6 de agosto de 2014

O VOO NASCE DENTRO DOS PÁSSAROS

Por Cida Vilas Boas (São Paulo)

Professor Admmauro Gommes: Preciso parabenizar o grande literato Marcondes Calazans. Mas, não querendo abusar de seu grande ideal de fazer chegar àqueles que apreciam uma boa literatura, eu gostaria de incluir umas pequenas referências a um de meus autores preferidos: Rubem Alves.

Cida Vilas Boas 
Rubem Alves, um dentre tantos outros grandes escritores de respeito do Brasil, completou, infelizmente, o trio entristecedor de perdas num intervalo tão curto. Com um currículo invejável encontrou, na literatura, no magistério e na poesia um néctar dos deuses que o acompanhou durante sua vida aqui na terra.

Lendo o artigo de Marcondes Calazans ilustrando a caminhada pós-morte do grande Ariano Suassuna, "Os gênios não morrem", cujo título é uma verdade muito bem colocada, num artifício genial e imaginário, do encontro desses personagens numa outra dimensão, achei por bem incluir Rubem Alves nesta festa de intelectuais. Tenho certeza que estará à altura deles.

Sabe, eu poderia ficar escrevendo páginas e mais páginas sobre este escritor, mas vou ser sucinta e dizer apenas duas frases dele que me marcaram muito:
"Sou um pouco ator como todo professor deve ser"
e "Tem escolas que são asas e escolas que são gaiolas...
...
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer porque o voo nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."
______________________________________________________________

“Cida sempre me encanta. Ela tem a sensibilidade de 1000 mulheres juntas. Quando li sobre o voo e os pássaros, lembrei disso: "Algumas pessoas dão pena, outras dão asas". Sylvia Beltrão

Um comentário:

  1. Aqui, em um comentário de Sylvia Beltrão, cita-se "Algumas pessoas dão pena, outras dão asas". Preciso saber a quem pertence esta citação. Ajudaria se soubesse como entrar em contato com Sylvia Beltrão. Obrigada.

    ResponderExcluir