Parafrasear é reescrever, com nossas palavras, o pensamento de um autor, com o intuito de deixar o texto mais objetivo. Grandes trechos de uma obra podem ser citados como paráfrase, evitando-se longa e desnecessária cópia.
A paráfrase exige cuidados, como manter-se fiel à informação e à ideia do texto original parafraseado, além de se fazer remissão à fonte, sempre. Cuidado com este ponto, pois uma paráfrase não é plágio. No entanto, um texto parafraseado, sem a devida fonte, torna-se um plágio. Este pode ser voluntário (proposital) ou involuntário, fruto de uma citação indireta mal feita.”
Disponível em: http://metodologiadapesquisa.blogspot.com.br/2009/06/citacao-indireta-parafrase.html Acesso: 2.5.12
Estou à disposição para tirar dúvidas
às quartas (primeiro horário) e quintas (segundo horário)
ORIENTAÇÕES:
1. Transcrever o texto original com a devida autoria
2. Produzir a Paráfrase contendo o nome do autor
3. Citar fonte conforme modelo abaixo
4. Dê um título ao seu texto
5. Publicar no blog da turma
6. A paráfrase não deve ter menos de seis linhas, enquanto o original pode atingir até quinze.
7. O prazo para postagem é 31 de maio/2013.
Exemplos:
_________________________________________________________________________________
TEXTO ORIGINAL - Maria José Nóbrega
“Recontar histórias possibilita aprender a respeito do funcionamento da linguagem escrita. Recontar não é mera reprodução, é recriação, pois ainda que o escritor tenha o compromisso de preservar o enredo, imprime à história seu estilo próprio.”
RECONTANDO HISTÓRIAS (Paráfrase – por Admmauro Gommes)
Nóbrega (2008) entende que recontar história é uma maneira de se aprender os elementos que atuam no funcionamento da linguagem escrita. Mas isso não significa o simples ato de reprodução dos fatos. Esta atividade vai além da imediata ação de escrever, pois representa uma oportunidade de se recriar, utilizando a imaginação, contando de um jeito diferente, sem modificar o enredo. Na verdade, a prática de recontar histórias mostra que cada autor desenvolve seu próprio estilo.
Fonte: NÓBREGA, Maria José. Trabalhos com contos populares. p. 19. In: Leituras. Brasília: Ministério da Educação, 2008.
Observação:
OS TEXTOS ORIGINAIS DEVEM SER RETIRADOS, EXCLUSIVAMENTE, DA REVISTA QUE ESTÁ NESSE ENDEREÇO:
Professor Admmauro, gostei de seus esclarecimentos foi muito proveitoso. Não terei nenhuma dúvida quando for fazer alguma citação.
ResponderExcluirATENÇÃO!
ResponderExcluirO terceiro de Letras
deve publicar as paráfrases
no blog da turma