31 de dezembro de 2016

POR QUE CLAMAMOS POR MUDANÇAS?


ACESSE E LEIA A VERSÃO N JORNAL:
http://www.folhape.com.br/folha-digital/edicao.aspx#page/8


POR QUE CLAMAMOS POR MUDANÇAS?
Admmauro Gommes
Poeta e professor de literatura
admmaurogommes@hotmail.com
               
Somos dependentes da intuição e das crenças internas bem mais do que imaginamos. Quando mentalizamos que se inicia um novo ano, por exemplo, absorvemos com facilidade a ideia de que tudo será melhor. Mesmo diante de uma crise conjuntural enorme, desprezamos as dificuldades e apostamos na etapa que se inicia. Para uns, é questão de força de vontade, para outros, fuga do real. Verdade seja expressa: quando se acredita e parte para a resolução do problema, muita coisa positiva pode surgir. 
Se pensarmos que os mesmos entraves continuam, eles permanecerão, não por sermos supersticiosos, mas porque todos os movimentos que realizarmos terão como alvo a solução ou o entravamento. Neste último caso, torna-se obscura qualquer projeção e nada acontece de bom, pois a mente bloqueia as palavras e as ações. Mais do que mero exercício imaginativo, algo realmente se concretiza. Nosso corpo possui uma comunicação intracelular impressionante, e a inovação começa dentro de nós, na corrente sanguínea, depois ganha força e forma, e torna-se realidade.
Por mais que alguém ignore, transformações constantes acompanharão o ser humano, por toda a vida. Biologicamente, somos renovados diariamente. A pele se renova a cada trinta dias. Deste modo, nossas células se mantêm em um contínuo ciclo de renovação. Não é à toa que “98% dos átomos presentes no interior das moléculas que compõem as células do corpo humano são renovados anualmente através do ar que respiramos, dos alimentos que ingerimos e dos líquidos que consumimos” (RINCON1). Sem perceber, estamos sendo mudados, o tempo todo. Este fato nos projeta também para um campo de alteração emocional, física e existencial, deslocando a visão de mundo, crenças e costumes, e o desejo de novidade pode ser indicação de uma inconsciência instintiva.
O que é difícil realmente para que acreditemos é que o novo nascerá sempre do velho, como borboleta que sai de um desprezível casulo. Isso nos perturba muito, diante das evidências e constatação de que tudo pode ser alterado, de uma hora para outra. Sem a mínima noção, expomos externamente o que por dentro já foi reprogramado. Aceitar que tudo pode ser diferente, nos encanta. Que bom que é desse jeito! Durante a existência, morte e vida nem sempre serão severinas. Assim, temos a permanente necessidade de renovação, como reconstituição natural. Não ter coragem para escolher outro rumo ou meta pode ser um problema. Porquanto, quando um ano se inicia, surge grande oportunidade para testar novos caminhos.
E aí? Você está pronto para se renovar e renovar o mundo? Quem sabe, o momento pode ser agora. Quem pensa em mudar de situação e não muda, no mínimo, está pensando de forma errada.
______________________

1RINCON, Maria Luciana. É verdade que as células do corpo humano se renovam a cada 7 anos? Disponível em: http://www.megacurioso.com.br/corpo-humano/44648-e-verdade-que-as-celulas-do-corpo-humano-se-renovam-a-cada-7-anos.htm

3 comentários:

  1. Prezado Professor Admmauro, bom dia! Bom dia a todos que acompanham este blog.Como sempre inquietando e instigando a nossa singela inteligencia!

    ResponderExcluir
  2. Mas ainda não respondi! Me espere! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir