EXPERIÊNCIA DE LEITURA NO CURSO DE HISTÓRIA (FAMASUL) -
Alexandra Rosendo da Silva e Maiara Maria da Silva
Alexandra Rosendo da Silva e Maiara Maria da Silva
Na
aula de Leitura e Produção de Textos (12/5/2014), o professor Admmauro Gommes
perguntou ao 1°período de História se seria possível ler um livro em apenas
quatro minutos. A resposta da turma foi única: Impossível, professor! Logo, os
convenceu de que seria possível e, apresentou aos futuros historiadores três
tipos de leitura:
A leitura comum é
aquela feita habitualmente onde se lê página por página;
A leitura em estudo exige
uma maior dedicação do leitor, pois necessita a interpretação das entrelinhas;
e
A leitura em diagonal, que é
feita quando se tem pouco tempo, dando ênfase aos índices, títulos, subtítulos.
Leem-se alguns parágrafos ou frases no início, meio e fim do texto, com a
finalidade de encadeamento das ideias. Esta foi a leitura escolhida para ser
trabalhada em sala de aula e a obra, Joaquim de Xexéu, escrita por Admmauro Gommes e Antonio de Souza Júnior.
Após
se passarem os minutos da leitura, os alunos foram desafiados novamente a
escrever um texto em apenas cinco minutos, baseando-se na leitura em diagonal.
Os
resultados foram surpreendentes: textos com uma qualidade e quantidade de
informações que deixou o professor e os alunos satisfeitos. Então, produzimos
durante a aula os textos que seguem:
“O pastor Joaquim foi um homem de grande importância para a
cidade de Xexéu, pois fez com que as pessoas acreditassem que Deus é a luz no
fim do túnel”. Independente de religiões, todos o admiravam. Ele foi pastor da
Assembleia de Deus durante vinte e sete anos e, transformou a vida de muitas
pessoas. Sabemos que ser pastor é um chamado do Senhor e ele ficou na cidade
tempo suficiente para cumprir sua missão: Evangelizar o povo Xexexense.” Alexandra
Rosendo
“O
livro é uma homenagem ao pastor Joaquim. Relata sua história de vida como homem
de Deus e atribui a ele elogios e muita admiração pelo papel que desenvolveu
como pastor e pelo seu evangelho com ideal de vida.” -Maiara Silva
Em seguida, Admmauro abriu espaço para que os alunos pudessem
opinar sobre a dinâmica realizada. As opiniões foram as seguintes:
“Achava que não iria ser capaz de produzir um texto em pouco
tempo, mas me surpreendi com o meu resultado.” (Aldilene Paula); e “Como a
nossa vida é muito corrida, essa prática nos auxilia nas produções textuais.” (Vitória
Silva).
Destacamos positivamente nessa dinâmica a curiosidade
despertada nos alunos e, o desejo de tornar a prática da leitura constante.
Através dessa aula, ficamos a imaginar em que nível de conhecimento podemos
chegar, lendo diversos livros em tão pouco tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário