26 de setembro de 2018

A VEROSSIMILHANÇA NA FICÇÃO

Teoria da Literatura II

Posicione-se criticamente a respeito da existência da verossimilhança no texto narrativo. Cite um romance como exemplo e utilize o texto abaixo para argumentar.

“Quando falamos em transfiguração do real, fazemos referência a um mundo imaginário, a algo criado pelo próprio artista. No entanto, não é porque a estória não é verdadeira que ela não deve possuir uma lógica, uma equivalência com a verdade.” (Vânia Maria do Nascimento Duarte)

10 comentários:

  1. Verossimilhança é na ficção tudo o que se assemelha com a vida real, tem a possibilidade de acontecer, ter acontecido ou está acontecendo. São escritas fascinantes que fazem o leitor acreditar que realmente foi vivida em determinado contexto, pois se parece muito com acontecimentos verdadeiros. O autor utiliza da verossimilidade para prender e entreter o receptor fazendo com que ele viaje com a personagem, se envolvendo por completo.
    É bem perceptível o uso da verossimilhança em obras famosas. Podemos observar isso na obra de Graciliano Ramos “Vidas Secas”, quando a persona, Fabiano é o retrato de um nordestino que sofre com a seca e é obrigado a partir para encontrar refúgio e sobreviver com sua família. Nesse texto a probabilidade do legente acreditar que a história de Fabiano foi realmente vivida é grande, por causa das circunstâncias ocorridas, se tratando de uma personagem típica de um vaqueiro no sertão e seguindo fielmente essa linha.
    A ficção literária pode se comparar com um fato verídico que poderá acontecer, ter acontecido ou está acontecendo, porém, nunca vai ser verídico. Os elementos da obra vão persuadir o leitor a acreditar na veracidade dos fatos que está lendo por haver elementos que se assemelham com nosso mundo real e coisas do nosso cotidiano. Na obra de Rachel de Queiroz “O quinze”, relata um romance entre os primos, Vicente e Conceição e a diferença cultural entre eles, isto é, acontecido que pode claramente decorrer na realidade, fazendo da história verossímica e muito interessante.

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  2. • Como o autor se utiliza a verossimilhança dentro da ficção literária




    A verossimilhança textual é a qualidade do que perece verdadeiro, ou seja o que não contraria a verdade dos fatos
    Esta atrelada a solidez cujo objetivo numa obra literária é a coerência, a ligação harmônica entre os elementos fantasiosos ou imaginário, que são essênciais para a compreensão do texto.
    Analisando a obra literária “ vidas secas” de Graciliano Ramos, podemos afirmar a verossimilhança, autor narra a história de uma família, Que decide se evadir de sua terra para se livrar da seca, o mesmo se utiliza dos elementos apropriados e realísticos que mesmo na ficção literária não perde a veracidade dos fatos, e envolve os
    personagens em um cenário real, mesmo vivendo a ficção.

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  3. A verossimilhança na ficção trata do que o que é narrado se assemelhe à realidade,onde os fatos não precisam ser verdadeiros,pois o que é verdadeiro dispensa a verossimilhança,pois a mesma trata daquilo que parece ser verdade,ela é atribuída à probabilidade de algo acontecer, ter acontecido ou até mesmo estar acontecendo.
    Na literatura,mesmo que seja algo inventado,o que está escrito faz com que o leitor acredite que o que foi lido aconteceu com a personagem ou poderá acontecer na vida real,pois o leitor encontra lógica no que foi lido, aproximando cada vez mais a ficção da realidade.
    Na obra de Graciliano Ramos "Vidas Secas", é retratada a vida de uma pequena e pobre família,onde a seca é o principal problema sofrido por ela. Com isso,percebe-se que é grande a possibilidade de uma família ter passado, estar passando ou vi a passar na realidade pela situação que foi vivida pelas personagens. Vê-se que a obra trata de algo que pode ser possível de acontecer, é algo verossímil .

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  4. Sendo uma das mais importantes no enredo de uma história, a verossimilhança é a existência de nexo e harmonia entre fatos e ideias numa obra literária, ainda que os elementos imaginosos sejam determinantes no texto. Ela não precisa obrigatoriamente manter-se fiel a realidade, mas as coisas, precisam ter uma lógica, seguir uma ordem, aproximar-se do real. Esse sentido interno presente na obra, consegue provocar no leitor a impressão da verdade. Exemplo de uma verossimilhança na ficção literária é a obra mais popular do pernambucano João Cabral de Melo Neto “Morte e Vida Severina”. É um poema de construção dramática onde o autor escreve sobre o nordeste e choca pelo realismo. Com temática regionalista, Morte e Vida Severina retrata a trajetória de Severino que deixa o sertão nordestino em direção ao litoral em busca de melhores condições de vida e se depara com a morte, descobrindo que a mesma não escolhe cor, raça, ou status social. E é justamente ela a maior empregadora do sertão. Severino até tenta suicídio mas é impedido pelo carpinteiro José, representando na obra a remissão dos pecados, fazendo alusão ao pai de Jesus Cristo que também era carpinteiro. A verossimilhança é representado pelo fundo social da peça retratando assim o cenário nordestino do sertão, e os pernambucanos que buscam condições melhores fora desse contexto social.

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Criar um texto verossímil consiste num trabalho sequencial de causas, isto é, fatos que originam outros fatos.
    Já é sabido que a verossimilhança é uma característica de textos fictícios que se fundamentam na realidade, bem como diz Vânia Maria; “Quando falamos em transfiguração do real, fazemos referência a um mundo imaginário, a algo criado pelo próprio artista.”, no entanto a verossimilhança não deve ser algo atualmente verídico e sim algo possível de acontecer.
    O autor provoca a impressão de realidade utilizando uma linha coerente de acontecimentos interligados que desencadeiam outros acontecimentos – consequências – de modo que esses fatos não entrem em contradição e estejam o mais próximo possível da realidade.
    A obra Iracema de José de Alencar retrata o romance entre uma índia chamada Iracema e o português Martim, que viviam em tribos diferentes e inimigas, e este fato desencadeia encontros e desencontros que levam ao surgimento de um amor entre os dois.
    José de Alencar utilizou-se de um fato – a chegada dos portugueses ao Brasil – para desenvolver uma literatura romântica verossímil. Esta causa ocasiona diversas consequências seguindo um pensamento lógico no qual há proximidade com a realidade, ou seja, há possibilidades de uma história como a de Iracema e Martim acontecer.

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  7. No contexto literário,dentre suas características e elementos, encontramos a verossímilhança dentro de uma texto narrativo,que precisa ser lógico e coerente com a narrativa,precisando de um início,meio e fim. um texto verossímil não limita-se ao fato de ter acontecido de fato,mas dentro das possibilidades de acontecimento. Na Inverossímmilhança onde se faz o oposto,a narrativa foge de uma situação possível,por exemplo: Se dissermos que uma mulher ao ser tocada ela pode engravidar. Mesmo que trabalhada num texto narrativo Inverossímil não é possível,nem passível de acontecinento... Já nos textos que comportam a inverInverossímilhança,existem sim,ainda que no mundo fictício a possibilidade de acontecimento.

    Em nossa literatura, é registrado por famosos escritores Brasileiros,relatos que trazem esses fenômenos verrossímel. Por morarmos num país tropical que já foi palco e anida é vítima, principalmente a região Nordeste,onde a seca,sendo um dos principais motivos que desencadeiam outros num conjunto processo de dificuldades. Destacando a obra de Graciliano Ramos em (Vidas Secas) a narrativa completa do seu início ate o final,mosta ali uma realidade que poderia ser fictícia,que mostra a vida de uma família,que vivem a procurar fugir da seca que os assolam,andando sem destino na tentativa de condições de vida para o casal e seus dois filhos,que traziam consigo dois animais de estimação: um Papagaio,e uma Cachorra por nome de Baleia. O texto narrativo registra uma situação verídica,pois o nosso Nordeste até nos dias de hoje,não só por motivos de seca,mas até a crise financeira,faz com que pessoas não apenas desta região do pais,mas de outras partes,saiam de seus lugares natal na busca por condições de vida melhor.

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  8. Criar um texto verossímil consiste num trabalho sequencial de causas, isto é, fatos que originam outros fatos. Já é sabido que a verossimilhança é uma característica de textos fictícios que se fundamentam na realidade, bem como diz Vânia Maria; “Quando falamos em transfiguração do real, fazemos referência a um mundo imaginário, a algo criado pelo próprio artista.”, no entanto a verossimilhança não deve ser algo atualmente verídico e sim algo possível de acontecer.

    O autor provoca a impressão de realidade utilizando uma linha coerente de acontecimentos interligados que desencadeiam outros acontecimentos – consequências – de modo que esses fatos não entrem em contradição e estejam o mais próximo possível da realidade.

    A obra Iracema de José de Alencar retrata o romance entre uma índia chamada Iracema e o português Martim, que viviam em tribos diferentes e inimigas, e este fato desencadeia encontros e desencontros que levam ao surgimento de um amor entre os dois.

    José de Alencar utilizou-se de um fato – a chegada dos portugueses ao Brasil – para desenvolver uma literatura romântica verossímil. Esta causa ocasiona diversas consequências seguindo um pensamento lógico no qual há proximidade com a realidade, ou seja, há possibilidades de uma história como a de Iracema e Martim acontecer.

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  9. É o autor um observador da realidade. É como um voyeur, se espreita em uma moita e procura fotografar as imagens que mais lhe interessa. Ao buscar um motivo para a elaboração de sua ficção, o autor procura dar verossimilhança, isto é, torna-la verdadeira, mesmo que seja absurdo, por exemplo, o caso de um morto contar sua própria história, Memórias Póstumas de Brás Cubas.

    Uma obra literária sempre vai ser produto da ficção, da imaginação do autor. Como dito anteriormente, o autor pode obter essa motivação a partir daquilo que o rodeia. É o caso, por exemplo, da história de Macabéa, personagem de A Hora da Estrela de Clarice Lispector. Através de um narrador ficcional, Lispector mostra o dia a dia de uma jovem nordestina que vive no Rio de Janeiro. As aventuras de Macabéa são tão comuns que tornam o enredo ainda mais verdadeiro. Tratando-se de uma ficção, o autor tem a primazia de torna-la real. Esse efeito provoca no leitor um estado de verdade; mesmo sabendo que é ‘mentira’, o leitor absorve a história e sente-se presente na narrativa.

    Portanto, para que aconteça esse fenômeno, a história deve ser dotada de uma lógica, coerência, espera-se que faça sentido. A medida que vai se tornando familiar vamos entrando na história, mergulhando naquele universo e absorvendo a ficção como verdade, a verossimilhança.

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