POPULAR



FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA SUL – AEMASUL
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PLANO DE ENSINO

I – IDENTIFICAÇÃO:

CURSO: Licenciatura Plena em Letras
DISCIPLINA: Literatura Popular 
PRÉ-REQUISITO:
DEPARTAMENTO: Letras
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Ademauro Maurício Gomes
Ano: 2018
Semestre Letivo:  (  X ) Primeiro    (    ) Segundo
Total de Créditos: 2                                          
Carga Horária: 30 h/a





II – EMENTA: Conceito de Literatura Popular; Modalidades poéticas (romances, cantigas, cantoria, folhetos de feira); Literatura de cordel e outros gêneros literários; A contribuição dos cantadores/repentistas do nordeste brasileiro; Implicações para o ensino; Análise de textos populares e das suas condições de produção/transmissão.



III – OBJETIVOS
3.1. GERAL: 
Complementar a formação cultural do aluno, levando-o a conhecer, entender e valorizar as manifestações literárias populares nordestinas.

3.2. ESPECÍFICOS:
• Levar o aluno a situar a literatura popular em relação às produções eruditas;
• motivá-lo para a leitura de obras literárias populares, possibilitando-lhe uma melhor compreensão e apreciação das mesmas;
• habilitá-lo à prática de análise e interpretação da obra literária popular. (texto e condições de produção/transmissão);
• iniciá-lo nas atividades de pesquisa no campo da literatura popular.



IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO      

4.1. Conceituação
• A produção popular em relação à erudita e no contexto da cultura popular;
• a obra literária popular;
• a oralidade e a escritura.
4.2. As modalidades poéticas
• Gêneros poéticos (romance, cantoria e folheto)
• ciclos temáticos (do folheto).
4.3. O conto e o teatro popular
• Características do conto popular;
• Conto/folheto;
4.4. Análise e interpretação das obras literárias populares:
• Método de análise contextual (texto e contexto);
• As condições de produção;
• Relações com a literatura erudita.




V – MÉTODOS DIDÁTICOS DE ENSINO
( X ) Aula Expositiva
(    ) Seminário
( X ) Leitura Dirigida
( X ) Demonstração (prática realizada pelo Professor)
( X ) Laboratório (prática realizada pelo aluno)
(    ) Trabalho de Campo
( X ) Execução de Pesquisa
(    ) Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia
( X ) Produção de textos


VI – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Leitura orientada de folhetos de literatura de cordel e biografia de poetas populares
Participação de forma interativa em sala de aula
Pesquisa individual e em grupo, levando-se em conta a correta argumentação, domínio de conceitos, vocabulário específico e uso adequado da língua culta.



VII – REFERÊNCIAS

AZEVEDO, Ricardo. Conto popular, literatura e formação de leitores. 179-187. In: Cultura popular e educação. Salto para o futuro. Brasília: TV ESCOLA/SEED/MEC, 2008.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 1ª edição digital. São Paulo: Global, 2014. pp. 23-25.
LIMA, Marinalva Vilar de. O problema do popular e do erudito na literatura de folhetos brasileira. In: ArtCultura. Uberlândia, v. 11, n. 18, p. 177-194, jan.-jun. 2009.








7 comentários:

  1. Diante do artigo sugestionado pelo professor, é de se perceber, em partes, que há contradições sociais no âmbito da história cultural, ponto este, visto a partir da literatura de folhetos. Procura-se em um certo momento abarcar o que passou a ser o erudito e o popular no decorrer do contexto social e os demais conflitos advindos destes. Partindo desse pressuposto, vale destacar que diante das diversidades culturais, pode-se observar diferentes visões de mundo, padrões de condutas, tradições e costumes; sendo assim, essas diversificações são percebidas na cultura erudita e cultura popular.
    Há os que questionam essa problemática, a exemplo, Roger Chartie, que, acerca da forma como a historiografia francesa foi influenciada pela história social, afirma trazer diversas mudanças, ou seja, transformações que ocorreram no pós-guerra. Incidindo principalmente nas produções culturais, as quais passaram a ser levadas/consideradas como uma base lógica estabelecida para os estudos sociais e econômicos, resultando desta influência a ordenação do universo cultural em lacunas contraditórias. Dentre essas contradições, pode-se observar a “(realidade/ficção; erudito/popular; criação/consumo) retirado do artigo”. A partir desse contexto, foi observado que as produções não seguiam mais um processo de apropriação de ideias e produtos culturais, mas sim uma visão mais estatística e quantitativa.
    Sobre o erudito, na visão de Chauí, caracteriza-se, dentre outras condições necessárias, por técnicas próprias à classe social que seu produtor ou leitor ocupe na sociedade e não outra classe, seja superior, seja inferior. Diante de outra visão, para Ariano Suassuna, a cultura popular é tida como um “espelho” que diante de suas produções artísticas/culturais devem-se refletir.
    4° Período de Letras, 21/03/2018.

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  2. Com base no artigo sugerido, foi possível distinguir as diferenças entre o Erudito e o Popular, duas culturas distintas, mas com uma única finalidade, direcionar as pessoas ao conhecimento cultural.
    A cultura, segundo Edward B. Tylor, considerado pai do concelho moderno de cultura, é “Aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes, e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.” Dentro desse contexto, encontramos a distinção de duas culturas que ganharam relevância no período pós-guerra, onde os autores passaram a escrever diretamente relacionados a um público alvo, ou ao meio social pertencente. Dessa forma, o Erudito e o Popular, passaram a ser culturas distintas, ligadas a produção, consumo e apropriação de cada classe, nos mostrando diferentes visões de mundo.
    A principal diferença entre a cultura Popular e Erudita, é que a primeira está baseada nas tradições e costumes do povo, enquanto a outra, relaciona-se a um pensamento mais crítico e elitizado da sociedade. Se tratando do popular, podemos afirmar que é considerada uma cultura de massa, direcionada a maioria da população e normalmente consiste em temas e conteúdos presentes no imaginário e cotidiano do povo. Já o Erudito, pode ser classificado como o oposto da cultura popular, uma vez que não é uma cultura para o grande público, mas sim dos indivíduos que estão aptos em um certo nível de estudos e formação específica em determinados conhecimentos.
    Diante disso, é possível considerar de forma desequilibrada, as diferenças entre o que vem a ser o Popular e o Erudito, culturas adversas que compõem nossa sociedade, dividindo influências e visões de cada mundo social.

    Letras 4° Período - Sarah Gabriella 22/03/2018

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  3. Izackeline Silva de Andrade22 de março de 2018 às 23:59

    A Literatura popular está intimamente mais relacionada com algo relativo as espectativas de uma cultura tradicional vivênciada pelo povo, existem regras, porém como a sigla bem diz algo do " povo" popular mesmo. Enquanto o Erudito se prende a uma Literatura mais presa as críticas algo mais sofisticado a nível de Machado de Assis entre tantos outros ilustres autores que enriquece nossa coletânea ilustre da língua portuguêsa literatura indispensável as regras gramaticais.

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  4. Na presença dos conhecimento expostos na sala de aula, e do artigo, sobre as diferenças da literatura popular , e erudita, vem a se percebe que ambas são desigual nos tipos de autorias, leituras e surgimento ,porém com mesmo objetivos , que é repassar para o leitor ou ouvinte as diversidades culturais ,com as palavras realistas ou de ficções.

    Além disso,e preciso deixa claro que o popular foi quem surgio primeiro, a qual também não tem autoria,pois é uma manifestação espontânea,criada pelo povo,sua característica é regionais, muitas das vezes não usa a escrita,sendo verbalmente, transmitida entre gerações; segundo Câmara Cascudo que falar, “Essa literatura popular é reflexo poderoso da mentalidade coletiva em cuja meio nascem e vive, retrato do seu temperamento, predileções,antipatias, fixado o processo de compreensão, do raciocínio e de julgamento que se tornara uma atitude mental inabalável”. Vem a se entender que é uma criação coletiva,e simples do povo.

    Por outro lado a literatura do erudito é escrita por um autor,onde tem um alto nível de instrução,cheia de técnicas, para expor uma linguagem formal, com seu vasto conhecimento; para Ariano Suassuna deixa claro,quando falar “Que o popular é como uma célula ,nuclear geradora das demais praticas culturais de caracterização genuinamente brasileira conforme explicita do manisfesto do movimento”. Então ele nos passar duas resposta ao mesmo tempo uma do popular ,sendo assim o eixo principal ,e oposto que é o erudito como sendo uma das demais praticas culturais.

    Em síntese,ambas são da literatura , a primeira que surgio sendo a popular que é um fruto da imaginação do povo ,sem autor,que pode se escrita ou repassada verbalmente ,onde é passada por gerações; e a outra que é erudita, no segundo momento,sendo escrita por um autor ,com alto nível de intelectual,composta com técnica ou seja rima,métrica e orações.

    Letras 4 Período – Leonardo Cardoso 22/03/2018

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  5. Na presença dos conhecimento expostos na sala de aula, e do artigo, sobre as diferenças da literatura popular , e erudita, vem a se percebe que ambas são desigual nos tipos de autorias, leituras e surgimento ,porém com mesmo objetivos , que é repassar para o leitor ou ouvinte as diversidades culturais ,com as palavras realistas ou de ficções.

    Além disso,e preciso deixa claro que o popular foi quem surgio primeiro, a qual também não tem autoria,pois é uma manifestação espontânea,criada pelo povo,sua característica é regionais, muitas das vezes não usa a escrita,sendo verbalmente, transmitida entre gerações; segundo Câmara Cascudo que falar, “Essa literatura popular é reflexo poderoso da mentalidade coletiva em cuja meio nascem e vive, retrato do seu temperamento, predileções,antipatias, fixado o processo de compreensão, do raciocínio e de julgamento que se tornara uma atitude mental inabalável”. Vem a se entender que é uma criação coletiva,e simples do povo.

    Por outro lado a literatura do erudito é escrita por um autor,onde tem um alto nível de instrução,cheia de técnicas, para expor uma linguagem formal, com seu vasto conhecimento; para Ariano Suassuna deixa claro,quando falar “Que o popular é como uma celular ,nuclear geradora das demais praticas culturais de caracterização genuinamente brasileira conforme explicita do manisfesto do movimento”. Então ele nos passar duas resposta ao mesmo tempo uma do popular ,sendo assim o eixo principal ,e oposto que é o erudito como sendo uma das demais praticas culturais.

    Em síntese,ambas são da literatura , a primeira que surgio sendo a popular que é um fruto da imaginação do povo ,sem autor,que pode se escrita ou repassada verbalmente ,onde é passada por gerações; e a outra que é erudita, no segundo momento,sendo escrita por um autor ,com alto nível de intelectual,composta com técnica ou seja rima,métrica e orações.

    Letras 4 Período – Leonardo Cardoso 22/03/2018

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  6. A principal diferença entre a cultura popular e a erudita é que a primeira semana baseia em costumes e tradições do povo. Em quanto que a erudita está relacionada com um pensamento mas crítico elaborado da sociedade.
    A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impresso e divulgada em folhetos incrustados, com o processo de xilegravura.
    Em um trecho escolhido de uma das obras de Câmara Cascudo em que ele nos coloca:"Essa literatura popular é reflexo poderoso da mentalidade coletiva em cujo meio nascedo e vive, retrato do seu temperam6, predileções, antipatias, fixando o processo de compreensão, do raciocínio e do julgamento que se tornará uma atitude mental inabalável".
    Ele nos leva a entender que o poeta produz e transmite seus versos de acordo com a realidade em que ele vive.

    Vivianne Santana Sales da Silva 4 período

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  7. O Poeta-mor Admmauro Gommes, nosso confrade da Academia Palmarense de Letras - Aple Palmares, está completando hoje, dia 07 de fevereiro de 2019, meia centúria e mais quatro anos vivenciais conosco, neste plano poetal.
    Parabéns Poeta.

    MEIA CENTÚRIA E MAIS QUATRO
    .(Ricardo Guerra)

    Admmauro, adepto, absorto, absoluto.
    Na poética passeia com grande desenvoltura
    Qual cisne branco a deslizar majestático e impoluto
    Num lago azul, numa vida plena de meia centúria.

    A poética agradecida lhe faz reverência
    Pelos versos acurados recheados de poesia
    Todos os poetas da Mata Sul e a sua abrangência
    O saúdam em 7 de fevereiro, o seu grande dia.

    Parabéns poeta-mor, lapidador de poetas imberbes.
    Descobridor de valores talentosos escondidos.
    Com sua perspicácia e dom, logo os percebe,
    Por sua mão ao mundo poetal são conduzidos.

    Vida saudável e longa para ti, Grande Poeta.
    Que Ele lhe conceda mais uma centúria completa,
    De poesias, amigos, reconhecimento, festa e alegria.

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