23 de setembro de 2014

TALENTO E GENIALIDADE


"Talento é paciência sem fim"
 (Gustave Flaubert)

O talento e a genialidade não são frutos do acaso, mas de uma disciplina rigorosa e de muito esforço, contando com a permanente busca do alvo desejado, do sublime e do surpreendente. Isso nasce de um “estalo”, algo que simboliza para uns a inspiração, para outros, puro domínio da técnica. Mas, afinal, que elementos se alinham para o surgimento de um poema? Procurando responder a esta pergunta, a Psicologia Cognitiva destaca a existência do insight como situação que desencadeia a descoberta súbita da resposta a um problema e que reorganiza o campo perceptivo, podendo ser analisado como elemento responsável pela criatividade, rompendo as expectativas. Entende-se, portanto, que toda arte precisa da provocação do artista, que vem ou de seu mundo interior ou exterior. A resposta surge em forma de texto literário, no caso da literatura. - Admmauro Gommes



Comente este texto. Deixe sua opinião logo abaixo

4 comentários:

  1. Por mais repentina e surpreendente que sejam as ideias que remetam à produção de um poema, é somente com o apuro da técnica – não necessariamente acadêmica – que se chega a um resultado satisfatório, e essa técnica é o somatório das experiências de pesquisa e prática, tanto da leitura ou audição quanto da escrita ou produção oral, ou seja, o exercício constante e consciente da poesia. Não excluímos entretanto o fenômeno do insight neste processo, pois estímulos sensoriais ou psicológicos podem nos impulsionarem a uma percepção inovadora e criativa, mas sem o domínio dos recursos formais da literatura essa ideia se dissolveria por falta de consistência. O poema é portanto um objeto de caráter estético, fruto de trabalho inventivo, compreensão e expressão semiótica da realidade, amparado pela experiência de vida consciente do autor, que fatalmente o induzirá ao belo, ao novo, ao sublime. (Cleber Teixeira - Itaberaba - BA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Cleber. Vejo que ainda está afinado.

      Participe mais vezes pois estaremos publicando os comentários deste blog na revista Urubu. (Leia on-line clicando em REVISTA DE LITERATURA na parte direita desta página.

      Excluir
  2. Professor Admmauro, fiquei encantada com sua "genialidade" ao explicar o Talento, coisa que para mim era inexplicável. No entanto, suas palavras brotam de maneira tão natural e espontânea que dignificam seus cognomes: professor, poeta, escritor, e outros comumente citados pelos colegas. Talento é "...permanente busca do alvo desejado, do sublime e do surpreendente". Se a sua explanação terminasse aqui, já estaria, eu, satisfeita. Mas não, e a continuação me impressionou pois, se a inspiração é um "estalo" ou deixa de ser, pouco ou nada importa desde que o que vale mesmo é a "reorganização do campo cognitivo... como elemento responsável pela criatividade rompendo as expectativas". Sensacional!

    Fechem as cortinas!

    Aplausos!
    Sua admiradora, Cida Vilas Boas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Cida! Você é que é genial e cheia de poesia. Muito me comovem suas palavras e atenção ao que nós fazemos aqui em Pernambuco. Um admirador que tem a admirada como admiradora é sublime.

      Nós também te admiramos muito (eu e Wilson).

      Um abração.

      Excluir