1º período de letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessyka:

      O pensamento está correto, mas é preciso ter uma atenção maior com a digitação.

      Excluir
  16. boa noite! professor eu fiz o que se pediu porem eu tive quer ler em livros e rede sócias e depois escrever o que eu entendi, ou eu tinha que escrever o nome do site que eu li e do livro também meu professor, eu confesso que estou bastante confusa a respeito de poema e poesia e o que escrever. espero que nas próximas aula eu consiga e EU VOU CONSEGUIR LHE GARANTO PROFESSOR
    ROMÉLIA MILÂNIA LIMA DA SILVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem. É assim que se fala.
      Transcreva o texto que publicou e me mostre na sala de aula.

      Excluir
  17. Vamos falar que poesia é a arte de transmitir sentimentos por meios de texto, e que esses texto são chamados de poema, ou seja o poema é o texto, a escrita, o formato em que ela é feita, as linhas que formam uma obra e que geralmente e feita em versos, isso é poema. A poesia é o que esta dentro de um poema, ou seja, a essência, é um algo abstrato que sentimos e não conseguimos pegar e não podendo esquecer do uso das METÁFORAS e que vimos na obra do Professor e Poeta Wilson Santos, Delícias, que diz assim, “Te adoro, gosto de te ver, assanhada, dormindo, assoprando, sorrindo, suada, suja, barriga molhada...” alguns leitores vão se assuntar com o que estão lendo e muitos com certeza não vão entender e se perguntar, como que uma pessoa gosta de uma mulher, suada, suja, barriga molhada e ainda chama de delícia ! mais o que realmente o autor quis transmitir é um ato totalmente amoroso, é um rapaz cheio de amor pra dar a uma mulher, então vimos que o autor fez o uso de metáforas para mostrar ao leitor uma coisa totalmente diferente e com essa diferença ele mostrou sua poesia .

    Kleberson Paulo da Silva Oliveira
    1º Período de Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Kleberson. Está bom assim.
      Tenha mais cuidado com a grafia e a concordância das palavras: "esses texto... leitores vão se assuntar... mais o que... amor pra dar...

      Excluir
  18. Ilquésia Paula da Silva29 de setembro de 2014 às 23:47

    Entende-se que poema é uma obra literária, escrita em versos, estrofes ou prosa e tem como finalidade demonstrar sentimento e emoção. É o que se ver no poema Delícias de Wilson Santos, onde o autor relata seus desejos e paixão pela sua amada dizendo: "Gosto de te ver
    assanhada, dormindo, assoprando, sorrindo..." Já poesia é tudo aquilo que desperta sentimento. No verso do poema delícias o autor demonstra seus sentimentos dizendo: "E eu sentindo teu cheiro, teu perfume, tua química me fazendo homem:" Ao expressar com enfase seu amor, notamos no poema com clareza a poesia.
    Ilquésia Paula
    1º Período

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... ou prosa (não!).
      Os exemplos de poema e poesia não explicam com clareza a distinção entre um e outro.
      É preciso melhorar!

      Excluir
  19. Entende-se que poema é tudo aquilo que é escrito, temos como exemplo no poema Delícias de Wilson Santos: "Sentindo teu cheiro, teu perfume, tua química," que usando de uma forma encantadora expressa seu jeito de lembrar alguém. Já a poesia é a arte, é a emoção, vem de dentro para fora, é um sentimento puro vem da alma, temos como exemplo no poema As letras criam asas, quando o autor usa de uma maneira metafórica, ele revela o que sente. "Meu coração fere? Chora? Vibra? Chama? Viaja?".
    Raiany Mirella
    1º Período

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "... tudo aquilo que é escrito," não!
      Os exemplos não explicam com clareza a distinção entre poema e poesia.
      É preciso melhorar!

      Excluir
  20. Dizemos que poema é uma obra literária entre verso escrita por poema de Wilson Santos delicia percebe-se uma declaração de amor, um sentimento de carinho e demonstrações de afeto que se desenvolve entre o autor que possuem a capacidade de demonstrar seu amor quando diz “e eu sentido teu cheiro, teu perfume, tua química me fazendo homem delicia” é um jeito d lembrar de alguém que deixou saudade e uma forma encantadora. Já a poesia surge em forma de vista no estado da alma podemos encontrar sentido despertar sentimentos no poema o autor expressa um sentimento “meu coração ferve? Chora? Vibra, chama, viaja? Não sei é um sentimento meio caótico.

    Aluna: Tatiane Ketully Leôncio da Silva
    I Período de Letras

    ResponderExcluir
  21. Nas asas das delicias
    O Prof. Ademmauro em seu comentário, cita Ana Lúcia Santana que define a poesia como "o universo desconhecido das emoções".Linda definição e muito coerente em se tratando de nossa estimado/amado Wilson que teima em deixar em seu fechado interior tanta beleza e graça como que resguardando-os apenas para si mesmo, Agora, com todo este estrondoso sucesso, quem sabe descobrirá que precisa aparecer mais,tanto para seu próprio bem como para todos leitores viciados (como eu sou) no blog professordelite.......... Prof. Wilson tem a grandeza de se denudar debaixo da luz solar e sutilmente perguntar: observaram o que concretamente eu sinto? notaram meu romantismo? perceberam que eu desencapsulei minha imaginação? E quanto "As letras criam asas"...meu Deus, nem sei como me expressar. Penso que as letras de Wilson, em seu bloco de anotações, rabiscadas à lápis, não só criam asas, mas, exalam perfume, escancaram paixão, rabiscam o céu com raios de luz, expressam ternura, envergonham até as cores do arco iris. Dois magistrais poemas.

    ResponderExcluir
  22. EU MATO A COBRA E MOSTRO A MORTA!

    Impressionada, no mínimo!
    Em tempo algum imaginei ter diante dos olhos, um poema absoluto do professor Wilson Santos. Eu concordo com Admmauro Gommes quando denuncia que esse professor inovou o método de ensino, mas também sou testemunha do tradicionalismo defendido por ele. Não me surpreenderia se o poeta em questão, assinasse um poema com métrica e estrutura perfeitas, algo bem parecido com "Construção" de Chico Buarque. A verdade é que eu fiquei confusa tentando interpretar "Delícias". Tenho certeza que nunca escutei de ninguém: "Te adoro soprando". E o que dizer de: "Te adoro suada, suja, barriga molhada"? É preciso muito amor! Resolvo passar meus olhos para "As letras criam asas" e fico tranquila porque vejo que eu não sou a única que não entendeu a mensagem. Vamos para a prova: "Meu coração ferve? Chora? Vibra? Chama? Viaja? Não sei!". Coitado do eu-lírico! Nem ele está entendendo nada! Não imaginava também que a FAMASUL escondia mais um poeta absoluto, talvez até o pioneiro dessa poesia enigmática. Minha frustrada interpretação é mais uma prova disso. Fiz questão de mostrar o meu fracasso no entendimento do poema porque: "Eu mato a cobra e mostro a morta!". Igual ao professor Wilson...
    Um abraço absoluto de Sylvia Beltrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse a você, Sylvia? O cara é uma poeta dos bons.

      Quando eu li o segundo texto, fiz o seguinte comentário: "Eis um poema absoluto!
      Eu sabia de sua existência dentro do poeta. Ele só estava engasgado... Mas agora saiu."

      Salve Vital, digo, Wilson!

      Excluir
    2. A poesia vai além da palavra. Ela apresenta possibilidades infinitas de entendimento. Por exemplo, o que o poeta quer dizer, exatamente (?), em DELÍCIAS, quando declara: “Te adoro!/Gosto de te ver/assanhada...” Assanhada? Como assim?

      Alguém tente explicar como é a “assanhada” do escritor. Podem comentar.

      Excluir