16 de junho de 2012

PALESTRA SOBRE GONZAGA


ADMMAURO GOMMES MINISTROU PALESTRA NA FAMASUL SOBRE
A POESIA DE LUIZ GONZAGA
30 DE MAIO DE 2012


A PALESTRA: UNINDO POESIA COM MELODIA
Honória Maria Francisca da Silva/IV Período de Letras



Honória Maria

            O professor Admmauro Gommes mostrou em sua palestra que teve como tema “A Poesia de Luiz Gonzaga”, a poeticidade existente nas músicas Asa Branca, Sabiá e Qui Nem Jiló. “Apenas as três, porque o tempo não dá para falar de todas” destaca o professor. Esta última, por exemplo, da qual eu irei comentar, ele afirma que foi escrita há mais de 63 anos, dizendo que é um poema que consegue ultrapassar gerações, ressaltando que permanece ainda atual, "parece que foi escrita ontem", e recita o poema, “Qui Nem Jiló”. Logo em seguida, a Banda Musical Ipiranga de Xexéu, convidada para abrilhantar ainda mais o encontro, tocou esta música, “unindo a poesia com a melodia”, destaca o palestrante. Neste mesmo texto, o professor chama a nossa atenção para a parte literária, comentando que mesmo Luiz Gonzaga se afastando do Nordeste e indo para São Paulo e Rio, não perdeu as raízes nordestinas, considerando ainda, as ilustrações da música, ao lembrar que as metáforas foram todas ligadas ao passo nordestino. Afirmou ainda, que jiló é uma planta amargosa que o cantor compara com a saudade e completou: “tratou de um elemento universal. É isso que chamamos de plasticidade cultural: o tema é universal, mas a motivação é  local”. O professor também alinhou os três temas, Sabiá, Qui Nem Jiló e Asa Branca, e percebeu um fio condutor que atravessa as três canções; “A Saudade”. A paixão pela poesia que o professor Admmauro Gommes tem, é contagiante e, usando a música do cantor Luiz Gonzaga, para mostrar a poesia em sua arte, favoreceu ainda mais, um brilho inexplicável.















EU TAMBÉM ESTIVE LÁ

TACIANA SIQUEIRA - Letras/FAMASUL: “Parabéns Professor Ademauro Gomes pela sua aula sobre Luiz Gonzaga, o senhor deu um SHOW, não precisa de Data Show, nem microfone muito menos computador, o senhor é o cara. Fiquei super feliz em assistir a sua aula.”

MERCIA ROSÂNGELA ALCÂNTARA - 7º Letras/FAMASUL: - “Realmente Tacy. Esse homem é dotado de uma sabedoria imensa, cada vez que nos deparamos com seus ensinamentos tomamosciência de que temos ainda muito a aprender. Assim é que percebemos que tiramos dele a INSPIRAÇÃO de escolhermos esse curso. E parabéns para nós que tivemos essa oportunidade.”




ELISÂNGELA ALVES DA SILVA -  V PERÍODO de LETRAS: "A palestra sobrea vida e obra de Luiz Gonzaga pode-se dizer que foi uma pérola, sendo Gonzaga exemplo do povo nordestino. O palestrante, professor Admmauro, foi de amplitude e magnífica. Seu relato sobre a grande referência nacional, Luiz Gonzaga, foi maravilhosa. Gostei muito. Parabéns! O senhor me deixou encantada em sua palestra. Abraços. "

OSANI SEVERINA - V Período de Letras/FAMASUL: “Falar que Luiz Gonzaga é o REI DO BAIÃO é fácil, argumentar é mais fácil ainda, para aqueles que possuem uma mente aguçada e uma metodologia refinada. O tema da palestra foi um desafio que superou todas as expectativas no que é essencial saber."
Eu compus até este poema:


AS CORES



Gonzaga é poema
Revestido das letras, incensa a alma
E por trás de sua dupla veste 
Impulsiona outros artistas (Elba Ramalho)
A reconhecer a bravura do entrelaçar de cores
São cores quentes, cores frias
Cores em uma perfeita harmonia
Demarcam o centenário
Através da poesia
Desbotam-se da janela
As mais diversas cores
Naufragando a intensidade
Formando um rio de cores
Os números se repetem de forma circular,
Mas tudo se renova a partir de um novo olhar
As estações chegam, aquecem e fazem vibrar
Da alma nordestina
Tece o contentamento
Emerge um arco-íris
Em espaço apertado
Conhece, reconhece e faz agir
No reconhecimento
O porvir cultural
A tinta vermelha em circulação
Vidas inocentes reconhecerão
A grandiosidade do rei do baião
Salve, ó Gonzagão!



VANESSA PAULA DOS SANTOS  - IV DE LETRAS: “A palestra serviu para nos mostrar um lado sentimental, regional e cultural vivenciado na música de Gonzaga, fazendo com que pudéssemos de uma forma geral ver com outros olhos o mundo idealizado, que perdurou até os dias de hoje nas obras do Rei do baião. Parabéns, professor, por ser tão flexível de levar aos seus alunos e ouvintes a literatura de uma forma simples, na qual deixou todos maravilhados pelo valor de sua grandeza.”

EDMILSON EVALDO DA SILVA - IV Período de LETRAS: “A Banda Musical Ipiranga tocou divinamente. O tema da palestra foi maravilhoso, pois conhecer alguma música do Rei do Baião todos conhecem mas saber um pouquinho mais de sua história, é algo fora do comum. O que dizer do palestrante Admmauro Gommes? Mestre de uma imensa sabedoria e, como sempre, ensinou e encantou a todos.”

ROZINEIDE LOPES - V Período de LETRAS/FAMASUL: "Não se permite falar do Nordeste, enquanto cultura, sem citar o grande Luiz Gonzaga. Músico simples e de imensa modéstia que conseguiu ver e retratar sua terra com uma visão/emoção até então nunca revelada, por meio da poesia que virou música. Esta, por sua vez, virou história e transformou-se num painel cultural, um retrato fiel da nossa região."

JUCELI E MARLUCE – VI Período de LETRAS: “A palestra nos mostrou ainda mais a importância deste artista brasileiro no meio literário, musical e até social. Vivemos um momento emocionante com a interpretação do palestrante Admmauro Gommes e a Banda Ipiranga que nos prestigiaram com seus talentos e saberes.”

ZULENE LIRA DE OLIVEIRA - V Período de LETRAS: “É gracioso ouvir a apresentação do professor Admmauro Gommes, mediante a sua indiscutível oratória. Registro meus agradecimentos por ter sido contagiada por um show de história, música e vida de um grande mestre da música regional e popular brasileira.”


FLÁVIA - I Período de LETRAS: “Professor: é incrível sua habilidade e método pelo qual passa o conhecimento para nós, alunos. Se eu já gostava de literatura, agora muito mais. Aliás, “deu saudade” de Luiz Gonzaga.”


EDNALDO PORTELA – LETRAS: “Foi fantástica a fala do professor Admmauro Gommes quando, de forma clara, nos trouxe a grandeza e a riqueza para todos nós nordestinos que amamos este lugar, o valorizamos e estamos vivenciando o centenário desse imortal artista que foi Luiz Gonzaga.”           



O que Gonzaga representa para o Nordeste?

Karoline Serpa:“Luiz Gonzaga: O nordeste em carne viva.”
Tamiris Manuela: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião é uma importante figura da música popular brasileira e também uma grande figura pernambucana que incorporou a nossa literatura a saga e vida do Sertão.”
Ivandelma Gabriel:Através de palavras, ele conseguiu desnudar a alma do povo nordestino, revelando as angústias, anseios e esperanças do povo castigado pela seca.”




 

6 comentários:

  1. “PRA VER A BANDA PASSAR CANTANDO COISAS DE AMOR”

    A Banda Musical Ipiranga, da cidade do Xexéu, representada por quatro componentes, sob a liderança de Passa e Cavalcante, executou as músicas de Luiz Gonzaga: Assum Preto, Asa Branca, Sabiá e Qui nem jiló. Foi um espetáculo aplaudido por todos.

    ResponderExcluir
  2. A palestra serviu para nos mostrar um lado sentimental, regional e cultural vivenciados na música de Gonzaga, fazendo com que pudessemos de uma forma geral ver com outros olhos o mundo idealizado, que perduram até os dias de hoje nas obras do Rei do baião.
    Parabéns professor por ser tão flexivel de levar aos seus alunos e ouvintes a literatura de uma forma simples, na qual deixou todos maravilhados pelo valor de sua grandeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário a cima foi citado por: Vanessa paula - IV de letras

      Excluir
  3. ''Os episódios da vida real
    não é um filme,é preciso você
    parar de brincar de dirigir a
    sua própria cena,você não é
    um autor que escolhe o que
    vai contracenar, a vida vai
    tomar suas decisões,se você
    não sair desse mundo de
    fantasias peculiares,viva a
    cada instante momentos
    únicos,é essencial você no
    espetáculo que é a vida''

    Aut.Hélio Santos

    ResponderExcluir
  4. ''Um pequeno
    detalhe na sua vida
    pode fazer a diferença
    entre o que você é e
    entre o que você pode
    ser,então seja mais
    capaz de si
    mesmo,transforme
    momentos livres em
    outrora,marque o que
    você fez de
    bom,preserve mais o
    que você faz de
    melhor''

    Aut.Hélio santos

    ResponderExcluir
  5. Roseane Rocha da Silva17 de agosto de 2012 às 21:12

    A pesquisa na Internet

    A internet é um veículo de informações extremamente importante na sociedade atual uma vez que há uma grande variedade de informações das quais poderemos fazer uso de comparações por meio de diferentes ângulos que solidifica o ato da pesquisa.
    Porém, é necessário que cada internauta desenvolva o senso crítico conhecendo e analisando os diferentes sites de pesquisa, ao invés de copiar e colar como na maioria das vezes.
    Portanto, o ato da pesquisa nos permite conhecer o fato e analisar as diferentes idéias que se formam em torno dele, buscando a veracidade das informações expostas.

    Roseane Rocha da Silva.
    3º Período de Letras.

    ResponderExcluir