23 de setembro de 2019

MUNICÍPIO DE XEXÉU

1º de outubro de 2019

28 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

BANDEIRA DE XEXÉU
A Bandeira do Município do Xexéu foi criada em 1993, por Admmauro Gommes, a pedido do então prefeito Floriano Gonçalves de Lima. As suas três cores básicas (amarelo, branco e depois azul), formando três faixas verticais, foram baseadas nas cores da Bandeira Nacional. O azul representa o céu, numa profundidade que nos lembra o céu nordestino, sem nuvens, espelhado pelo sol sempre causticante; o branco simboliza a paz; e o amarelo as riquezas de um povo lembradas pela cor do ouro. No centro, estão os elementos muito significativos para o povo xexeuense: da esquerda para a direita, uma cana, ícone da agricultura que representou a base da economia municipal, fazendo referência às usinas de cana de açúcar da região, no meio, a esfera que nos traz a recordação da Bandeira Nacional, apenas mudando o lema de ORDEM E PROGRESSO para PAZ E PROGRESSO, sugerido pelo prefeito Floriano Gonçalves. À direita, ainda dentro do espaço branco, o desenho de um lápis, representando a educação do município. Em síntese, a ideia do autor da bandeira foi trazer o passado (cana-de-açúcar), o presente (ligação com o País, com o círculo azul, lembrando que estamos debaixo do mesmo céu brasileiro) e, finalmente, o futuro (considerando a educação como caminho a seguir por todos os xexeuenses).

HINO DE XEXÉU
             Admmauro Gommes e Nilton Rodrigues

Quem te vê, entre montes, surgindo
E teus raios tocando o véu
Não imagina que é o brio refulgente
Da estrela chamada Xexéu.

Uma pátria de berço heroico
De guerreiros, de paz e brandura
Essa luz te faz na alvorada
Como águia voando às alturas.

Meu Xexéu, no voo majestoso
Desafio não é uma quimera
Se há batalha me inscreve à luta
Que a vitória sorrindo te espera.

Elevamos a alma aos céus
Gratidão, com respeito e louvor
Que a bandeira hasteiem da paz
Da justiça, da crença, do amor.

Nossa gente feliz já na praça
Festejando emancipação
Seja sempre sagrado e suave
O teu canto de paz e união



Partitura do Hino de Xexéu - 
Transcrição do Maestro Nilton Rodrigues



























2 comentários:

  1. Sou o 1º Sargento do Exército, Jocélio Andrade, servindo atualmente no Comando de Fronteira Amapá/34º BIS, em Macapá/AP.
    Estou desenvolvendo, desde 14 de maio de 2007, um estudo com levantamento do Inventário Heráldico e Vexilológico dos Municípios Brasileiros em sua totalidade de 5.565, por região geográfica, o qual fará parte de um “ANUÁRIO HERÁLDICO E VEXILOLÓGICO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS”.
    Do encima exposto, queria solicitar a possibilidade de estar nos enviando às imagens dos vossos símbolos municipais (brasão das armas e bandeira), bem como cópia da Lei que os criou; nesta constará a descrição de cada um dos símbolos, descrição essa muito importante para entendermos o processo histórico de cada município.
    Algumas Observações:
    1ª. Não podemos esquecer que não basta só nos enviar as imagens, bem como cópia de cada lei, devem nos enviar as mesmas em boa qualidade, pois farão parte de um futuro documento histórico de âmbito nacional e porque não dizer internacional. O Mundo nos olhará em 2014 e 2016;
    2ª. Que cada município possa está nos enviando o seu melhor e assim ser representado a sua altura.
    3ª. O Formato das imagens podem ser: .jpg, .gif, .cdr (preferencialmente);
    4ª. O envio das imagens em muito boa resolução e qualidade é fator primordial para a descrição dos elementos do brasão e da bandeira; sem falar no envio da lei que os criou. Lei que descreve sucintamente, a bandeira e o brasão.
    Cordialmente,
    1º Sargento do Exército, Jocélio Andrade (jocelioandrade@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Percebemos ao analisar a história, o quanto nossa cidade é rica cuturalmente!
    Parabéns a todos envolvidos, nesta etapa recente de democratização do poder e também na contribuição literária cultural da nossa cidade.

    ResponderExcluir