15 de agosto de 2014

O ÊXTASE DO PÁSSARO

Por Marcondes Calazans




Lendo o texto suave da Cida, fui convidado a me interiorizar, a olhar  para dentro de mim e buscar em minhas lembranças o passado de um escritor da nossa região que, como Rubem Alves, também desencantou do atual plano em que nos encontramos e foi levado para as esferas universais da existência incorpórea.

O Ascenso Ferreira (1895-1965)  que bem emblema as frases do Rubem Alves citadas pela Cida, de forma deveras especial, no poema “Minha Escola” publicado no livro Catimbó em 1927. O poema de Ascenso, quando levado ao conhecimento da sociedade da época provocou  comoção em estudantes e professores, quando falou:

 A escola que eu frequentava era cheia de grades como as prisões.
E o meu Mestre, carrancudo como um dicionário;
Complicado como as Matemáticas;
inacessível como Os Lusíadas de Camões! 
                           (Ascenso Ferreira)

Rubem A. Alves (1933 - 2014), por sua vez, pela versatilidade de sua obra, embora, não tão perto de Ascenso no tempo, conseguiu ser convergente ao escrever sobre a escola, muito bem apontado pela eterna educadora Cida.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. (Rubem Alves)


Um detalhe em destaque nos versos  de Ascenso e Rubem são duas palavras. O primeiro usa o termo  GRADES, o segundo, GAIOLA que em sua estrutura se fundem, especialmente quando a metáfora revela professores e alunos vítimas das grades curriculares obrigados a adotá-las sem questionar.
Pois sim, amiga Cida, o Rubem, pela vastidão do que escreveu, dando ênfase a vários temas, não devia ter desencantado tão cedo, pelo muito que ainda tinha que nos presentear em tudo o que escrevia.

O psicanalista, o educador, o teólogo, o pedagogo foi levar seu encantamento a outras esferas universais e, guarde uma certeza, ele se encontra em algum beiral no Cosmo, junto com os demais, a receber na fronte, de forma suave, o vento sopro de Deus, recheado de felicidades por tudo que nos deixou escrito, na expectativa de que através de suas obras e de nós, o Planeta Terra pode ser um pouco melhor do que tem sido.

E concluo dizendo que, se o “Voo nasce dentro dos pássaros”, podemos concluir que gaiola, ou grade alguma poderá deter o seu arrebatamento, encantamento, êxtase.




Um comentário:

  1. Gaiola e grade

    Não sei, não sei mesmo, é a pura verdade. Essa dúvida me persegue quando penso que essa "caipira" daqui, pôde chegar até os "matutos"(como diz Guerra) daí, quando muitas vezes me vejo com o que dizer esgotado, escrevendo pouco para errar menos. E então, vem Marcondes Calazans, pernambucano genial, interceder pela pobre daqui, enviando daí, ajuda fabulosa.

    Na pequena homenagem que fiz a Ruben Alves, quis apenas dar uma pincelada na montanha de ideias registradas em seus livros, para mim, preciosos. Citei apenas duas frases que ele escreveu e, no entanto, Marcondes Calazans, tomando minha deixa, expôs com magnitude, tudo aquilo que deixei de dizer.

    Confesso desconhecer totalmente a obra de Ascenso Ferreira por isso, talvez, não tenha visto o paralelo das ideias de ambos. Benditos sejam os livros que guardam relíquias recheadas de sabedoria e benditas as mentes preciosas e divinamente lapidadas como o cérebro privilegiado desse literato Calazans. Sua excelente colocação enriqueceu e complementou meu singelo texto e por isso meu coração agradecido bateu mais forte por você, meu caríssimo amigo.

    Saiba que tem toda razão quando diz que eu, apesar de eu estar tão longe geograficamente de todos que pertencem a este ninho ornamentado em ricas obras artísticas, de todas as áreas das artes, estou realmente junto a todos; Admmauro Gommes, Ricardo Guerra, Sylvia Beltrão, Paulo Katu, Wilson Santos, e você, a quem hoje me dirijo, e certamente àqueles frequentes leitores deste Blog.

    Aceite, Professor Calazans, os meus agradecimentos pela atenção que dispensa a essa sua admiradora. Do pedestal da literatura onde está, sinto seu olhar indulgente para com esta que, por acaso está entre este aglomerado de astros de primeiríssima grandeza no campo literário.

    Com emoção, eu o cumprimento por enaltecer as virtudes de Ruben Alves. Que Deus o contemple com mais e mais entusiasmo e ritmo a semeadura perfumada das letras incentivando as novas gerações com o poder de sua erudição.

    Essa pretensa escritora longe-perto de você, abraça-o fraternalmente com extensão a todos os pernambucanos que aprendi a amar.
    Até ...

    ResponderExcluir