15 de agosto de 2016

A REINVENÇÃO DO VERSO


Admmauro Gommes volta a defender o uso mais profundo da metáfora, o que chama de hipermetaforização do literário. Desta vez, aproveita fragmentos de uma conversa que teve com o senador Cristovam Buarque e discute os conceitos de metáforas, neologismos e reinvenção do poético.

Admmauro Gommes, Cristovam Buarque e Agenor Gomes

Veja o vídeo da conversa:

www.youtube.com/watch?v=OExEzHTtVj0&feature=youtu.be








Um comentário:

  1. A literatura e seus encantos: "Você pode gravar conversa, fotografar não", isso foi o que garantiu o senador. O poeta provou lá no finalzinho do vídeo que a conversa pode sim ser fotografada por uma máquina extremamente potente: A literatura! Vi essa prova através de uma imagem emoldurada, que mostra claramente a conversa entre os dois, ou seja: É a foto da conversa!
    A literatura permite a expansão das coisas mais improváveis. Pela ótica dos poetas, é completamente aceitável que uma conversa seja fotografada, seja numa imagem sem palavras (foto concreta), num poema (foto escrita), ou até mesmo dentro de nós (foto abstrata): na lembrança que guardamos carinhosamente de um papo delicioso, que tivemos com alguma pessoa agradabilíssima. Nesse último exemplo, ouso dizer que até as palavras proferidas nessa conversa foram fotografadas nas imagens, com o auxílio de outra máquina que não sabemos até onde pode chegar sua potência: O cérebro. Ah,o coração também pode proporcionar esse tipo de registro, afinal, ele também pensa (aprendi isso ao ler um texto de Admmauro Gommes)!
    Parabéns pela foto! Rsrs
    Um debênture de néstogas de Sylvia Beltrão!

    OBS:
    Isso dá um poema: "Poeta-fotógrafo de conversas". Rsrs

    ResponderExcluir