21 de abril de 2017

AULAS DE LITERATURA POPULAR


A INFLUÊNCIA DO MOTE

Considere os fragmentos que seguem e produza uma redação com caráter argumentativo justificando a importância do mote na construção do texto poético.

a) Na opinião do poeta alagoano José Inácio Vieira de Melo, para que o cantador de viola comece a produzir sua arte, “basta uma provocação, um ‘mote’ para surgir de forma instantânea o tema para uma canção.”

b) “Na vida cotidiana desses poetas existe o hábito de "dar motes" o tempo inteiro, durante a conversa. Qualquer assunto é motivo para um mote. Você está conversando no balcão de um bar, pede um cafezinho, vem frio, você reclama. O poeta ao lado ri e dá o mote: "Quem bebe café aqui / pode pegar resfriado", ou algo assim. É quase um cacoete, uma mania benigna.” - Bráulio Tavares




56 comentários:

  1. Deixe aqui seu comentário. Mínimo de dez linhas. Não se esqueçam de informar o período do curso e nome completo.

    ResponderExcluir
  2. Cleonice Campos dos Santos Oliveira
    Famasul
    Literatura Popular
    Professor Admmauro Gommes
    IV período de Letras

    "Mote"

    Mote, trata-se do motivo da obra poética, é um desafio imposto pelos autores/escritores/cantadores para impulsionar a criação , o tema da obra idealizada. O mote tem normalmente a representação dos gostos populares, não podendo ser confundido com o "refrão" pois o mote faz parte do verso e o refrão é a parte. Assim sem um mote para impulsionar, não haveria criação.
    Na criação do mote ele tem como característica geral a composição em 10 versos especificamente nos 2 últimos; O mote aparece finalizando as estrofes, podendo vir também separados na estrofe , sem esquecermos que também são metrificados; Neudson cláudino expressa no mote: "O planeta movido a internet é escravizado da tecnologia" nesse mote ele representa um assunto atual, flexivél, comum e verdadeiro, tipíco dos motes, isso esclarece que sua criação pode abrangir qualquer assunto.
    Assim dando-se o mote para o cantador ele faz a sua obra. ele se faz necessário pois facilita o decorrer da canção.
    Portanto seria o tema, o motivo, a questão que é criada para ser cantada; Ele é o principal assunto dentro da obra, tudo que se fala , se relaciona na estrofe precisa concretizar-se nele(mote). Há uma criação de sentidos em todas as estrofes que se encontram nos motes. Então ele se constitui no fundamento para a construção do texto poético.

    ResponderExcluir
  3. Sem o mote não há cantoria!

    Nas noites ou tardinhas, no alpendre da casa grande, no balcão do barracão do enge- nho, ou na casa de um morador que gostasse de cantoria; reunia-se o povo da redondeza pra ver uma disputa de violeiros, que durava noites e dias, até que se cassassem, e o vence-dor seria o que, mais e melhor dava resposta ao tema ou mote em discussão. O perdedor era aquele que não tinha mais fôlego poético para acompanhar o ritmo do repente, faltando-lhe palavras para fechar ou amarrar os versos, nas estrofes de sextilhas, décimas e etc.
    Em motes variados, muitas vezes conectados com situações vivenciadas pela história naquele momento ou outros passados. Os cantadores trilhavam por diversas paragens da “pilogamia” palavra criada pelo poeta cantador: Zé Limeira, com várias traduções, as mais usadas eram, ciência, e/ou conhecimento. Ele era campeão em criar palavras para não perder o fio da cadência ou da rima na cantoria. Assim como endoidar o adversário com motes não convencionais.
    Uns dos mais belos que eu já vi, diz: Eu vi os seios da lua/ no decote do horizonte e outro catado por Belchior(cantor, poeta e compositor cearense), que diz: No ano passado eu morri/mas esse ano eu não morro (Zé Limeira, o poeta do absurdo). O mote era tão aplaudido quanto o desenrolar da peleja vencedora, pelo lado, romântico, critico ou cômico. Vejam este aqui, que eu encontrei no blog da Besta Fubana, do escritor palmarense, Luiz Berto.
    O poeta cantador, Belarmino de França glosando o mote:
    Saiu um doido varrido E entrou um louco varrendo
    Logo após a eleição,
    Um doido se retirou,
    Mas outro doido chegou
    Com a vassoura na mão,
    Que de varrer a nação
    Antes vinha prometendo,
    O povo estava entendendo
    Que fosse em outro sentido.
    Saiu um doido varrido
    Entrou um doido varrendo.
    Dai, quão importante o mote pra cantoria e confecção de alguns cordéis. Em muitas vezes é a alma da cantoria, em outras, um chavão engraçado, ou simplesmente o tino, o veio, o véu da pilogamia zelimeriana. o poeta alagoano José Inácio Vieira de Melo, para que o cantador de viola comece a produzir sua arte, “basta uma provocação, um ‘mote’ para surgir de forma instantânea o tema para uma canção.” Forte, fraco, louco ou visionário, é como Cazuza, diz: Filosofia, eu quero uma pra sobreviver. O cantador por sua vez diz: dê-me um mote, para que a cantoria viva.

    José Rodrigues Filho
    5º período de Letras

    ResponderExcluir
  4. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - Famasul.
    Disciplina: Literatura Popular.
    Período: V de Letras.
    Discente: Matheus Luiz Dos Santos


    Muito se tem discutido, recentemente, acerca de o que é um mote, como podemos identificar um mote e sua importância dentro do texto. Trata-se de um ou dois versos que se repetem no final de cada estrofe. Neste caso, não podemos chamá-lo e considerá-lo como a mesma coisa que um refrão, pois são elementos poéticos distintos. O refrão é apresentado no final de cada estrofe, no entanto, usa-se separadamente. Por outro lado, o próprio mote está interligado, ou seja, está em conjunto à estrofe. Quanto a sua caracterização é colocado em textos versificados seguindo uma estrutura de 10 versos, compondo assim uma estrofe, sendo considerada as duas últimas linhas poéticas aquilo que chamamos de mote.
    De acordo com o fragmento de José Inácio Vieira de Melo: para que o cantador de viola comece a produzir sua arte " basta uma provocação, um 'mote' para sugerir de forma instantânea o tema para uma canção. Podemos considerar está afirmação do autor, pois os poetas e os cantadores para construir o seu texto ou a sua canção é necessário, na maioria das vezes, um motivo, uma razão para desenvolver o mote. Em grande parte muitos artistas se sentem provocados e instigados por um determinado público que visa a capacidade dá construção do mesmo.
    Levando-se em consideração esses aspectos. O mote é importante na construção do texto poético, porque podemos dizer que ele é o tema, o âmago que é criado para ser cantado. Não só importante quanto à estética, mas o ponto chave da abordagem a partir daquilo que foi sugerido. Tendo em vista que se encaixa no gosto popular e facilita o entendimento, na maioria dos casos com uma linguagem concisa.

    ResponderExcluir
  5. Maria Gorette Alves
    IV Período de Letras



    Levando em consideração que a literatura de cordel é uma manifestação da poesia popular e que, pela oralidade ganhou seu espaço nas feiras tradicionais por se tratar de assuntos de interesses do povo, podemos dizer que o mote é a peça principal para o desenvolvimento dos versos. Assim diz o poeta alagoano José Inácio Vieira de Melo: "basta uma provocação, um 'mote' para surgir de forma instantânea o tema para uma canção". De acordo com o poeta, o mote surge de maneira espontânea e instantânea para o tema do cordel que segundo ele é uma canção, pois, acompanhado pela musicalidade o cordelista, constrói seus versos de acordo com o que lhe foi proposto ou sugerido.
    O mote é formado de um ou dois versos que, no estilo clássico, podem finalizar as estrofes, ou serem divididos entre o quarto e o décimo verso das estrofes, como no estilo popular. Os assuntos do mote podem ser fato real, ou um acontecimento, ou um duelo ou desafio, ou uma pessoa ilustre, ou uma história imaginada ou outro assunto de interesse do povo. O poeta Bráulio Tavares diz: "na vida cotidiana desses poetas existe o hábito de 'dar o mote' o tempo inteiro, durante a conversa. qualquer assunto é motivo para um mote. Você está conversando no balcão de um bar, pede um cafezinho, vem frio, você reclama. O poeta ao lado ri e dá o mote: 'Quem bebe café aqui/pode pegar resfriado', ou algo assim. É quase um cacoete, uma mania benigna". Assim, podemos dizer que, qualquer assunto pode ser desenvolvido no cordel, mas, para que a história ganhe progresso é necessário o mote. Por isso, que o mote é importante para a literatura de cordel.

    ResponderExcluir
  6. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - Famasul.
    Disciplina: Literatura Popular.
    Período: V de Letras.
    Leandra Barbosa do Nascimento

    Mote
    Mote é um conjunto de versos que é utilizado como um desafio poético, de uma composição poética com a glosa ou o vilancico,é que sempre os dois últimos versos se repetem no final de cada estrofe.
    Não podemos chamá-lo como se fosse a mesma coisa de um refrão, por ser um elemento poéticos distintos.O refrão sempre encontramos no final de cada estrofe,é já o mote está interligado ao um conjunto de versos, é formado por 10 versos compondo uma estrofe e considerado as duas últimas linhas poéticas que chamamos de mote.
    No fragmento onde o poeta José Inácio Vieira de Melo,Para que o cantador de viola para surgir de forma,instantânea o tema pra uma canção".
    Neste fragmento podemos observar que para os poetas e cantadores, para que eles construar seus textos ou suas canções e necessário um motivo,uma razão para fazer o mote.

    ResponderExcluir
  7. Fábio Nazaro Chagas Silva
    V - Período de Letras

    Na literatura popular, um dos meios mais utilizados pelos poetas, além do cordel, trata-se do mote, este tipo de poesia é relacionada ao verso ou conjunto de versos que se repetem em cada estrofe, podendo apresentar-se em distintas posições, entretanto, o mais comum é no final do fragmento. Podemos dizer que o mote remete-se a temática, o anunciado da composição e em alguns casos são tidos como uma espécie de "refrão". Por outro lado, a glosa é o desenvolvimento dessa arte, a essência do assunto, ou melhor, o mote são as linhas repetitivas de uma estrofe e a glosa é o texto, o comentário que envolve o mote contendo uma ou mais décimas.

    No que diz respeito ao mote, Bráulio Tavares faz a seguinte afirmação:

    Na vida cotidiana desses poetas existe o hábito de "dar motes" o tempo inteiro, durante a conversa. Qualquer assunto é motivo para um mote. Você está conversando no balcão de um bar, pede um cafezinho, vem frio, você reclama. O poeta ao lado ri e dá o mote: "Quem bebe café aqui/ pode pegar resfriado", ou algo assim. É quase um cacoete, uma mania benigna.

    Ou seja, por se referir a um feito de fácil criação para os escritores e por eles possuírem o hábito de criar tal façanha, é como se fosse um repente que alguém lança ou inicia um desafio e os versos são constituídos de maneira peculiar, sendo expressadas por intermédio do canto com a Viola, escrita ou até mesmo impressa.

    Em um contexto geral, percebe-se que o mote é de suma importância, posto que, com a elaboração desse elemento o poeta ou cantador pode exprimir seus conceitos de maneira original, dinâmica e com um conteúdo acessível para o  entendimento que por muitas vezes assemelha-se à literatura cordelista.

    ResponderExcluir
  8. Vânia Karla de Oliveira Duarte22 de abril de 2017 às 15:18

    Vânia Karla de Oliveira Duarte
    FAMASUL
    Literatura Popular
    Admmauro Gommes
    IV Letras



    Acerca do que já se ouviu falar sobre mote, um breve conceito dirá que é a junção de versos que são utilizados como desafio poético para a criação de uma glosa, que é o desenvolvimento que o poeta faz do lema proposto.
    No entanto, faz-se necessário o mote para a criação da arte poética, podendo ser cantada ou recitada, sendo o ponto chave do que será abordado. Podemos ainda referenciar o mote como uma forma bastante usada pelos poetas do nordeste brasileiro, principalmente os cantadores, e é composto por um ou dois versos que geralmente vem no fim de cada estrofe, repete-se e faz parte da composição e pode aparecer em diferentes posições na estrofe de resposta.

    Contando com a afirmação dos poetas José Inácio Viera de Melo e Bráulio Tavares, deixa ainda mais claro a importância e naturalidade com que surge o mote e com que os cantadores brilhantemente tratam do que lhe é sugerido, pois então,diante de tamanha arte e perfeição, nota-se o quão encantadora é a nossa literatura.

    ResponderExcluir
  9. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL)
    Licenciatura Plena em Letras- IV período
    Estudante: Ana Paula da Silva Vicente
    Disciplina: Literatura Popular

    A importância do mote na construção do texto poético

    Construir um texto poético é discorrer emoções, sentimentos, ou mesmo técnicas, considerando a estética, pacificamente a métrica, o verso, a estrofe e a rima a caracteriza, mas existem textos poéticos desenvolvidos em prosa.

    A cantoria é um modo criativo para desenvolver um texto poético que requer uma enorme habilidade de pensamento. O Mote é o tema pelo qual o cantador se o utiliza para compor a poesia dentro da estética; mote é um ou mais versos que se repetem no final de todas as estrofes completando a rima, geralmente é apresentado pelo público como forma de desafio para o cantador. Os violeiros reúnem-se e transmitem o seu saber poético de uma maneira imediata, seus talentos os permitem brincar com as palavras de uma forma admirável.

    A importância do mote é tamanha, levando em conta que é o motivo da canção, é o ponto de partida. O poeta José Inácio Vieira de Melo diz, “ para que o cantador de viola comece a produzir sua arte, “basta uma provocação, um ‘mote’ para surgir de forma instantânea o tema para uma canção”. Ou seja, quando provocado o cantador encontra o ‘motivo’ pelo qual cantar, o desafio é o incentivo para desenvolver a sua arte.

    Improvisar requer muita agilidade de pensamento, quando se tem o mote essa habilidade triplica, pois é uma regra que não pode ser descumprida, o mestre Pinto do Monteiro (grande poeta de improviso) já dizia: “ O Poeta é aquele que tira de onde não tem e coloca aonde não cabe”. Portanto o mote desafia o cantador a ir além daquilo que o próprio nunca havia imaginado chegar.

    ResponderExcluir
  10. Roberta Carmina da Silva
    5º Período de Letras.



    Comum entre os violeiros, o mote conquistou seu espaço trazendo dinamismo às canções, com seus versos que se repetem a cada estrofe. Diferente do refrão, o mote é inserido na estrofe, já o refrão é fora.São temas geralmente do nosso cotidiano, situações. De fácil compreensão, surge de maneira a ser decorada pelas pessoas, visto que são versos que definem todo texto e que são fáceis de aprender. Torna-se muito próximo da realidade pelo fato de serem produzidos a qualquer momento e lugar, em qualquer situação corriqueira, como nos diz o poeta Bráulio Tavares:"Você está conversando no balcão de um bar, pede um cafezinho, vem frio, você reclama. O poeta ao lado ri e dá o mote: "Quem bebe café aqui/ pode pegar resfriado." Notamos um tom satírico, próprio do mote. Sem ele, o texto poderia não ser tão popular como é agora, trazendo a originalidade própria dos cancioneiros.

    ResponderExcluir
  11. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- FAMASUL

    ANA KARLA VASCONCELOS DA SILVA
    V PERÍODO DE LETRAS

    MOTE E SUA IMPORTÂNCIA NA LITERATURA

    Pode-se afirmar que, a definição de mote refere-se ao conjunto de versos que se repetem encontrados nas duas últimas linhas de uma estrofe, ou apenas na última; sendo ela representada pela métrica de sete ou dez sílabas. Há ainda quem confunda mote com refrão, que neste caso, caracteriza-se pelo conjunto de versos que se repetem em determinados intervalos em poemas, canções, etc.
    Além disso, o mote era indicado pelos poetas e cantadores para promover reflexões sobre algum tema escolhido, permitindo-lhes várias formas de se relacionar com as pessoas, revendo conceitos sobre acontecimentos rotineiros ou até mesmo os que queriam falar. Ainda mais, o mote era lançado como desafio entre os poetas, estando em sintonia com as problemáticas que eram abordadas, expressando-as com dinamicidade ao público.
    Parafraseando o poeta José Inácio Vieira de Melo, basta uma provocação para que o cantador seja motivado a produzir sua arte, ou seja, um mote, que enfatize e estimule o diálogo transmitido em forma de canção sobre a discussão abordada.
    Diante disso, compreende-se que o mote é de suma importância para a construção de um texto poético e na Literatura, pois está totalmente ligado à maneira de como o poeta ou cantador deseja informar algo, demonstrando com simplicidade, clareza e objetividade o que almeja repassar aos seus ouvintes, quer seja algo pessoal, quer seja social, levando assim ao estímulo em valorizar a cultura regional do país.

    ResponderExcluir
  12. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL.
    Disciplina: Literatura Popular.
    Curso e Período: Licenciatura Plena em Letras - IV Período.
    Estudante: Daniela Correia dos Santos.

    A Relevância do Mote

    O Mote é a ideia base da linguística poética, o verbal humano. Com toda a sua importância, ele baseia-se na criatividade e no sentir do criador, referente ao que será tratado o assunto. É um fundamental alicerce para a obra, e tende a ter fundamentações pertencentes ao povo, tendo como grande referência, o Cordel.

    Uma das características mais marcantes da composição poética é a musicalidade da linguagem, tendo em vista sua contextualização crítica, cômica e talvez, romântica. É de uma riqueza. Possibilita estabelecer o sentido das palavras e sua sonoridade. Havendo desafios entre os cantadores, improvisos e frases metrificadas; possibilitando agir sem intermediário, fazendo dela poesia. Muito diferente do refrão, verso ou conjunto de versos repetitivos no final da estrofe.

    Há variações no fundamental processo temático, sendo eles, um ou mais versos para ser desenvolvido em forma de expressão ou frase do teor que se é trabalhado, sintetizando o ideal pelo qual se é falado. O Autor Roberto Coutinho da Mota, da Academia de Trovas , expressa sobre ser um eterno aprendiz neste Mote: “Quando mais penso qui sei mais eu preciso aprendê...” Nota-se a linguagem do matuto Nordestino. E, na íntegra, há repetição de alguns versos do texto, no final de cada estrofe.

    Por fim, pode-se afirmar que é o Mote é de suma importância para todo e qualquer contexto, adentrando-se na Literatura. Como diria Foucault ,“a obra de linguagem é o próprio corpo da linguagem que a morte atravessa para lhe abrir esse espaço infinito em que repercutem os duplos.” Expressão perceptível do atravessamento da morte na linguagem faz da repetição um movimento inevitável – causalidade do Mote. Por isso, essa forma analítica de ver a linguagem, trata com profundidade à repetição; desenvoltura pela qual o poeta usa a razão em seus variados motes, em suas variedades obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou muito confuso esse final: ... é o próprio corpo da linguagem que a morte atravessa... (?)

      Excluir
    2. Tendo a arte como uma linguagem universal para desafiar a morte. Consecutivamente o pensamento Foucaultiano faz uma relação entre o vazio e a linguagem.

      Pode-se constar uma análise metafórica.

      Excluir
    3. Isso eu entendi.
      Só que a questão é sobre O MOTE e não sobre a MORTE.

      Excluir
    4. Mote faz parte da Linguagem, linguagem a qual, predomina as repetições - em seus diversos aspectos.

      Quis eu, associar a repetição do mote, na finalização de casa estrofe, com a ideia de Foucault. :)

      Excluir
  13. Marilândia Brasileiro22 de abril de 2017 às 22:07

    Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL
    Aluna: Marilândia Silva Brasileiro
    Curso: Letras
    Período: V

    A importância do mote

    Para o cantador, o mote é a razão de sua obra. É a partir dele que gira toda a sua cantoria; é nele que está sintetizado o tema de sua criação; através dele poderá abordar e incluir temáticas relacionadas; por ele envolverá todo o público a ouvi e se divertir. Mas, o mote não só é usado por cantadores, poetas cordelistas também fazem uso desta manifestação literária popular.

    O verdadeiro cantador só precisa de um mote para passar a noite em claro, cantando e criando estrofes seguidas sempre do mote sugerido. Porém, fazem isso com tanta facilidade que, como diz Bráulio Tavares "Na vida cotidiana desses poetas existe o hábito de 'dar motes' o tempo inteiro, durante a conversa. Qualquer assunto é motivo para um mote”. Realmente ele está falando ao pé da letra da afirmação, porque um mote surge desde a morte de um cachorro na rua a um tropeço qualquer ou, até mesmo, pela reclamação de um café frio, quando continua dizendo: “Você está conversando no balcão de um bar, pede um cafezinho, vem frio, você reclama. O poeta ao lado ri e dá o mote: ‘ Quem bebe café aqui/ pode pegar resfriado’, ou algo assim. É quase um cacoete, uma mania benigna.”

    Pois bem, pode-se negar a importância desse exemplo artístico? Sem o mote, não se teria tantas criações poéticas e tanta imaginação literária. O mote, em si, dá vida a muitos cordéis e canções de violonistas e cordelistas deste Brasil.



    ResponderExcluir
  14. Laura Vanessa Melo de Almeida22 de abril de 2017 às 23:13

    Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL
    Estudante: Laura Vanessa Mélo de Almeida.
    Disciplina: Literatura Popular - V Período de Letras

    A importância do mote na construção do texto poético.

    Pode-se afirmar que mote é o tema principal, o pontapé para uma composição poética, muitas vezes tornando-se um desafio para o compositor, o cantador de viola, os cordelistas e outros.
    O mote tem como característica finalizar cada estrofe da composição sendo então os dois últimos versos da estrofe, porém podendo também ser encontrados separados e sendo representado através de sete ou dez sílabas.
    Segundo o poeta alagoano José Inácio Vieira de Melo, “basta uma provocação, um ‘mote’ para surgir de forma instantânea o tema para uma canção”. Então o mote está ligado à maneira de como o poeta ou o cantador de viola de forma simples e natural, encontra para expressar a mensagem que deseja para os leitores ou ouvintes.

    ResponderExcluir
  15. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul
    Aluno:Jackson Douglas Santos da Silva
    Curso:Letras
    Período:4°
    Disciplina:Literatura Popular

    Tratando de Literatura de Cordel como manifestação popular expressa em cantoria,não podemos deixar de falar de uma técnica dinâmica e inventiva.O mote é a expressão que sintetiza o tema da obra poética por meio de repetição de um ou dois versos,que geralmente encontram-se no final de cada estrofe.

    Muitas são as peculiaridades de um texto poético,dentre elas está a harmonia em que o autor compõe a poesia,e é nessa ocasião que percebe-se a importância da inserção do mote.A arte de cantar repetindo alguns versos é uma peça chave para os cantadores,pois possibilita a propagação dos versos de forma descontraída e prodigiosa e expõe a criatividade do autor no ato de escrever.Além disso,essa fluência permite prender a atenção do leitor,tornando a música mais apreciável por dar destaque à razão da obra.

    O mote surge impulsivamente,sua importância é notada por ser a causa do texto apresentado.Bráulio Tavares diz, "Na vida cotidiana desses poetas existe o hábito de dar mote".De acordo com a visão do poeta,o mote é uma prática de costume que se caracteriza por surgir a partir de qualquer situação corriqueira que é resumida em dois versos,e ganha destaque pela desenvoltura de suas palavras em relação ao restante do texto.

    Por fim,mote é um desafio dado ao cantador,que incita o mesmo a abordar determinado tema a partir de qualquer acontecimento.Após ter esse ponto de partida,o cantador usa o mote como base para incluir em seu poema,palavras e expressões que que tenham relação com o que ele quer abordar.Sua importância é dada a partir da capacidade de interagir com o leitor de forma espontânea.Essa criação facilita a absorção do que é tratado na música,é como um elemento chamativo.

    ResponderExcluir
  16. Faculdade de Formação de Professores da Mata sul
    Aluna: Melquilania Tais
    Disciplina: Literatura Popular
    Licenciatura Plena em Letras - IV Período


    A importância do mote na Construção do texto poético


    Ivanildo Vilanova faz criticas de como o nordestino é tratado no Sul, certa vez propôs a ideia de 'independer' o Nordeste, Bráulio Tavares logo fez um mote "Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente", na hora ninguém falou nada, dias depois Ivanildo trouxe glosas, que na literatura brasileira, é um tipo de poema utilizado normalmente pelos poetas do nordeste e principalmente os cantores, e juntos fizeram várias glosas.
    E Tavares começa canta-las em mesa de bar e por fim, a Elba Ramalho usou seus versos em seu show e logo nos discos foi parar, ela canta seis estrofes, as quatro primeiras são de Ivanildo e as duas ultimas de Tavares.
    Segundo Ivanildo, a proposta política foi levada a sério e o verso tem o objetivo de chocar, impactar e produzir polêmica de forma positiva ao nordestino.
    Dividindo a partir de Salvador
    o Nordeste seria outro país:
    Vigoroso, leal, rico e feliz,
    sem dever a ninguém no exterior.
    Jangadeiro seria o senador
    o cassaco de roça era suplente
    e o vaqueiro era o líder do partido
    cantador de viola o presidente
    Cantador de viola o presidente
    E o vaqueiro era o líder do partido
    Imagine o Brasil ser dividido
    E o nordeste ficar independente

    A corrupção e o roubo estão nas classes predominantes do Brasil, sendo assim, nada o salvaria.
    Temos diversos textos poéticos que estão altamente ligados a musicalidade e ao som, a poesia é a expressão humana, são mensagens que são feitas através dos textos poéticos em forma de metáforas e rimas, são jogos de palavras que expressão sentimentos, criticas, política, religião, sociedade etc. A idealização decorre do ambiente e da cultura.
    Tavares e Vilanova são um dos poetas mais conhecidos e respeitados do Brasil, são escritores e compositores. Eles apresentaram em seu texto poético glosa mote, rima e métrica, uma estética bastante usada nos textos poéticos eles abordam também a corrupção que há no Nordeste e a falta de investimento do poder político no Brasil.
    Trazer uma mensagem ao leitor juntando no texto poético mote Nordeste e amor para melhor compreensão do leitor foi essa a intenção do escritor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto já foi publicado na internet. Não vale.
      Confira:
      http://www.drzem.com.br/2009/12/o-nordeste-independente-de.html

      Excluir
    2. Sim, ouve adaptação deste site!
      Ivanildo Vilanova faz criticas de como o nordestino é tratado no Sul, certa vez propôs a ideia de 'independer' o Nordeste, Bráulio Tavares logo fez um mote "Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente", na hora ninguém falou nada, dias depois Ivanildo trouxe glosas, que na literatura brasileira, é um tipo de poema utilizado normalmente pelos poetas do nordeste e principalmente os cantores, e juntos fizeram várias glosas.
      E Tavares começa canta-las em mesa de bar e por fim, a Elba Ramalho usou seus versos em seu show e logo nos discos foi parar, ela canta seis estrofes, as quatro primeiras são de Ivanildo e as duas ultimas de Tavares.
      Segundo Ivanildo, a proposta política foi levada a sério e o verso tem o objetivo de chocar, impactar e produzir polêmica de forma positiva ao nordestino.
      Dividindo a partir de Salvador
      o Nordeste seria outro país:
      Vigoroso, leal, rico e feliz,
      sem dever a ninguém no exterior.
      Jangadeiro seria o senador
      o cassaco de roça era suplente
      e o vaqueiro era o líder do partido
      cantador de viola o presidente
      Cantador de viola o presidente
      E o vaqueiro era o líder do partido
      Imagine o Brasil ser dividido
      E o nordeste ficar independente

      As demais, palavras escritas acho que não!

      A corrupção e o roubo estão nas classes predominantes do Brasil, sendo assim, nada o salvaria.
      Temos diversos textos poéticos que estão altamente ligados a musicalidade e ao som, a poesia é a expressão humana, são mensagens que são feitas através dos textos poéticos em forma de metáforas e rimas, são jogos de palavras que expressão sentimentos, criticas, política, religião, sociedade etc. A idealização decorre do ambiente e da cultura.
      Eles apresentaram em seu texto poético glosa mote, rima e métrica, uma estética bastante usada nos textos poéticos eles abordam também a corrupção que há no Nordeste e a falta de investimento do poder político no Brasil.
      Trazer uma mensagem ao leitor juntando no texto poético mote Nordeste e amor para melhor compreensão do leitor foi essa a intenção do escritor.
      Eu não sabia que era pra ter colocado na minha opinião.

      Excluir
    3. *As demais palavras escritas, acho que não!

      Excluir
  17. Depois de fazer inúmeras tentativas para escrever sobre o mote que já venho pesquisado e postado tudo o que digo é: Como vou ficar se Admmauro não me passar.

    Imagine eu ficar
    Em literatura popular,
    Quando vou pagar
    Essa matéria, se não
    Há de ter mais ela.
    Se Admmauro não me passar
    Como vou ficar.

    Como vou ficar
    Se no final do curso chegar
    E aprovada não estará.
    Se Admmauro não me passar
    Como vou ficar.

    Eu não sei escrever como
    poeta que ele é, e outros que
    são, e os há de ser.
    Mais sei que sobre
    Mote preciso escrever
    Para o convencer.
    Se ele não me passar
    Sei que vou chorar
    Se Admmauro não me passar
    Como vou ficar.
    Não considere essas palavras
    Escritas como forma poética
    Ou literária, minha intenção
    Que fique clara, é minha
    Nota que precisa ser dada
    Diferente da aula passada
    Que no teste fiquei reprovada .
    Se Admmauro não me passar






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia de mote você entendeu muito bem. Falta somente redigir com originalidade sobre o mesmo tema.

      Excluir
  18. Láiza Minelly Moreira de Melo Silva23 de abril de 2017 às 16:10

    Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- FAMASUL
    Curso:Licenciatura Plena em Letras - IV Período
    Aluna: Láiza Minelly Moreira de Melo Silva
    Disciplina: Literatura Popular
    Professor: Admmauro Gommes


    A influência do 'mote' e sua importância na construção de textos poéticos.

    Em se tratar de 'mote' podemos dizer que o mesmo é originário do Vilancete,ou seja, habitante de vila. É de origem popular galego-portuguesa, surgido na época do cancioneiro popular geral, de Garcia de Resende (1516).
    De acordo com o dicionário, 'mote'significa estrofe localizada no início de uma composição poética, é utilizada como razão da obra, desenvolvendo o tema do poema.
    O 'mote' pode ser cantado ou recitado, o mesmo trata-se de uma base para uma obra literária,ou seja, um propósito para uma composição.
    Podemos encontrar 'mote'em obras de uma gama de artistas brasileiros que o glosam em suas criações. Dentre eles: Andrade Lima, Dedé Monteiro, Dimas Bibiu, Rafael Neto, Zé Cardoso, entre outros.
    Os versos do 'mote' na maioria das vezes são dois e podem ser repetidos um em cada estrofe ou um só em todas elas. Geralmente o 'mote' é dado ao artista como um desafio que é aceito pelo mesmo e a partir deste o poeta pode dar início à sua composição.

    ResponderExcluir
  19. FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL - FAMASUL
    LICENCIATURA EM LETRAS
    5º PERÍODO
    GÉSSICA RODRIGUES DA MATA SILVA

    O mote dentro de um texto de caráter poético, trata-se do motivo/tema, ou seja, o assunto principal do texto, assim, o poeta desenvolve o seu texto de acordo com o que foi pedido.
    É comum entre festas dos cantadores de viola, pessoas chegarem em meio a apresentação e dizer “vou lhe dar um mote”, ou então “tire um mote para mim”, e a partir daí, o violeiro fica responsável por desenvolver a história, terminando cada estrofe com o tema proposto pelo espectador.
    Como vemos nas estrofes abaixo, o poeta Nildo Cordel, escreve a respeito de Frei Damião, onde o mote da sua obra é: perdemos Frei Damião.

    Chora o galo na campina
    No telhado o rouxinol
    As nuvens escondem o sol
    E choram fina neblina
    É a alma nordestina
    Entregue a desilusão
    Pois nós aqui do sertão
    Ficamos na orfandade
    Morreu nossa divindade
    Perdemos Frei Damião.

    Era nosso protetor
    Nosso conselheiro e guia
    Tudo que ele dizia
    Era de grande valor
    Um exemplo de amor
    Pelas coisas do sertão
    Tinha um santo coração
    Pregando era impulsivo
    Era nosso santo vivo
    Perdemos Frei Damião.

    Dessa maneira, vemos que ele escreve a partir do tema dado, descreve a história, e os finais de todas as estrofes, é o mote.


    ResponderExcluir
  20. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL
    Disciplina: Literatura Popular
    Letras: 5º Período
    Estudante: Zenilton Júnio Alves da Silva


    Mote, sempre será necessário.

    Assim como o refrão está para a letra de uma música, também está o mote para o texto poético, mesmo ele, muitas vezes, não estando presente na estética, mas sempre estará presente no processo de criação do poeta, pois o que não é o mote senão: um assunto, uma divisa, um emblema, um lema, um motivo, uma sentença ou um tema.
    É notório ver quaisquer um dos sinônimos citados na construção de um poema, mesmo que de forma subliminar, mas o mesmo para existir, foi necessário que surgisse antes, um mote. Na Literatura de Cordel o mote se faz necessário, geralmente, para demarcar a transição de uma estrofe para outra, mas não só isso, pois é o mote que também dará ênfase e subsídios fundamentais para que o poeta repentista ou poeta cordelista possa extrair os demais versos que irão compor o seu poema.
    De tal forma, é possível se afirmar, que o entrelace do mote com o poeta culminará sempre no poema voltado a temática proposta e para os mais aguçados ou sensíveis poderá até surgir o fenômeno da poesia, que diga-se de passagem nunca será popular ou erudita, simplesmente sentida.

    ResponderExcluir
  21. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- FAMASUL

    Aluna:Rubiana Lopes de Freitas
    5° Período de Letras

    O mote e sua importância no texto literário

    Poema que se usa geralmente 10 estrofes, repetindo ao final o penúltimo e último verso , recebe esses o nome de MOTE. É a ideia colocada para a significação de uma poesia inteira, é como um tema ou até mesmo um lema a ser desenvolvido, é um propósito ou sentença que serve de base para uma obra literária.
    Para o poeta José Inácio Vieira de Melo para se produzir essa arte basta apenas uma provocação, e para Bráulio Tavares também poeta, qualquer assunto se torna motivo para um mote.
    Com as palavras desses poetas, nota-se que os motes nascem de acasos, de quaisquer momentos, sendo seus temas críticos ou irônicos, popular ou polêmicos. Nascem daí motes para variados repentes ou cantorias, tornam-se assim o assunto principal, tendo as ideias girando em torno de si, estes serão de suma importância na criação de desses textos literários.

    ResponderExcluir
  22. Faculdade de Formção de Professores da Mata Sul _ FAMASUL
    Disciplina: Literatura Popular
    Letras: 4º Período
    Aluno: Jair Orilio Freitas da Silva

    Na literatura popular, riquíssima em sua diversidade, o mote vem adquirindo cada vez mais adeptos apaixonados por essa modalidades de versos ou conjuntos de versos, que é utilizado como desafio poético.
    O mote, expressão repetida de um ou dois versos que geralmente encontram-se no final de cada estrofe, tem como característica desafiar o cantador a prosseguir no tema abordado. É de suma importância esse desafio, porque faz com que o leitor ou ouvinte sintam atraídos pela próxima incitação e, consequentemente seu desfecho.
    Já o crítico e poeta paraibano Hildeberto Barbosa Filho, foi feliz ao falar da obra desse grande poeta escritor de Campina Grande-PB, Bráulio Tavares dizendo: "O poeta Bráulio Tavares funda raízes numa mescla criativa de fontes que dialogam a tradição do cancioneiro popular, nas rítimas despachadas, líricas e melódicas do repente e do cordel, a pulsação desencontrada e irreverente da dicção contracultural e os arrepios formais da erudição e da vanguarda". Assim, baseado no relato de Hildeberto, o mote além de ser uma expressão literária que surge em situações corriqueiras ou provocativas, apresenta em suas estrofes sentimentos que puncionam o cantador a interagir com o leitor ouvinte de forma espontânea e realista, trazendo para o mote formas multiculturais e uma oralidade simples, porém criativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A citação escolhida de Hildeberto Barbosa Filho não contribui para esclarecimento do tema (mote).

      Excluir
  23. Faculdade de Professores da Mata Sul
    Aluna:Lineane Januario dos Santos
    literatura popular. Letras 4 período

    Mote
    O mote é a repetiçao de um ou dois versos que podem ser encontrados usualmente no final das estrofes, e serve de ponto de partida para o desenvolvimento da composiçao poética, ela pode surgir apartir de qualquer dilema.
    No trecho:"Na vida cotidiana desses poetas existe o hábito de dar motes o tempo inteiro durante conversas qualquer assunto é motivo para um mote"
    Braúlio Tavares afirma que apartir de um episódio corriqueiro o mote surge fazendo que todo enredo se desenrole através dele.
    O mote nada mas é, do que um desafio levado ao trovador impulsionando-o a organizar as palavras de forma que as mesmas sempre acabem ligadas ao tema.

    ResponderExcluir
  24. FAMASUL-Faculdade De Formação De Professores Da Mata Sul
    Aluna: Jeffersa Angela Da Silva
    Disciplina:Literatura Popular
    Professor: Admmauro Gommes
    Período:IV Curso:Letras

    A importância do "Mote" na construção do texto poético.

    O mote é o que desenvolve o tema do poema, ele se faz presente em métricas de 7(sete) ou 10(dez) sílabas e estrofes de 10(dez) versos.
    O mote está sempre nas duas últimas linhas de uma estrofe ou até mesmo na última.
    O texto poético é escrito em verso. As palavras adquirem significados novos ou diferentes daqueles que têm tipologias textuais, nomeadamente graças aos recursos expressivos utilizados, têm forma de linguagem própria.
    Os versos são cada linha do poema.
    As estrofes é um conjunto de versos separados por um espaço em branco. Elas se classificam-se tendo em conta o número de verso que as constituem.
    A rima é a igualdade de sons ou semelhanças no fim dos versos .
    A métrica mede o verso que corresponde ao seu número de sílaba métrica.
    O texto poético é rico, com todas essas características acima, sem o mote não há rimas, nem cantoria. Ele se repete e faz parte da composição que lhe responde.

    O poeta Eugénio De Andrade, em um dos seus poemas, diz o seguinte:

    Não quero, não quero, não,
    ser soldado nem capitão.

    Quero um cavalo só meu,
    seja baio ou alazão,
    sentir o vento na cara,
    sentir a rédea na mão.

    Não quero, não quero, não,
    ser soldado nem capitão.

    Não quero muito do mundo:
    quero saber-lhe a razão,
    sentir-me dono de mim,
    ao resto dizer que não.

    Não quero, não quero, não,
    ser soldado nem capitão.

    Eugénio De Andrade.
    Portugual... 19-janeiro-1923
    13-junho-2005

    Para concluir, tudo no poema se caracteriza-se no "MOTE", ele é portanto o ponto principal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu comentário, as ideias estão "soltas." É preciso redigir melhor.

      Excluir
  25. Faculdade de Formção de Professores da Mata Sul _ FAMASUL
    Disciplina: Literatura Popular
    Letras: 4º Período
    Aluno: Jair Orilio Freitas da Silva

    TEXTO II

    Na literatura popular, riquíssima em sua diversidade, o mote vem adquirindo cada vez mais adeptos apaixonados por essa modalidades de versos ou conjuntos de versos, que é utilizado como desafio poético.
    O mote, expressão repetida de um ou dois versos que geralmente encontram-se no final de cada estrofe, tem como característica desafiar o cantador a prosseguir no tema abordado. É de suma importância esse desafio, porque faz com que o leitor ou ouvinte sintam atraídos pela próxima incitação e, consequentemente seu desfecho. Na opinião do poeta alagoano José Inácio Vieira de Melo, para que o cantador de viola comece a produzir sua arte, “basta uma provocação, um ‘mote’ para surgir de forma instantânea o tema para uma canção.”
    Sendo assim,o mote nascer por acaso,em situações corriqueiras ou provocativas, apresenta em suas estrofes sentimentos que puncionam o cantador a interagir com o leitor ouvinte, de oralidade simples e criativa.

    ResponderExcluir
  26. FAMASUL-Faculdade De Formação De Professores Da Mata Sul
    Aluna: Jeffersa Angela Da Silva
    Disciplina:Literatura Popular
    Professor: Admmauro Gommes
    Período:IV Curso:Letras

    TEXTO II

    A importância do "Mote" na construção do texto poético.

    O mote é o que desenvolve o tema do poema, ele se faz presente em métricas de 7(sete) ou 10(dez) sílabas e estrofes de 10(dez) versos.
    O mote está sempre nas duas últimas linhas de uma estrofe ou até mesmo na última.
    O texto poético é escrito em verso. As palavras adquirem significados novos ou diferentes daqueles que têm tipologias textuais, nomeadamente graças aos recursos expressivos utilizados, têm forma de linguagem própria.
    Sem o mote não há rimas. Ele se repete e faz parte da composição que lhe responde. Na vida de José Inácio Vieira De Melo, o mote é cotidiano, assim como também os outros poetas vivem de dar motes, pois sem ele não há contoria.
    Para concluir, tudo no poema se caracteriza-se no "MOTE", ele é portanto o ponto principal!

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo.
      Seu texto não atende ao que se pede:
      "Considere os fragmentos que seguem e produza uma redação com caráter argumentativo justificando a importância do mote na construção do texto poético." Falta "redação."

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Faculdade de Formção de Professores da Mata Sul - FAMASUL
      Disciplina: Literatura Popular
      Letras: 5º Período
      Aluno: Eduardo Klismann

      Mote

      Mote é uma expressão utilizada em composições poéticas, que tem o intuito de servir como tema, o assunto, ideal. Este mote é a peça fundamental para que os cantadores e poetas possam compor. É sempre o último ou penúltimo verso que se repete logo após sete ou dez sílabas poéticas. Está tão ligado a estes artistas que em seu dia a dia que existe o hábito de falar por meio desses distos. De acordo com o poeta José Inácio Viera de Melo " basta uma provocação, um 'mote' para surgir de formar instantânea o tema para uma canção", Faz saber que é comum encontrar duelos entre violeiros por meio de críticas e assuntos sociais.
      Sabendo disto, entende-se a enorme influência e também importância que exerce sobre a criação de cantigas e poemas.

      Excluir
  28. Faculdade de Formação de Professores da Mata sul -FMASUL

    THAIS PAULA DA SILVA FÉLIX.
    V Período de Letras .

    Provocando reações . Típico do Mote .

    Partindo desse pressuposto, entendemos que no estudo da Literatura Popular, os poetas utilizam de meios existentes na literatura para a elaboração de sua arte, seja ela escrita, ou falada, assim como acontece com o uso do 'Mote', este é o verso ou um conjunto deles, utilizado essencialmente como desafio poético, para elaboração de uma ou mais composições poéticas, podendo aparecer em diferentes posições na estrofe de resposta.
    São textos pequenos, de fácil entendimento, com uma linguagem clara, trazendo temáticas que podem ser facilmente identificadas. O clímax fica por conta, na maioria das vezes, de um duelo entre os cantadores repentistas, que em desafio com outro artista realizam os duelos até que um deles se esgote e não encontre mais argumentos ao mote em questão .
    O mote apresenta uma ligação profunda com a oralidade; durante muito tempo, a oralidade era a única maneira de apreciação da literatura, sendo esta ouvida por pessoas simples, ou com nível mínimo de escolaridade. Na literatura o Mote, além de instrumento de lazer, de informação, também é marcante sua presença nas temáticas sociais que denunciam, informam e esclarecem os mais variados temas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pressuposto?
      O começo não foi bem, mas o restante atendeu ao esperado.

      Excluir
    2. Professor o "pressuposto" ao qual me referi faz-se presente nas ideias não expressa de maneira explícitas , mas que pude perceber através de palavras e expressões que foram utilizadas .

      Obrigada pela correção !

      Excluir
    3. Quando eu digo "Partindo desse pressuposto," subtende-se que eu já tenha dito antes o pressuposto.

      Excluir
  29. Fernando Ângelo da Silva
    Curso de Letras IV Período

    Mote, palavra um tanto estranha, mas “expressa os pensamentos em um ou mais versos para servir de tem a uma estrofe” assim explica o dicionário. Esses versos encontra-se nas duas últimas ou na última linha de uma estrofe. Mas isso são termos técnicos, contudo, a sua importância se dá no enriquecimento proporcionado da literatura abordada.
    Os exemplos citados (José Inácio e Braúlio Tavares) demonstra de certa forma a importância de um mote. Uma frase, um verso, um objetivo de quem a cria. Observamos em suas entrelinhas o poder de valor desse conjunto de palavras na composição poética.
    Assim sendo, o mote é o ponta pé inicial de uma obra de arte, o tema, seja ela para um duelo de repentistas, ou simplesmente para a criação de um texto literário. De palavras simples, rimado, e metrificado, demonstrando assim um domínio de conhecimento para tal destreza em criar. O que contradiz com muitos comentários que diz que quem a produz não tem conhecimento. Contudo, é uma forma de recitar para que todos os níveis de conhecimento se utilizem de sua obra, e consigam adquirir as informações ali presentes.

    ResponderExcluir
  30. Trata-se de falar de um assunto tão forte é importante que é o mote aonde os autores usava como tema para escrever com muita propriedade seus textos poéticos esse conjunto de palavra já nos seculos passados influenciava os escritores e estava presente nas musicas cantorias.
    Repetintas tornado-se um fenômeno como ideia principal sendo aproveitada por eles com muita satisfação de modo geral podemos afirmar que também uma motivação um motivo para se escrever qualquer texto folheto fazer um repente poema ou seja era algo que abrilhantavam os pensamento exclusive quando uns cantadores iriam realizar suas apresentações nas ruas, fazendas, terreiros, residencias era costume saldarem os donos da casa e depois louvando os seus méritos e faziam suas manifestações ali estavam um monte onde eles se confrontavam frente a frente era uma coisa boa e natural que o povo aplaudiam e parava para ouvir seus repentes e glosa.
    dentro da literatura popular um monte foi algo incrível e surpreendente principalmente nos engenhos onde tinham os baração bastavam uma palavra para que usamos esse método alguém pegava a transformava em um repetente por cantoria ou proza ou ate mesmo em folheto.


    Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul
    Faculdade FAMASUL - LETRAS 5º Período
    Estudante: Jose Luiz da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso maior atenção com o emprego da pontuação, bem como com as concordâncias nominal e verbal.

      Excluir
  31. FAMASUL
    Aluna: suelany Maria
    V período de letras

    Mote

    Mote é o conjunto de versos que se ultiliza para um desafio poético, também é usado para a criação de uma composição poética, podemos ver esses exemplos na glosa ou no vilancico.
    O poeta por meio do mesmo faz à parte dá cantiga em resposta ao desafio proposto , ele é composto por um ou mais versos, mas geralmente usasse dois versos e também pode aparecer em diferentes posições nas estrofes em que os repentistas dão a resposta.
    Assim como diz o autor Bráulio Tavares "qualquer assunto é motivo para um mote, você está conversado no balcão de um bar,pede um cafezinho, vem frio, você reclama, oposta ao lado ri e dá o mote.

    ResponderExcluir
  32. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL
    Aluna: Maria Milena Da silva
    Curso: Letras
    Período: IV
    A importância do mote.

    É de fundamental importância para a construção poética, principalmente na literatura de cordel O mote, no qual ele é o argumento presente no verso, em que é usado como peleja/estimula o autor para a produção do poema/canção,sendo lançado em qualquer situação do dia a dia, em que seja oque for é estimulo para ser posto.
    Em nenhum caso pode-se enganar o mote com o refrão,no qual tem funções diferentes, mas estão relacionados, em que o refrão é repetido a cada fim de verso e o mote está dentro do verso,mais especifico nas ultimas linhas.
    Em conformidade com o fragmento de José Inácio Vieira de Melo: “basta uma provocação, um ‘mote’ para surgir de forma instantânea o tema para uma canção.” A provocação é a chave de criação, entendendo que o mote, é o tema de uma forma atiçada pelos cantadores no qual é respondido de maneira imediata em forma de cantoria, dessa forma todo conteúdo, imaginário ou real, pode ser o mote daquela canção poética popular.

    ResponderExcluir
  33. Mário José Gomes Júnior24 de abril de 2017 às 14:16

    Mário José Gomes Júnior
    5º Período de letras

    Na Literatura popular, o Mote é encontrado entre cantadores de viola, com estrutura própria, que até mesmo os que cantam os motes podem até não saber sua estrutura, mas em sua bela ignorância usam diariamente a motivação de pequenas frases para poetizar com cantos. Composto por 10 versos, tendo os dois últimos como o Mote finalizando a estrofe, este motiva o cantador a dar resposta, fazendo conversações poéticas através das estrofes.
    O mote é um texto poético, mesmo com suas palavras exageradas, tomada em forma de brincadeira ou como algo sério, como arte ou mera passagem de tempo. Suas estrofes hora podem falar de amor, hora de ódio, ou qualquer outro assunto que motive o cantador a poetizar, ele (o mote) tem sua importância para a cultura de um povo, mostra seus rostos, suas características.
    A Importância do Mote para com o texto poético, é a grande imaginação do cantador e o modo de passar alguma mensagem, sua criação no improviso que motiva a tantos outros a fazerem o mesmo, cantar um mote.

    ResponderExcluir
  34. Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL
    José Adalberto Gomes da Silva
    Professor: Admmauro Gommes
    Curso: Letras, 5º período.

    A importância de um mote na criação do texto

    Em uma conversa rápida no metrô, no calor que ele passou, e da queda que levou. Na moça que ele pensava, na roupa que ela usava ou na peça que não usava. Um escritor, um cantador de viola ou aquele que enrola.
    Para a criação de um mote é necessário sim, saber a métrica para fazer um texto não só cômico, crítico, político etc. Mas também para que o mesmo esteja esteticamente bonito e seja ainda mais admirado.
    Um mote é feito com dez versos em cada estrofe, tendo nele a repetição de um ou dois versos para que possa ser repetido nas demais. Não podemos dizer que um mote tenha apenas 10 estrofes ou 15, ele pode conter disso a mais, basta lhe oferecerem um mote e a criatividade de cada um nos mostra o quão grande ele pode ser.
    O âmago do cantador/criador está no mote, onde o mesmo pode os levar a passar horas sem parar criando o seu texto, e nos impressionando com seus versos. O mote é muito importante não só para o conhecimento dos violeiros, mas também para nós que cursamos Letras, para podermos distinguir a diferença entre um poema com quintilha, sextilha, décima ou se o mesmo é um soneto ou o mote, daí a importância.
    Exemplo de um mote, estrofes retiradas do Jornal da Besta Fubana e escrito por Andrade Lima:

    Andrade Lima glosando o mote

    Duas doses de saudade
    Deixam a gente embriagado

    Não tem conhaque que faça
    Meu peito se embriagar
    Mas, já vi gente tombar
    Sem beber essa desgraça.
    Pois pior do que cachaça
    Encontrei bem do meu lado
    Senti meu peito apertado
    E pra falar a verdade:
    Duas doses de saudade
    Deixam a gente embriagado.

    A saudade é muito forte
    Pode crer meu camarada.
    Que quem sente essa danada
    Parece que vê a morte.
    Embarquei nesse transporte
    E foi triste o resultado.
    Não morri, mas fui trancado
    E a Deus pedi piedade.
    Duas doses de saudade
    Deixam a gente embriagado.

    Diante dessas características e dicas, podemos levar em consideração a opinião de José Inácio Vieira de Melo um poeta alagoano, onde fala que para a criação de sua arte, basta que lhe provoquem com algo ou que em uma simples conversa entre amigos os leve de forma instantânea a criar um tema para que a canção se eleve.

    ResponderExcluir
  35. A IMPORTÂNCIA DO MOTE NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO POÉTICO

    Dá-se o nome de "mote" aos versos que se repetem em todas as estrofes do texto poético, naturalmente, são esses versos o penúltimo e o último, ou apenas o último.
    Sua importância está em sua essência, que é o fato de ser o assunto principal a ser abordado, encarado ou posto como um desafio para o cantador que, por sua vez, será incitado a produzir algo a partir do que lhe for proposto ou apresentado, diríamos que sempre de forma inesperada.
    Além disso, o mote apresentado como sugestão de um público faz com que o cantador sinta-se tanto desafiado quanto motivado a produzir sua arte com naturalidade, porém dentro da forma estética sem que perca a originalidade e a dinamissidade poética.

    FAMASUL FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL
    ALUNO: JOÃO LUIZ DA SILVA
    CURSO: LETRAS
    PERÍODO: V

    ResponderExcluir