30 de setembro de 2014

UMA GRANDIOSA AULA DE CIDADANIA DEMOCRÁTICA

"Cida continua me surpreendendo. Que lição de vida, de esperança e de política ela nos dá!" - A. Gommes  
Cida Vilas Boas (São Paulo)

O blog do Prof. Admmauro Gommes nem me surpreende mais. Aprendi que "aprendo sempre" e, hoje, que há umas muitas maneiras de ser professor sem efetivar o ranço dos conteúdos programáticos, com grades ou gaiolas mencionadas e criticadas pelo prof. Calazans, citando Ascenso Ferreira e Rubem Alves no texto "O êxtase do pássaro".

Pois bem; que grande salto deu o prof. Admmauro ao levar à sala de aula o pensamento e o posicionamento da juventude dentro desta medíocre realidade da política atual de nosso país.
 
Cida Vilas Boas
Tudo foi claramente dito a começar pelos professores (magnífica posição do Prof. convidado e do comandante da nau dos estudantes rsrs, o assunto não é para rir, mas...) até os alunos, sem medo e sem restrições num debate extremamente politizado e democrático.

Lendo tudo, pude reacender a chama de esperança que não morre dentro de mim, esperança de uma reviravolta neste coronelismo político do Brasil. Na verdade, está o povo brasileiro num verdadeiro voto de cabresto há muito tempo inaugurado e até hoje praticado.

Minhas esperanças sempre estiveram numa geração jovem, comprometida com a mentalidade aberta para a mudança desejável, com responsabilidade cívica, idealista, corajosa, dinâmica, aquela que persegue o certo, a moral sem fingimento, o trabalho, o ganha-pão com seu próprio suor, completamente contrárias daquilo que hoje presenciamos nesta sociedade entregue ao banditismo, à corrupção legalizada... e por aí em diante.

Estes jovens da FACIP deram uma grandiosa aula de cidadania democrática para o brasileiro acomodado, inerte, desavisado, desprovido de autoestima e conhecimento de seu valor, entre outras coisas. Hoje o brasileiro é cobrado tão somente em suas obrigações e deveres, mas pouco ou nada em seus direitos. Esta visão melancólica de subserviência, incapacidade para a luta, inutilidade civil leva o povo ao fatalismo e consequentemente ao comodismo; é como um aprisionar-se, a um amordaçar-se entregar-se ao destino do "seja o que Deus quiser".

Esta geração guerreira que lota as universidades está à frente de uma revolução intelectual e política que fatalmente, mas a longo prazo, banirá este marasmo vivenciado hoje por todos nós. Muitas cabeças pensando em conjunto acharão uma saída digna que tanto necessitamos.

Coragem e garra é o que desejo a vocês, universitários embandeirados e prontos para uma guerra santa, estudantes e professores da FACIP que já são tão queridos por mim. Abraços a todos.

Leia os textos dos alunos sobre o debate em:


________________________________
Admmauro, no próximo dia cinco de outubro, iremos acordados dar, para uns, já para outros tirar o poder. Poder este que está conosco, não somente nos dedos que usaremos na urna, mas em nossa mente. Será que só em sonhos temos o poder? Compreendamos que ELES estão sobre uma tábua, à beira de um precipício, e nós na outra extremidade, metaforicamente segurando-os com nosso PODER, e não os políticos a nós. Usem bem e para o bem, vossos PODERES.Cícero Benedito/ Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário