28 de maio de 2014

A MOTIVAÇÃO É DIFERENTE DA AUTOAJUDA


Em entrevista ao comunicador Mávio Alves da Rádio Cultura dos Palmares, no Programa Falando Sério (19/5/14), o professor, advogado e filósofo José Rodrigues tratou do tema motivação. No primeiro momento, procurou distinguir o sentido da autoajuda e da motivação. Segundo ele, esta não se confunde com emoção. Em termos simples, motivação quer dizer: “me dê motivos para que eu entre em ação.” Ou seja, motiva-se para uma ação, para agir. Quem não tem motivo, quem não tem foco, quem não tem fé nada consegue realizar - disse.
José Rodrigues
Ainda na opinião do erudito entrevistado, existe motivação positiva e negativa: “Aqui tratamos da motivação positiva, aquela que constrói. Se a pessoa acredita, ela vai lá e faz. Na negativa, também acontece o que se coloca no plano da ação. Parece que uma nuvem cinzenta de desmotivação está se desenhando na região dos Palmares e do Brasil. Isso me faz lembrar um grande escritor chamado Admmauro Gommes, que me dedicou um poema com os seguintes versos (Recanto das Águias): “Uma águia voando/ no infinito azul/ desce pairando/ na Mata Sul.” E continua: “Seu ninho? – os montes./ Caminhos? - os ares./ Um novo horizonte/ desenha Palmares.” Isso quer dizer que o poeta estava motivado em Palmares ou por Palmares.

Mávio Alves
Quando Mávio perguntou se exigir motivação de quem não tem nada não seria algo demais, Rodrigues respondeu: “Se eu for depender de fatores externos para me motivar, eu não farei nada. De manhã, não sairei nem debaixo do lençol.” Insistindo, Mávio indagou: “Se alguém saísse de uma cidade para outra não representaria também uma motivação? Rodrigues retrucou: Há um provérbio que diz: “A grama é sempre mais verde do outro lado da montanha. Na verdade, ela pode ser tão verde tanto lá quanto aqui, depende da minha motivação”. Por exemplo, alguns nordestinos saíram daqui e foram lutar pela sobrevivência em São Paulo. Se eles relutassem aqui tanto quanto lutam por lá, o objetivo também seria alcançado. O problema é que aqui eles não se esforçam tanto do jeito que fazem do outro lado “da montanha.” Lá, acordam  bem cedo e trabalham muito. Aqui, alguns só querem passar o dia curtindo, tomando umas e outras e, desse  modo, com certeza, não se tem motivação e o sucesso nunca vai aparecer. Como se pode ver, não é uma questão de lugar; é uma questão de motivar-se em qualquer lugar.
José Rodrigues
Pode-se começar a motivação por boas leituras, meditação, amizades que edifiquem e sempre partindo para a prática, para a ação. Se eu me junto com pessoas que só acreditam em derrota, naturalmente, também serei derrotado. É de conhecimento geral que uma barra de ouro estando muito tempo perto de uma barra de ferro, vão aparecer traços dourados no ferro e ferrugem no ouro. Cada metal continua o mesmo metal, mas partículas de um, presentes no outro. Os bons relacionamentos contam muito. Um motivado motiva outro. Para quem não tem motivo para agir, quem não tem foco, quem não tem fé, já está derrotado. Um dos maiores problemas é que esperamos muito que os outros façam por nós. Abraham Lincoln disse: “Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios.” 
Ninguém está em situação ruim porque quer, mas está recebendo o resultado da semente que plantou, do trabalho mal feito, ou do que não se fez. Como sabemos, colhemos o que plantamos, mas às vezes, também o que não plantamos, quando herdamos. Assim, não se herdam apenas coisas boas. Existe também a herança má. Com isso, quero dizer que nós somos o resultado daquilo que pensamos e do que fazemos. Voltaire nos ensinou: “Vigiem os seus pensamentos, porque eles formarão os seus atos; vigiem os seus atos, porque eles formarão os seus hábitos; vigiem os seus hábitos, pois eles formarão o seu caráter; investiguem o seu caráter, porque ele forma o seu destino.” Conforme este filósofo – disse Rodrigues, - nosso destino começa com um pensamento. Explicando um dito popular que Deus permite riqueza a uns e pobreza a outros, Rodrigues conclui que Deus permite, mas a ação, fruto da motivação, provoca o desfecho que resultará em sucesso ou fracasso. Deste modo, é fácil perceber porque o FAZER é um verbo divino. Por exemplo, Deus começou “fazendo” ao dizer: “Faça-se... Haja...” Ou seja, aconteça! Disse e assim se fez. Se Ele imaginasse tudo e não fizesse nada, não agisse, nada teria acontecido.
Concluímos que motivação vai mais além do que autoajuda. Esta é apenas um pequeno degrau da motivação. O desejo de fazer as coisas, quando não vem acompanhado de uma ação, nada acontece. Quando se motiva, aí é que as coisas acontecem, filosofou JR.


Um comentário:

  1. Nobilíssimo douto mestre Rodrigues.

    O seu exemplo é uma grande motivação para mim. Não encontrei ainda alguém tão autêntico como você. És um ser raro, que ao conviver literalmente com as árvores que plantas, e que aí já estavam quando chagastes, aperfeiçoas uma qualidade em extinção no mundo em que estamos enquanto meros passantes nessa existência. Quando afirmas: "ninguém está em situação ruim porque quer..." reporto-me, faz alguns anos quando aconselhando-me dissestes, em face da situação de dor em que me encontrava ocasionalmente: "a dor aperfeiçoa o homem, e tenha certeza, esse momento irá fazer-lhe melhor e diferente". E isso tem acontecido. És um ser que de quando em vez deve aparecer, insurgir, pois o espírito que habita em ti, têm uma grandiosa missão, que nem eu, nem ninguém sabe qual é. A tua boa semeadura com certeza tem tornado cada dia o mundo um pouco melhor, por teu exemplo e sinergia espiritual.

    Grande e afetuoso abraço.

    ResponderExcluir