16 de setembro de 2014

LENDO UM LIVRO EM QUATRO MINUTOS

EXPERIÊNCIA DE LEITURA NO CURSO DE HISTÓRIA (FAMASUL) - 
Alexandra Rosendo da Silva e Maiara Maria da Silva
Na aula de Leitura e Produção de Textos (12/5/2014), o professor Admmauro Gommes perguntou ao 1°período de História se seria possível ler um livro em apenas quatro minutos. A resposta da turma foi única: Impossível, professor! Logo, os convenceu de que seria possível e, apresentou aos futuros historiadores três tipos de leitura:
A leitura comum é aquela feita habitualmente onde se lê página por página;
A leitura em estudo exige uma maior dedicação do leitor, pois necessita a interpretação das entrelinhas; e
A leitura em diagonal, que é feita quando se tem pouco tempo, dando ênfase aos índices, títulos, subtítulos. Leem-se alguns parágrafos ou frases no início, meio e fim do texto, com a finalidade de encadeamento das ideias. Esta foi a leitura escolhida para ser trabalhada em sala de aula e a obra, Joaquim de Xexéu, escrita por Admmauro Gommes e Antonio de Souza Júnior.
Após se passarem os minutos da leitura, os alunos foram desafiados novamente a escrever um texto em apenas cinco minutos, baseando-se na leitura em diagonal.
Os resultados foram surpreendentes: textos com uma qualidade e quantidade de informações que deixou o professor e os alunos satisfeitos. Então, produzimos durante a aula os textos que seguem:

“O pastor Joaquim foi um homem de grande importância para a cidade de Xexéu, pois fez com que as pessoas acreditassem que Deus é a luz no fim do túnel”. Independente de religiões, todos o admiravam. Ele foi pastor da Assembleia de Deus durante vinte e sete anos e, transformou a vida de muitas pessoas. Sabemos que ser pastor é um chamado do Senhor e ele ficou na cidade tempo suficiente para cumprir sua missão: Evangelizar o povo Xexexense.” Alexandra Rosendo
  
“O livro é uma homenagem ao pastor Joaquim. Relata sua história de vida como homem de Deus e atribui a ele elogios e muita admiração pelo papel que desenvolveu como pastor e pelo seu evangelho com ideal de vida.” -Maiara Silva

Em seguida, Admmauro abriu espaço para que os alunos pudessem opinar sobre a dinâmica realizada. As opiniões foram as seguintes: 

“Achava que não iria ser capaz de produzir um texto em pouco tempo, mas me surpreendi com o meu resultado.” (Aldilene Paula); e “Como a nossa vida é muito corrida, essa prática nos auxilia nas produções textuais.” (Vitória Silva).

Destacamos positivamente nessa dinâmica a curiosidade despertada nos alunos e, o desejo de tornar a prática da leitura constante. Através dessa aula, ficamos a imaginar em que nível de conhecimento podemos chegar, lendo diversos livros em tão pouco tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário