Esteja
bem informado
A redação do Enem é sempre estruturada de forma a
produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema, proposto pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educaionais (Inep), ligado à atualidade. Por
conta disso, procure estar atualizado com o conteúdo dos grandes veículos de
imprensa, em especial, as discussões sociais e políticas do momento, no Brasil
e no mundo.
Lembre-se
das competências
Na hora de entrar para fazer a prova, é importante
que o candidato ou a candidata tenha, fresca na memória, a estrutura básica de
um texto dissertativo-argumentativo. Mas quem quiser ter certeza de estar
pensando em tudo, deve também tentar decorar os critérios dos avaliadores, para
se assegurar que não há distanciamento entre o que eles esperam de você e o que
seu texto entrega:
Domínio da norma padrão da língua
escrita.
Compreensão da proposta.
Capacidade de organizar e relacionar
informações.
Construção da argumentação.
Elaborar proposta de intervenção ao
problema exposto.
Não
se preocupe apenas com a ortografia
O cuidado com a ortografia é sempre muito
importante (evite repetições, revise sua escrita e tome cuidado com o que
colocar no papel, final, o exame todo deve ser respondido à caneta preta), mas
não é o único detalhe que pode custar pontos na hora da escrita. Para se
garantir no domínio da língua escrita é imprescindível demonstrar:
Domínio da pontuação (variedade de
pontuação bem empregada).
Riqueza de vocabulário.
Tom formal, fugindo dos recursos da
oralidade.
Uso de termos específicos para a
temática.
Domínio das relações sintáticas,
unindo orações de forma a fazer sentido e construir um pensamento mais
complexo, enfático.
Uso correto dos pronomes relativos,
como que, do qual, da qual, à qual, a quem etc.
Respeito às normas de regência verbal
e nominal, atentando-se ao emprego da crase, por exemplo.
Não
fuja ao tema proposto
Todo ano, um tema referente à atualidade é eleito
como central à redação do Enem. É a partir dele que os inscritos no exame devem desenvolver um pensamento argumentativo e, para que
isso seja feito com sucesso, é extremamente importante que não se perca o foco
em relação à proposta original. Para isso:
Seja direto: não enrole para abordar
o tema, pois isso facilita o desvio da discussão.
Empregue conhecimentos de outras
áreas que sejam pertinentes à proposta de redação.
Demonstre sua opinião pessoal sobre o
assunto, apoiando-a em fatos atuais ou referências teóricas como grandes
pensadores ou até produções culturais de relevância.
Sintetize o que foi elaborado em uma
proposta de solução voltada à problemática central do tema abordado. Seja claro
e conciso.
Faça
uma boa introdução
O cartão de visitas do seu texto tem de ter de tudo
um pouco: apresentar o contexto do tema, oferecer uma visão geral do que será
abordado no texto e mostrar sua relevância e atualidade por meio da citação de
casos recentes.
Além disso, ele deve interessar o leitor na sua
redação. Uma boa ferramenta para isso pode ser destacar a questão central à
problemática do tema abordado já no primeiro parágrafo, inserindo nele uma
pergunta a ser respondida pelo texto.
Faça
com que seu texto chame a atenção do avaliador
Cada avaliador do Enem corrige, em média, 74
redações por dia. Isso faz com que ele desprenda aproximadamente 6 minutos para
cada texto, o que pode fazer a diferença se sua redação tiver aquele "algo
a mais". Mas como consegui-lo?
Siga ao máximo o padrão e estilo do
texto dissertativo-argumentativo. Não é hora de inventar moda, afinal, a maior
parte dos avaliadores deve valorizar uma conformidade com modelos.
Evite ao máximo erros gramaticais
graves (e tente revisar para evitar aqueles deslizes de caligrafia também).
Faça com que seu texto chame atenção
de alguma forma. Avaliado entre outras 74, sua redação pode ser aquela que
conquista realmente o avaliador, caso tenha um diferencial característico.
Textos
de apoio: eles podem te salvar
Acredite: eles não servem só para te dar alguns
argumentos de última hora. Os textos de apoio, além de servirem como
inspiração, são como guias para a perspectiva de reflexão esperada pelos
avaliadores. Por meio de uma boa interpretação deles, é possível inferir de
onde deve partir uma argumentação e como ela deve ser sustentada pelo inscrito.
Fonte:
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