29 de outubro de 2013

FAZER POESIA

PARTICIPE DESTE DEBATE

“O atraso na linguagem causa regressão no pensamento.” – Vital Corrêa de Araújo

“Fazer poesia sem nada mais que a ideia de poesia é o propósito (único) da poesia não impura. Constitui o desiderato deste (e de alguns outros poucos) poeta hoje. Não sei amanhã, mas o era ontem.”- VCA 
Vital Corrêa de Araújo e Admmauro Gommes
O que você acha sobre a inovação poética, os neologismos, na recusa ao tradicional, quando se busca novas formas de invenção na literatura? 

Deixe aqui sua opinião. Comente!

8 comentários:

  1. A fuga do clássico e da regra vem desde o modernismo, assim uma nova moda de literariar não deixa de encantar aqueles que já se acham dentro desta grande invenção que é a Literatura. E ainda vos digo que o novo modo de despertar essa inovação trará para os novos poetas grandes conflitos e comparações a outros de outras escolas Literárias, ou seja bem vindo a nova guerra Literária de palavras e invenção!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de tecer o meu humilde comentário sobre o tema em epígrafe, mas para tal necessito de uma informação mais detalhada do poeta Vital, quando ele afirma:
    “O atraso na linguagem causa regressão no pensamento.”
    No caso, ele está se referindo ao substantivo LINGUAGEM em sua verdadeira acepção da palavra -ou seja: (qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.), ou no sentido poético?
    Amplexos para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão restringe-se ao uso da palavra como elemento básico da linguagem literária.

      Excluir
  3. Acho expetacular essa nova forma de expressar a poesia !! pretendo ir mas a fundo neste tema!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá!

      Uma nátega de seiva de sol
      sacode a poesia e o dia acorda
      com brumas de preguiça e cântaros cheios de pássaros.

      PODE CONTINUAR ESTE TEXTO. É UM POEMA QUE ESTÁ NASCENDO AGORA

      Excluir
  4. Uma nátega de seiva de sol
    sacode a poesia e o dia acorda
    com brumas de preguiça e cântaros cheios de pássaros.
    Bebendo preguiça na taça vazia
    Eles bicam as veias do sangue da bananeira
    Mas que doidera, nem taça, nem sangue, tudo besteira
    Ilusão de uma linguagem poética vadia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!
      Ricardo Guerra e a poética vadia.

      Como diria um amigo meu: "arretado!"

      Excluir
  5. Certo dia na Grécia Antiga, numa certa rua de Atenas, o filosofo Diógenes foi flagrado por seus conterrâneos atônitos com o que viam, o citado pensador com uma lanterna acesa em plena luz do dia, o que os levou a exclamar: "o que busca o velho Diógenes! O que procura! Diógenes, imperturbavelmente como quem quisera responder a uma pergunta não feita disse-lhes: "busco homens e mulheres; homens que tenham dênodo, coragem de assumir as coisas em que acreditam". Assim como no tempo de Diógenes, nos dias atuais procura-se o que o "velho" filósofo procurava... Eu vejo Vital Corrêa dessa forma, um homem imperturbável que escreve para a posteridade, pois a atualidade é redundante, monótona, convencional. A poesia de Vital Corrêa é uma lamparina que tem de certa forma invadido com sua luz a ignorância da escuridão compulsiva de uma sociedade embriagada pela mediocridade dos que insistem em querer tudo fácil. Vital é o complexo para pessoas inteligentes.

    ResponderExcluir